CAMINHANDO JUNTO COM AS FAMÍLIAS DO BEBÊS: Narrativas da autobiografia docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1687

Palavras-chave:

Autobiografia docente. Relação docente-família. Docência com bebês.

Resumo

O artigo, de caráter autobiográfico, aborda o processo de constituição e ressignificação do fazer docente de uma das autoras a respeito da relação com as famílias dos bebês em uma unidade de educação infantil pública do município de Belém, no estado do Pará. É um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Docência com bebês? Autobiografia docente: por entre currículo e outras tramas”, concluída no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica - UFPA. Tem como objetivo apresentar considerações sobre o processo de construção da concepção sobre a relação docente-família enquanto especificidade da docência e da educação de bebês, refletindo sobre as experiências configuradas em meio aos entrelaçamentos das dimensões temporais, relacionais e institucionais das experiências formativas de uma das autoras, considerando as mudanças de concepções que influenciaram a ressignificação de conceitos e do seu fazer pedagógico. Para essa ação investigativa, optou-se pela pesquisa autobiográfica com método narrativo (CLANDININ e CONNELLY, 2011; JOSSO, 2010), como um percurso teórico-metodológico capaz de fundamentar o estudo e como potente ferramenta para a ressignificação das experiências vividas e transformação da práxis mediante o processo de formação e (auto)formação. A relação com as famílias é fundamental e indispensável para a educação de bebês em contexto de vida coletiva e uma das especificidades dessa docência, sendo possível considerar que a construção da concepção de docência, educação infantil e suas especificidades, é parte de um processual percurso formativo e constitutivo de docência, o qual na referida pesquisa, fez-se por meio das experiências em espaços, tempos e interações.

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Biografia do Autor

Eliene Santos de Faria Costa, SEMEC/Belém;SEDUC-PA

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará; Professora de educação infantil na Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC/Belém – PA; Técnica em educação na Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA.

Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima, Universidade Federal do Pará-UFPA

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Professora no Instituto de Ciências da Educação-ICED da Universidade Federal do Pará. É mebro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAR, vinculado ao IEMCI/UFPA. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB/UFPA. Compõe o núcleo gestor da do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação. É membro do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão-Pará. 

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Publicado

2022-01-07

Como Citar

SANTOS DE FARIA COSTA, E.; ROCHA DA SILVA DE LIMA, D. D. CAMINHANDO JUNTO COM AS FAMÍLIAS DO BEBÊS: Narrativas da autobiografia docente. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022007, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1687. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1687. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê