CAMINHANDO JUNTO COM AS FAMÍLIAS DO BEBÊS: Narrativas da autobiografia docente
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1687Palavras-chave:
Autobiografia docente. Relação docente-família. Docência com bebês.Resumo
O artigo, de caráter autobiográfico, aborda o processo de constituição e ressignificação do fazer docente de uma das autoras a respeito da relação com as famílias dos bebês em uma unidade de educação infantil pública do município de Belém, no estado do Pará. É um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Docência com bebês? Autobiografia docente: por entre currículo e outras tramas”, concluída no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica - UFPA. Tem como objetivo apresentar considerações sobre o processo de construção da concepção sobre a relação docente-família enquanto especificidade da docência e da educação de bebês, refletindo sobre as experiências configuradas em meio aos entrelaçamentos das dimensões temporais, relacionais e institucionais das experiências formativas de uma das autoras, considerando as mudanças de concepções que influenciaram a ressignificação de conceitos e do seu fazer pedagógico. Para essa ação investigativa, optou-se pela pesquisa autobiográfica com método narrativo (CLANDININ e CONNELLY, 2011; JOSSO, 2010), como um percurso teórico-metodológico capaz de fundamentar o estudo e como potente ferramenta para a ressignificação das experiências vividas e transformação da práxis mediante o processo de formação e (auto)formação. A relação com as famílias é fundamental e indispensável para a educação de bebês em contexto de vida coletiva e uma das especificidades dessa docência, sendo possível considerar que a construção da concepção de docência, educação infantil e suas especificidades, é parte de um processual percurso formativo e constitutivo de docência, o qual na referida pesquisa, fez-se por meio das experiências em espaços, tempos e interações.
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