O APRENDER A APRENDER COMO EIXO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2400

Palavras-chave:

Aprender a Aprender, Formação de Professores, Artes Visuais

Resumo

O artigo realiza uma crítica ao Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima, partindo dos pressupostos marxistas evidenciados na Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2013). A partir de uma análise documental, o autor apresenta a categoria de “aprender a aprender” (DUARTE, 2006), que compõe o eixo formativo do referido curso, mostrando como tal concepção expressa condições materiais que determinam os limites e as possibilidades de ação nessa licenciatura, seja com a ausência de conteúdos nas disciplinas, tendo nelas apenas procedimentos, seja na existência de disciplinas com um número excessivo de conteúdos. Defendendo, assim, a necessária articulação do ensino dos meios homogêneos (LUKÁCS, 1966) e dos conhecimentos pedagógicos na formação de professores de artes visuais.

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Biografia do Autor

Vinícius Luge Oliveira, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Artes Visuais, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); docente do Curso de Artes Visuais, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), membro do projeto em Rede Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino das Artes e do Grupo de Pesquisa Cruviana/UFRR.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

LUGE OLIVEIRA, V. O APRENDER A APRENDER COMO EIXO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024024, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2400. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2400. Acesso em: 18 out. 2024.

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