CAMINHANDO JUNTO COM AS FAMÍLIAS DO BEBÊS: Narrativas da autobiografia docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1687

Palavras-chave:

Autobiografia docente. Relação docente-família. Docência com bebês.

Resumo

O artigo, de caráter autobiográfico, aborda o processo de constituição e ressignificação do fazer docente de uma das autoras a respeito da relação com as famílias dos bebês em uma unidade de educação infantil pública do município de Belém, no estado do Pará. É um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Docência com bebês? Autobiografia docente: por entre currículo e outras tramas”, concluída no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica - UFPA. Tem como objetivo apresentar considerações sobre o processo de construção da concepção sobre a relação docente-família enquanto especificidade da docência e da educação de bebês, refletindo sobre as experiências configuradas em meio aos entrelaçamentos das dimensões temporais, relacionais e institucionais das experiências formativas de uma das autoras, considerando as mudanças de concepções que influenciaram a ressignificação de conceitos e do seu fazer pedagógico. Para essa ação investigativa, optou-se pela pesquisa autobiográfica com método narrativo (CLANDININ e CONNELLY, 2011; JOSSO, 2010), como um percurso teórico-metodológico capaz de fundamentar o estudo e como potente ferramenta para a ressignificação das experiências vividas e transformação da práxis mediante o processo de formação e (auto)formação. A relação com as famílias é fundamental e indispensável para a educação de bebês em contexto de vida coletiva e uma das especificidades dessa docência, sendo possível considerar que a construção da concepção de docência, educação infantil e suas especificidades, é parte de um processual percurso formativo e constitutivo de docência, o qual na referida pesquisa, fez-se por meio das experiências em espaços, tempos e interações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliene Santos de Faria Costa, SEMEC/Belém;SEDUC-PA

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará; Professora de educação infantil na Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC/Belém – PA; Técnica em educação na Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA.

Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima, Universidade Federal do Pará-UFPA

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Professora no Instituto de Ciências da Educação-ICED da Universidade Federal do Pará. É mebro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAR, vinculado ao IEMCI/UFPA. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB/UFPA. Compõe o núcleo gestor da do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação. É membro do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão-Pará. 

Referências

ALVES, N. Nós somos o que contamos: a narrativa de si como prática de formação. In: SOUZA, E. C.; MIGNOT, A. Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, 2008, p. 131-145.

BAHIA, C. C. S.; MOCHIUTTI, S. Natureza e sociedade: contribuições da pesquisa-formação na construção de saberes e fazeres no berçário. Revista Cocar, v. 11, n. 21, p. 279-301, jan./jul. 2017. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/download/1292/810>. Acesso em: 20 de out. de 2019.

BARBOSA, M. C. As especificidades da ação pedagógica com os bebês. In: Anais eletrônicos do I Seminário Nacional Currículo em movimento - Perspectivas atuais. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7154-2-2-artigo-mec-açao-pedagogica-bebes-m-carmem/file>. Acesso em: 30 de set. de 2020.

BOLÍVAR, A. B. ‘De nobis ipsis silemus?’: Epstemoligia de la investigación biográfico-narrativa em educación. Revista Eletrónica de Investigacion Educativa, vol. 11, n. 1. Barcelona, 2002. Disponível em: <http://redie.ens.uabc.mx/vol4n01/contenido-.html>. Acesso em: 20 de jul. de 2019.

BRAGANÇA, I. F. S. Histórias de vida e formação de professores/as: um olhar dirigido à literatura educacional. In: SOUZA, E. C. de; MIGNOT, A. Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, 2008, p. 65 - 88.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de dezembro de 1988. Brasília, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. Brasília, 1990.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história da pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores, UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DOWBOR, F. F. Quem educa marca o corpo do outro. – 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NOVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/ Centro de Aperfeiçoamento Profissional, 1988, p. 18 - 34.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD- contínua) 2018. Brasília, IBGE, 2018.

JOSSO, M. C. Da formação do sujeito... ao sujeito da formação. In: NOVOA, A.; FINGER, M. (Orgs). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da saúde, 1988, p. 36 - 50.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Tradução José Claudinho e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, M. C. Experiência de vida e formação. - 2. Ed. Ver. e. ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

LARROSA, J. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, T. T. (org.). O sujeito da Educação: estudos foucautianos. Petrópolis, RJ; Vozes, 1994. p. 35 - 86.

LARROSA, J. Notas sobre experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. N. 19, p. 20- 28. [ s. m.], jan./ fev./ mar./ abr. 2002. <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 14 de nov. de 2018.

LIMA, D. D. R. S. Clube de Ciências da UFPA e docência: experiências formativas desde a infância. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2015.

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 2013. p. 11-30.

OLIVEIRA, Z. et al. Creches, crianças, faz-de-conta & Cia.16. Ed. Atualizada- Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

PASSEGGI, M. da C.; BARBOSA, T. M. N. (Org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. – Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. 286p. (Coleção Pesquisa (Auto) Biográfica - Educação).

SHULMAN, L. S. Knouledge and Teaching: Foundationsof The. New Reform. Harvard Educational Rexarcher, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 4 - 14, feb. 1986.

Downloads

Publicado

2022-01-07

Como Citar

SANTOS DE FARIA COSTA, E.; ROCHA DA SILVA DE LIMA, D. D. CAMINHANDO JUNTO COM AS FAMÍLIAS DO BEBÊS: Narrativas da autobiografia docente. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022007, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1687. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1687. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê