DIREITO À EDUCAÇÃO E SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL: o que desvelam as pesquisas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2427

Palavras-chave:

Educação municipal, Sistema de ensino, Gestão da educação

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que se debruçou sobre os trabalhos publicados em anais digitais de eventos científicos da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e do Grupo de Trabalho 5 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). O objetivo da pesquisa foi identificar trabalhos publicados nesses anais que abordassem temas relacionados à Educação Municipal, com ênfase no Sistema Municipal de Ensino, e sua relação com o direito à educação. Partindo de todos os anais digitais disponíveis publicamente, datados de 2010 a 2022, foram realizadas três rodadas de seleção, sendo uma delas por busca mecanizada e duas por leitura de varredura, tendo sidos selecionados 111 trabalhos. A análise pautou-se, ainda, na identificação dos grupos de pesquisa que desenvolvem estudos em torno do referido conteúdo. Identificou-se uma multiplicidade de textos que mencionam os termos descritores, cuja ênfase recai em temas que orbitam em torno dos sistemas municipais de ensino, havendo baixa ocorrência de produções que tomam este tema específico como objeto de reflexão e o compreendem como essencial para consolidação a garantia de direitos. O registro dos grupos de pesquisa no Diretório de Grupos corrobora essa observação, uma vez que os grupos do sudeste trazem a matéria apenas como palavras-chave de linhas de pesquisa. Conclui-se que as reflexões sobre o tema são pouco expressivas na produção analisada, indicando a necessidade de investigar-se o que condiciona esse fato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação (UFSCar). Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas/TO, Brasil. Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GEPeEM/UFT).

Celso Luiz Aparecido Conti, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação (UFSCar). Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP, Brasil.

Thaise Luciane Nardim, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Artes da Cena (UNICAMP). Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas/TO, Brasil. Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GEPeEM/UFT).

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 05 maio 2023.

CARVALHO, A. F. de; GALLO, S. D. de O. Foucault e a governamentalidade democrática: a questão da precarização da educação inclusiva. Mnemosine, v.16, n. 1, p. 146-160, 2020.

CURY, C. R. J. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos CEDES, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, G. A (des) organização do trabalho e a organização do sistema municipal de educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e217124, 2018.

HARVEY, D. Breve história do neoliberalismo. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

LAGARES, R. Organização da educação municipal do Tocantins: entre a conservação de redes e o processo efetivo de institucionalização de sistemas. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.

LAGARES, R. Sistemas municipais de educação: um caminho para a garantia do direito à educação de qualidade. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 123-138, 2018.

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da Informetria e da Cienciometria e sua Perspectiva Nacional e Internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998.

OLIVEIRA, R. P. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educ. Soc., v. 30, n. 108, p. 739-760, out. 2009.

SANTOS, E. P. dos. Neoliberalismo na Crise da Modernidade. Primeiros Escritos, n. 3, p. 71-78, 2000.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2021.

STANDING, G. O precariado: a nova classe perigosa. Traduzido por Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Downloads

Publicado

2024-01-02

Como Citar

BRITO, K. C. C. F.; CONTI, C. L. A.; NARDIM, T. L. DIREITO À EDUCAÇÃO E SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL: o que desvelam as pesquisas?. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024007, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2427. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2427. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê