SABERES DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): contribuições do TCC na produção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2741Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores(as), Pandemia, Saberes da Pesquisa, Contornos Teóricos, Produção do ConhecimentoResumo
A formação de professores(as) suscita discussões relevantes em se tratando da produção do conhecimento científico. Considerando o cenário brasileiro pandêmico, emergiram preocupações teóricas e metodológicas no contexto da produção e disseminação na formação inicial, bem como na construção do conhecimento. Nessa direção, este trabalho levanta o seguinte problema: Quais saberes da pesquisa e contornos teóricos foram desenvolvidos no ciclo investigativo de TCCs por licenciandos(as) de Matemática do IFPI, Campus Piripiri, defendidos entre 2020 e 2022, considerando suas contribuições na produção do conhecimento? Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica, com abordagem quanti-qualitativa e fundamentada na Análise Dialógica do Discurso, defendida por Sobral e Giacomelli (2018). O referencial estruturou-se em Nóvoa (2019), Tardif (2014), Silva (2022), dentre outros. Os resultados evidenciaram que dentre os 22 TCCs, apenas três trazem discussões que se correlacionam à pandemia e suas implicações na educação, abordando temáticas importantes como ensino remoto, tecnologias e aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
ALMEIDA; C. B. de, SILVA; M. G. da; BONFIM; R. F. Práticas e teorias sobre História da Educação: a (in)existência de uma disciplina nos currículos dos cursos de formação docente. ln: ECAR, A. L.; BARROS, S. A. P. de. História da educação: formação docente e a relação teoria-prática. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2022, p. 19-40. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587047287. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/757. Acesso em: 09 maio 2024.
ALVES, J. de S.; RODRIGUES, S. R. de M. C. Ensino de Matemática para aluno surdo: análise sobre estratégias no contexto remoto. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri, Piripiri.
APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 225p.
ARAÚJO, G. C. C. de; SILVA, D. R. da; SUZUKI, J. C. COVID 19 – Políticas Públicas Educacionais pós-pandemia na América Latina. ln: MERLO, E. M.; SUZUKI, J. C.; CASTRO, R. de C. M. L. de. (Orgs.). Impactos da COVID 19 na sociedade. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2024. cap. 3. p. 82-135. DOI: https://doi.org/10.11606/9788575064801. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1302. Acesso em: 11 maio 2024.
CUSTÓDIO, A. G. G.; SILVA, J. F. L. e. Aprendizagem de Trigonometria no Ensino Médio: desenvolvendo projeto no Ensino Remoto. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri, Piripiri.
DEMO, P. Pesquisa e produção de conhecimento: metodologia cientifica no caminho de Habermas. 6. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009. 124p.
FARIAS, G. B. de. Contributos da aprendizagem significativa de David Ausubel para o desenvolvimento da Competência em Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.27, n. 2, p. 58-76, abr/jun 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/39999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/ZSNC6yjPGkG6t5kTQHC3Wxp/. Acesso em: 23 abr. 2024.
FREITAS, M. T. de A. A abordagem socio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, n. 116, julho/ 2002. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 21-39, julho/ 2002. DOI: 10.1590/S0100-15742002000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200002. Acesso em: 12 maio 2024.
GIORDAN, M. Z. Circulação do gênero profissional docente entre professores e a profissionalização do magistério. ln: BUENO, B. O. (Org.). Formação, profissionalização e desprofissionalização docente. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2023. cap. 8, p. 240-273. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587047591 Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1138 . Acesso em: 4 jun. 2024.
IFPI. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação de Licenciatura em Matemática. Piauí: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, 2022. Disponível em: file:///C:/Users/WIN10/Downloads/PPC%20Licenciatura%20em%20Matem%C3%A1tica_2023%20(1).pdf. Acesso em: 15 maio 2024.
LIMA, D. J. de S.; IBIAPINA, R. R. Ensino Remoto Emergencial na Residência Pedagógica em Matemática: aspectos Adaptativos na Pandemia da Covid-19. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri, Piripiri.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 346p.
MELO FILHO, R. N. de; ALVES, A. C. O uso do simulador Phet como instrumento no ensino de Matemática. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri, Piripiri.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. DOI: 10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 11 mai. 2024.
SARTI, F. M. O curso de pedagogia e a universitarização do magistério no Brasil: das disputas pela formação docente à sua desprofissionalização. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-18, 2019. DOI: 10.1590/S1678-4634201945190003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945190003. Acesso em: 29 ago. 2024.
SENH, A. S.; SCHMIDT, B.; LOPES, R. de C. S.; PICCININI, C. A. Artigos originais que relatam estudos de caso. ln: SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso; SABADINI, A. A. Z. P.; KOLLER, S. H. (Orgs.). Produção Científica: um Guia Prático. Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia, 2022. cap. 5, p. 101-129. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587596280. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/925. Acesso em: 11 mai. 2024.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2017. 335p.
SILVA, J. F. L. Saberes da pesquisa e aprendizagens significativas na formação continuada de professores(as). Teresina: IFPI, 2022. 396p.
SILVA, J. F. L. e et al. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i1.3478. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 24 jul. 2024.
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Das significações na língua ao sentido na linguagem: parâmetros para uma análise dialógica. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 18, n. 2, p. 307-322, maio/ago. 2018. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6515. Acesso em: 11 maio 2024.
SOBRINHO, J. P. da S.; SILVA, A. R. O. Entre cálculos e números: oficinas de Matemática e suas contribuições no desempenho dos discentes na OBMEP (2010-2019). 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri, Piripiri.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 325p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ellen Cristyna Vieira de Brito, Pedro Silva Coutinho, Joselma Ferreira Lima e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).