O APRENDER A APRENDER COMO EIXO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2400Palavras-chave:
Aprender a Aprender, Formação de Professores, Artes VisuaisResumo
O artigo realiza uma crítica ao Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima, partindo dos pressupostos marxistas evidenciados na Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2013). A partir de uma análise documental, o autor apresenta a categoria de “aprender a aprender” (DUARTE, 2006), que compõe o eixo formativo do referido curso, mostrando como tal concepção expressa condições materiais que determinam os limites e as possibilidades de ação nessa licenciatura, seja com a ausência de conteúdos nas disciplinas, tendo nelas apenas procedimentos, seja na existência de disciplinas com um número excessivo de conteúdos. Defendendo, assim, a necessária articulação do ensino dos meios homogêneos (LUKÁCS, 1966) e dos conhecimentos pedagógicos na formação de professores de artes visuais.
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