A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO: concepções de gestores, professores e estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2632

Palavras-chave:

Educação, Educação em Saúde, Pernambuco, Saúde

Resumo

A Educação em Saúde configura-se como o entrelace entre os saberes da Saúde e da Educação, buscando subsidiar o indivíduo para gerir sua própria saúde, com a escola configurando-se como o lócus principal para a sua tematização. Nesse sentido, o trato da Educação em Saúde e as suas repercussões devem buscar um entendimento amplo do conceito de saúde em seus determinantes sociais. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa foi analisar as percepções e ações de Educação em Saúde presentes em escolas da rede pública estadual de Ensino Médio do estado de Pernambuco. Foram entrevistados 41 sujeitos entre gestores, professores e estudantes de escolas de 14 cidades do estado. Utilizando a similitude lexical e a categorização hierárquica descendente para o tratamento, os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que as percepções do grupo põem a Educação em Saúde como um conjunto de saberes biológicos e que as ações realizadas se deram nesse escopo, partindo de iniciativas dos professores. Assim, é necessário rediscutir a perspectiva da tematização da Educação em Saúde nas escolas, além da própria concepção dos atores escolares sobre o conceito de saúde e suas aplicações na vida das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Lins de Souza, Centro Universitário Uninovo

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atuo como professor de ensino básico e de ensino superior.

Vilde Gomes de Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, Mestre em Sociologia e Doutor em Ciências do Desporto. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da UFPE, desenvolvendo pesquisas no campo da Educação em Saúde, Esporte e Lazer. 

Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco e componente do Centro de Estudo em Políticas Públicas da Educação e Saúde (CEPPES).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4ª ed. São Paulo, SP: Edições 70, 2007.

BARRETO, V. Paulo Freire para educadores. São Paulo, SP: Arte & Ciência, 1998.

BASSET-GUNTER, R.; YESSIS, J.; MANSKE, S.; GLEDDIE, D. Healthy School Communities in Canada. Health Education Journal, v. 75, n. 2, p. 235-248, 2016. DOI: 10.1177/0017896915570397. Disponível em: Healthy school communities in Canada - Rebecca Bassett-Gunter, Jennifer Yessis, Steve Manske, Doug Gleddie, 2016 (sagepub.com). Acesso em: 13 out. 2023.

BEZERRA, M. A. A. (org). Saúde mental escolar em tempos de pandemia. Iguatu, CE: Quipá Editora, 2022. 54 p.

BRASIL. Decreto nº 6.286/2007. Decreto que institui o Programa Saúde na Escola - PSE. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm>. Acesso em: 22 jul. 2023.

BRUSELIUS-JENSEN, M.; RENWICK, K.; AAGAARD-HANSEN, J. Cross-cultural school-based encounters as global health education. Health Education Journal, v. 76, n. 3, p 1-13, 2016. DOI: 10.1177/0017896916676209. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0017896916676209. Acesso em: 24 set. 2023.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – UFSC, 2021. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: 09 abr. 2024

CHESTER, K. L.; KLEMERA, E.; MAGNUSSON, J.; SPENCER, N. H.; BROOKS, F. M. The role of school-basead health education in adolescente spiritual moral, social and cultural development. Health Education Journal, v. 78, n. 5, 2019. DOI: 10.1177/0017896919832341. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0017896919832341. Acesso em: 02 jan. 2024.

CHOLEVAS, N. K.; LOUCAIDES, C. A. Factors that facilitate and barriers towards the implementation of health educational programmes in primary education schools of the prefecture of Achaia, Greece. Health Education Journal, v. 71, n. 3, p. 365-375, 2011. DOI: 10.1177/0017896911406964. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0017896911406964. Acesso em: 11 fev. 2024.

COLQUHOUN, D. Economic rationalism, healthism and school health education. Health Education Journal, v. 49, n. 1, p. 16-17, 1990. DOI: 10.1177/001789699004900105. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/001789699004900105. Acesso em 03 mar. 2024.

ELIAS, N. O processo civilizador: Formação do Estado e Civilização. Vol. 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, SP: Olho D’Água. 1997.

GOMES, M. J. S.; MACHADO, I. F. O fazer pedagógico no chão da escola do campo em tempos de pandemia. Revista Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 3, p. 1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8375. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8375/pdf. Acesso em: 02 jul. 2024.

INTERNATIONAL UNION FOR HEALTH PROMOTION AND EDUCATION. Achieving Health Promoting Schools: Guidelines for Promoting Health in Schools. Paris, FR: IUHPE. 2009. Disponível em: https://www.iuhpe.org/images/PUBLICATIONS/THEMATIC/HPS/HPSGuidelines_ENG.pdf. Acesso em: 18 mar. 2024.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Ed. Cortez, 1990.

MIDFORD, R.; CAHILL. H.; GENG, G.; LECKNING, B.; ROBINSON, G.; TE AVA, A. Social and emotional education with Australian year 7 and 8 middle school students: A pilot study. Health Education Journal, v. 76, n. 3, p. 362-372, 2017. DOI: 10.1177/0017896916678024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0017896916678024. Acesso em: 21 jun. 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Comissão para os determinantes sociais da saúde. Redução das desigualdades no período de uma geração: Igualdade na saúde através da acção sobre os seus determinantes sociais: Relatório Final da Comissão para os Determinantes Sociais da Saúde. Portugal, PT. 2010. Disponível em: https://www.afro.who.int/sites/default/files/2017-06/9789248563706_por.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

POTENTE, R. C. O. L.; FELIPPE, J. M. S. Patologização e Medicalização da vida escolar e o direito social à educação no Brasil. Revista Exitus, v. 14, p. 01-20, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2598. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2598/1564. Acesso em: 02 jul. 2024.

ROCHA, A.; MARQUES, A.; FIGUEIREDO, C.; ALMEIDA, C.; BATISTA, I.; ALMEIDA, M. J. Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão Legislativa no Âmbito da Educação. Millenium, v. 41, p. 69‐87, 2011. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8208. Acesso em 02 mai. 2023.

SALCI, M. A.; MACENO, P.; ROZZA, S. G.; SILVA, DENISE, M. G. V.; BOEHS, A. E.; HEIDEMANN, I. T. S. B. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto & Contexto Enfermagem, v. 22, n. 1, p. 224-230, 2013. DOI: 10.1590/S0104-07072013000100027. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/VSdJRgcjGyxnhKy8KvZb4vG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 mai. 2023.

SELL, C. E. Max Weber e a sociologia da educação. Contrapontos, n. 5, p. 237-250, 2002. Disponível em: file:///C:/Users/welli/AppData/Local/Temp/MicrosoftEdgeDownloads/394fd222-f791-4dee-b04a-e5b36b888ebe/marianass,+2_2_2.pdf. Acesso em 25 jan. 2023.

SILVA, M. V. Educação pública, Estado zero: tendências de privatização no âmbito da Nova Gestão Pública na Inglaterra. Campinas: Editora Alínea, 2021.

SILVA, S. M.; ROSA, A. R. O impacto da COVID-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, v. 18, n. 2, p. 188-206. 2021. DOI: 10.25112/rpr.v2i0.2446. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351319579_O_IMPACTO_DA_COVID19_NA_SAUDE_MENTAL_DOS_ESTUDANTES_E_O_PAPEL_DAS_INSTITUICOES_DE_ENSINO_COMO_FATOR_DE_PROMOCAO_E_PROTECAO. Acesso em: 22 nov. 2023.

SOUSA, Y. S. O. O uso do software Iramuteq: Fundamentos da Lexicometria para pesquisas qualitativas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 21, p. 1541-1560, 2021. DOI: 10.12957/epp.2021.64034. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357127225_O_Uso_do_Software_Iramuteq_Fundamentos_de_Lexicometria_para_Pesquisas_Qualitativas. Acesso em: 08 jan. 2023.

SOUZA, M. C.; SILVA, L. M.; BENTO-TORRES, N. V. O.; BENTO-TORRES, J. Pare a aula e faça exercícios! Pausas fisicamente ativas melhoram o desempenho em leitura e matemática de criança escolares. Revista Exitus, v. 14, p. 01-23, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2584. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2584/1563. Acesso em: 02 jul. 2024.

SOUZA, W. L.; MENEZES, V. G. O conceito educativo de saúde num entrelace histórico-filosófico. RESAFE, n. 32-33, p. 214-220. 2020. DOI: 10.26512/resafe.v1i32/33.35124. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/search/authors/view?givenName=Vilde%20Gomes%20de%20&familyName=Menezes&affiliation=&country=BR&authorName=Menezes%2C%20Vilde%20Gomes%20de%20. Acesso em: 22 nov. 2021.

UNICEF. Recuperação de aprendizagem é prioridade e desafio para a maioria das redes municipais de Educação, revela pesquisa. Brasília, 19 de ago. de 2022. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/recuperacao-da-aprendizagem-prioridade-e-desafio-para-maioria-das-redes-municipais-de-educacao>. Acesso em: 02 jul. 2024.

VAZQUEZ, D. A.; CAETANO, S. C.; SCHLEGEL, R.; LOURENÇO, E.; NEMI, A.; SLEMIAN, A.; SANCHEZ, Z. M. Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19. Saúde Debate, v. 46, n. 133, p. 304-317, 2022. DOI: 10.1590/0103-1104202213304. Disponível em: https://www.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/6186/704. Acesso em: 02 jul. 2024.

VERGER, A. Nueva gestión pública e educacion: elementos teóricos y conceptuales para el estúdio de um modelo de reforma educativa global. Educação e Sociedade, v. 36, n. 132, p. 625- 646, 2015. DOI: 10.1590/ES0101-73302015152799. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fQMzP4tSXyBjFKrwMHZsVYB/. Acesso em: 22 de. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Regional Guidelines Development of Health: Promoting Schools: A Framework for Action (Health Promoting Schools Series 5). Manila, Philippines: WHO Regional Office for the Western Pacific. 1996. Disponível em: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/206847/Health_promoting_sch_ser.5_eng.pdf. Acesso em: 30 set. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. School Policy Framework: Implementation of the WHO Global Strategy on Diet, Physical Activity and Health. Geneva: 2008. Disponível em: <https://www.who.int/dietphysicalactivity/schools/en/>. Acesso em: 28 jul. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health Promoting School Framework for Action. Manila, Philippines: 2009. Disponível em: <http://www.wpro.who.int/health_promotion/documents/docs/HPS_framework_for_action.pdf?ua=1>. Acesso em: 13 de jul. de 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. The Ottawa charter for health promotion. Ottawa, 2012. Disponível em: <https://www.who.int/publications/i/item/ottawa-charter-for-health-promotion>. Acesso em: 13 de jul. de 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Como Citar

SOUZA, W. L. de; GOMES DE MENEZES, V.; RODRIGO FERNANDES DA SILVA SANTOS, T. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO: concepções de gestores, professores e estudantes. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024031, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2632. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2632. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.