DO ENSINO REMOTO PARA O HÍBRIDO EM CURSO VOLTADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2658Palavras-chave:
Cursos híbridos, Sala de Aula Invertida, Ensino Remoto EmergencialResumo
A docência na educação superior no Brasil exige formação pós-graduada que, via de regra, não aborda aspectos relacionados à atuação do professor. O presente trabalho analisou comparativamente o mesmo tema tratado em duas turmas de pós-graduandos durante o isolamento social, provocado pela pandemia da COVID-19, por meio do ensino remoto emergencial (ERE), e em duas turmas após o retorno às atividades presenciais. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. A oferta ocorreu na disciplina PED+ do Programa de Estágio Docente da Unicamp, no tema: “Planejamento institucional, de cursos e atividades curriculares” desenvolvido com o uso do método da sala de aula invertida. Na semana que antecedeu o encontro síncrono (ERE), ou presencial, foi entregue uma trilha de aprendizagem com acesso aos objetos de estudo sobre os diferentes assuntos e um questionário sobre o programa de pós-graduação realizado, bem como espaço para dúvidas ou comentários. As respostas postadas até a véspera do encontro síncrono/presencial foram utilizadas pelo professor para finalizar o preparo de sua apresentação. Os resultados revelaram que essa abordagem permitiu que os estudantes chegassem mais preparados para a discussão dos assuntos e que o docente pudesse abordar e esclarecer as dúvidas apontadas. A motivação dos estudantes e suas avaliações das atividades foram bastante positivas, tanto nas ofertas presenciais, quanto no período emergencial, marcado por grandes incertezas e estresses causados pela pandemia. Isso demonstrou ser possível utilizar os mesmos procedimentos metodológicos em ambas as situações e também em outras atividades curriculares.
Downloads
Referências
AEPLAN – Assessoria de Economia e Planejamento da Unicamp, Anuário Estatístico Unicamp 2024. Disponível em: https://www.aeplan.unicamp.br/ wp-content/uploads/sites/ 5/2024/05/anuario-2024.pdf. Acesso em: 24 maio 2024.
AMARAL, E.; POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp – Brasil. Linha Mestra, v.41, p.52-62, 2020. Disponível em: https://Doi.org/10.34112/1980-9026A2020N41AP52-62. Acesso em: 25 maio 2024.
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução de A. F. C. C. Serra. 1ª ed. (reimpr.). Rio de Janeiro: LTC, 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabalece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil 03/leis/ l9394.htm. Acesso em: 10 maio 2024.
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria 76, de 14 de abril de 2010 e suas modificações até 2023. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic =741. Acesso em: 10 maio 2024;
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação, PNPG-2024-2028. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg. Acesso em: 24 de maio de 2024.
CORTELAZZO, A. L. Partilhando experiências sobre o processo avaliativo no ERE: construindo conhecimentos a partir das reflexões sobre a prática.In: XAVIER A.R.C, OLIVEIRA, E.; RIBEIRO, L.M.O. (orgs.). Caderno de Formação Pedagógica, 2º volume. Poços de Caldas: Editora da Unifal, 2022, p.11-32.
DANTAS, A. M. M.; SOARES, V. P.; TOLEDO, E. J. L. Clube de ciências remoto: proposta motivadora em tempo de pandemia. Revista Exitus, [S.I.], v.12, p.01-25, e022070, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1763. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/ view/1763/1283. Acesso em: 25 maio 2024.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 20 maio 2024.
JEFFREY, D. C.; SIQUEIRA, I. C. P. Conferência. A política educacional: análise de orientações oficiais durante a pandemia de Covid-19. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, p.01-15, e022030, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1862. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/ revistaexitus/article/view/1862/1184. Acesso em: 25 maio 2024.
KINCAID, J. P.; FISHBURNE JR., R. P.; ROGERS, R. L.; CHISSOM B. S. Derivation of New Readability Formulas (Automated Readability Index, Fog Count and Flesch Reading Ease Formula) for Navy Enlisted Personnel. Institute for Simulation and Treining, v. 56, 1975. Disponível em: https://stars.library.ucf. edu/istlibrary/56. Acesso em: 10 maio 2024.
LAPPONI, J. C. Estatística usando Excel. São Paulo: Campus, 2005.
McNAMARA, D. S.; GRAESER, A. C.; McCARTHY, P. M.; CAI, Z. Automated Evaluation of Text and Discourse with Coh-Metrix. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2014.
NUNES, R. C. Um olhar sobre a evasão dos estudantes universitários durante os estudos remotos provocados pela pandemia do Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, e1410313022, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3. 13022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/ 13022. Acesso em: 24 maio 2024.
OLIVEIRA, P. R.; OESTERREICH, S. A.; ALMEIDA, V. L. Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil. Educação e Pesquisa, SP, v. 44, e165786, 2018. DOI: 10.1590/S1678-4634201708165786. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Y6XmZtj4C6mFzBbVmqcqY6G/ ?lang=pt. Acesso em: 24 maio 2024.
PEREIRA, R. M.; SELVATI, F. S.; RAMOS, K. S.; TEIXEIRA, L. G. F.; CONCEIÇÃO, M. V. Vivência de estudantes universitários em tempos de pandemia do Covid-19. Revista Práxis, v.12, n.1 (Sup), p.47-56, dezembro, 2020. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3458/2703. Acesso em: 25 maio 2024.
PINTO, R. M.; ANASTÁCIO, Z. C. A Empatia em Professores nas Atividades Neuroeducativas em Contexto de Pandemia COVID-19. Revista de Psicología, n.1, v.2, p.393-402, 2022. Disponível em: https://dehesa.unex.es/ bitstream/10662/16130/1/0214-9877_2022_1_2_393. pdf. Acesso em: 22 maio 2024
PINTO JR., A.; GIROTTO JR., G. Introdução. In: PED+: Perspectivas para a formação docente na pós-graduação. Campinas, BCCL/Unicamp, 2023. p.67-78. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1964NGCYKBqGb7-Ci6K2a_UhcWpKAY8y5/view. Acesso em 30 abr.2024.
RIBEIRO, B. M. S.; BOLONHEZI, C. S. S.; SCORSOLINI-COMINI, F. Dificuldades educacionais de estudantes de enfermagem durante a pandemia da COVID-19: relato de experiência. Revista de Enfermagem UFPI, v. 10, e814, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26694/reufpi.v10il.814. Acesso em 25 maio 2024.
TROLIAN, T. L.; JACH, E. A.; HANSON, J. M.; PASCARELLA, E. T. Influencing Academic Motivation: The Effects of Student-Faculty Interaction. Journal of College Student Development, v.5, n.7, 810-826, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angelo Luiz Cortelazzo, André de Oliveira Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).