PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2684

Palavras-chave:

Saberes pedagógicos, Pós-graduação em Administração, Avaliação de egressos

Resumo

Esse artigo analisou a contribuição de cursos de pós-graduação stricto sensu para o desenvolvimento de saberes pedagógicos, a partir da percepção dos egressos dos cursos de Mestrado (Profissional e Acadêmico) e Doutorado Acadêmico do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um estudo ex post, hipotético-dedutivo com abordagem quantitativa. As etapas realizadas envolveram revisão de literatura, concepção do modelo de análise relacionando variáveis, hipóteses e técnicas estatísticas, elaboração e aplicação do questionário de coleta de dados, tratamento e análise dos dados obtidos. O instrumento de coleta de dados contemplou questões relacionadas ao domínio de “Saberes Pedagógicos, um recorte analítico da escala “Saberes Docentes” (Dos-Santos, 2019), além de questões de cunho autoral, que abarcam a percepção dos egressos quanto à contribuição do curso realizado no desenvolvimento de saberes pedagógicos. Obteve-se um total de 160 respostas. A partir dos testes estatísticos e análises realizadas, o estudo conclui que existe uma percepção positiva dos egressos quanto à contribuição dos cursos do NPGA da UFBA no desenvolvimento de saberes pedagógicos e que essas percepções são similares nos egressos dos três cursos analisados. Dessa forma, a pesquisa contribui com a produção de dados empíricos que podem subsidiar uma autorreflexão do NPGA da UFBA quanto às suas externalidades e efeitos nos egressos, especificamente no que tange ao desenvolvimento de saberes para à docência.

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Biografia do Autor

Wilton Cerqueira Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Administração. Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Adriano Leal Bruni, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Administração. Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

SILVA, W. C.; BRUNI, A. L. PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024067, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2684. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2684. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

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Artigos