SABERES DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): contribuições do TCC na produção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2741

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores(as), Pandemia, Saberes da Pesquisa, Contornos Teóricos, Produção do Conhecimento

Resumo

A formação de professores(as) suscita discussões relevantes em se tratando da produção do conhecimento científico. Considerando o cenário brasileiro pandêmico, emergiram preocupações teóricas e metodológicas no contexto da produção e disseminação na formação inicial, bem como na construção do conhecimento. Nessa direção, este trabalho levanta o seguinte problema: Quais saberes da pesquisa e contornos teóricos foram desenvolvidos no ciclo investigativo de TCCs por licenciandos(as) de Matemática do IFPI, Campus Piripiri, defendidos entre 2020 e 2022, considerando suas contribuições na produção do conhecimento? Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica, com abordagem quanti-qualitativa e fundamentada na Análise Dialógica do Discurso, defendida por Sobral e Giacomelli (2018). O referencial estruturou-se em Nóvoa (2019), Tardif (2014), Silva (2022), dentre outros. Os resultados evidenciaram que dentre os 22 TCCs, apenas três trazem discussões que se correlacionam à pandemia e suas implicações na educação, abordando temáticas importantes como ensino remoto, tecnologias e aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Cristyna Vieira de Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Piripiri.

Pedro Silva Coutinho, Instituto Federal de Educação do Piauí

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Piripiri.

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutora em Educação (UECE); Mestra em Educação (UFPB); Licenciada em Letras/Português. Professora dos cursos de Licenciatura no IFPI.

Referências

ALMEIDA; C. B. de, SILVA; M. G. da; BONFIM; R. F. Práticas e teorias sobre História da Educação: a (in)existência de uma disciplina nos currículos dos cursos de formação docente. ln: ECAR, A. L.; BARROS, S. A. P. de. História da educação: formação docente e a relação teoria-prática. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2022, p. 19-40. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587047287. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/757. Acesso em: 09 maio 2024.

ALVES, J. de S.; RODRIGUES, S. R. de M. C. Ensino de Matemática para aluno surdo: análise sobre estratégias no contexto remoto. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri, Piripiri.

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 225p.

ARAÚJO, G. C. C. de; SILVA, D. R. da; SUZUKI, J. C. COVID 19 – Políticas Públicas Educacionais pós-pandemia na América Latina. ln: MERLO, E. M.; SUZUKI, J. C.; CASTRO, R. de C. M. L. de. (Orgs.). Impactos da COVID 19 na sociedade. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2024. cap. 3. p. 82-135. DOI: https://doi.org/10.11606/9788575064801. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1302. Acesso em: 11 maio 2024.

CUSTÓDIO, A. G. G.; SILVA, J. F. L. e. Aprendizagem de Trigonometria no Ensino Médio: desenvolvendo projeto no Ensino Remoto. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri, Piripiri.

DEMO, P. Pesquisa e produção de conhecimento: metodologia cientifica no caminho de Habermas. 6. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009. 124p.

FARIAS, G. B. de. Contributos da aprendizagem significativa de David Ausubel para o desenvolvimento da Competência em Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.27, n. 2, p. 58-76, abr/jun 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/39999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/ZSNC6yjPGkG6t5kTQHC3Wxp/. Acesso em: 23 abr. 2024.

FREITAS, M. T. de A. A abordagem socio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, n. 116, julho/ 2002. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 21-39, julho/ 2002. DOI: 10.1590/S0100-15742002000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200002. Acesso em: 12 maio 2024.

GIORDAN, M. Z. Circulação do gênero profissional docente entre professores e a profissionalização do magistério. ln: BUENO, B. O. (Org.). Formação, profissionalização e desprofissionalização docente. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2023. cap. 8, p. 240-273. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587047591 Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1138 . Acesso em: 4 jun. 2024.

IFPI. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação de Licenciatura em Matemática. Piauí: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, 2022. Disponível em: file:///C:/Users/WIN10/Downloads/PPC%20Licenciatura%20em%20Matem%C3%A1tica_2023%20(1).pdf. Acesso em: 15 maio 2024.

LIMA, D. J. de S.; IBIAPINA, R. R. Ensino Remoto Emergencial na Residência Pedagógica em Matemática: aspectos Adaptativos na Pandemia da Covid-19. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri, Piripiri.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 346p.

MELO FILHO, R. N. de; ALVES, A. C. O uso do simulador Phet como instrumento no ensino de Matemática. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri, Piripiri.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. DOI: 10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 11 mai. 2024.

SARTI, F. M. O curso de pedagogia e a universitarização do magistério no Brasil: das disputas pela formação docente à sua desprofissionalização. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-18, 2019. DOI: 10.1590/S1678-4634201945190003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945190003. Acesso em: 29 ago. 2024.

SENH, A. S.; SCHMIDT, B.; LOPES, R. de C. S.; PICCININI, C. A. Artigos originais que relatam estudos de caso. ln: SAMPAIO, Maria Imaculada Cardoso; SABADINI, A. A. Z. P.; KOLLER, S. H. (Orgs.). Produção Científica: um Guia Prático. Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia, 2022. cap. 5, p. 101-129. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587596280. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/925. Acesso em: 11 mai. 2024.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2017. 335p.

SILVA, J. F. L. Saberes da pesquisa e aprendizagens significativas na formação continuada de professores(as). Teresina: IFPI, 2022. 396p.

SILVA, J. F. L. e et al. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i1.3478. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 24 jul. 2024.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Das significações na língua ao sentido na linguagem: parâmetros para uma análise dialógica. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 18, n. 2, p. 307-322, maio/ago. 2018. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6515. Acesso em: 11 maio 2024.

SOBRINHO, J. P. da S.; SILVA, A. R. O. Entre cálculos e números: oficinas de Matemática e suas contribuições no desempenho dos discentes na OBMEP (2010-2019). 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri, Piripiri.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 325p.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

BRITO, E. C. V. de .; COUTINHO, P. S. .; SILVA, J. F. L. e . SABERES DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): contribuições do TCC na produção do conhecimento. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024053, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2741. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2741. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos