PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2684Palavras-chave:
Saberes pedagógicos, Pós-graduação em Administração, Avaliação de egressosResumo
Esse artigo analisou a contribuição de cursos de pós-graduação stricto sensu para o desenvolvimento de saberes pedagógicos, a partir da percepção dos egressos dos cursos de Mestrado (Profissional e Acadêmico) e Doutorado Acadêmico do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um estudo ex post, hipotético-dedutivo com abordagem quantitativa. As etapas realizadas envolveram revisão de literatura, concepção do modelo de análise relacionando variáveis, hipóteses e técnicas estatísticas, elaboração e aplicação do questionário de coleta de dados, tratamento e análise dos dados obtidos. O instrumento de coleta de dados contemplou questões relacionadas ao domínio de “Saberes Pedagógicos, um recorte analítico da escala “Saberes Docentes” (Dos-Santos, 2019), além de questões de cunho autoral, que abarcam a percepção dos egressos quanto à contribuição do curso realizado no desenvolvimento de saberes pedagógicos. Obteve-se um total de 160 respostas. A partir dos testes estatísticos e análises realizadas, o estudo conclui que existe uma percepção positiva dos egressos quanto à contribuição dos cursos do NPGA da UFBA no desenvolvimento de saberes pedagógicos e que essas percepções são similares nos egressos dos três cursos analisados. Dessa forma, a pesquisa contribui com a produção de dados empíricos que podem subsidiar uma autorreflexão do NPGA da UFBA quanto às suas externalidades e efeitos nos egressos, especificamente no que tange ao desenvolvimento de saberes para à docência.
Downloads
Referências
AGÊNCIA DINO. Pesquisa aponta que pós-graduação cresceu 48% no Brasil na última década. São Paulo, 15 out. 2021. Disponível em: https://www.bemparana.com.br/noticia/pesquisa-aponta-que-pos-graduacao-cresceu-48-no-brasil-na-ultima-decada-265626. Acesso em: 10 mar. 2022.
ASSUMPÇÃO, J. J.; CAMPOS, L. M. S. Avaliação de projetos sociais: a rede, os nós e a teia. 2009. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 33., 2009, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPAD, 2009. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/45/APS582.pdf. Acesso em: 08 set. 2021.
BERMUDES, W. L. et al. Tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações. Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 18, n. 2, p. 7-20, maio/ago. 2016. Disponível em: http://www.bibliotekevirtual.org/revistas/ESSENTIA/VERTICE/v18n02/v18n02a01.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2010. v. 1. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/livros-pnpg-volume-i-mont-pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
BRUNI, A. L. SPSS: guia prático para pesquisadores. São Paulo: Atlas, 2012.
DOS-SANTOS, M. G. Núcleo de saberes docentes para o ensino: desenvolvimento e validação da escala SABERES. 2019. 165 f. Tese (Doutorado em Administração) – Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
FISCHER, T. Uma luz sobre as práticas docentes na pós-graduação: a pesquisa sobre ensino e aprendizagem em Administração. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 10, n. 4, p. 193-197, out./dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v10n4/a10v10n4.pdf. Acesso em: 18 set. 2019.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução: Francisco Pereira. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GONZALEZ, R. A.; BRUNI, A. L. Esforço discricionário no trabalho: elementos conceituais e proposta para uma agenda de pesquisa. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 5., 2015, Salvador. Anais [...]. Salvador: EnGPR, 2015. Disponível em: http://www.gdfaz.pr.gov.br/sites/gdfaz/arquivos_restritos/files/documento/2020-11/artigo2.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
HAIR JR., J. F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005. 471 p.
LIMA, L. A.; ANDRIOLA, W. B. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação, Campinas, v. 23, n. 1, p. 104-125, mar. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v23n1/1982-5765-aval-23-01-00104.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.
LOURENÇO, C. D. S.; LIMA, M. C.; NARCISO, E. R. O. Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?. Avaliação, Campinas, v. 21, n. 3, p. 691-717, nov. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/LnBRp8XwNRj5Dx5WGC33ZTS/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
MIOT, H. A. Análise de correlação em estudos clínicos e experimentais. Jornal Vascular Brasileiro, Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 275-279, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jvb/a/YwjG3GsXpBFrZLQhFQG45Rb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2021.
OLIVEIRA, L. B.; TENÓRIO, J. M. M. A percepção de egressos da pós-graduação em administração sobre o curso e seu impacto sobre a carreira e a empregabilidade. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 75-97, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/70341. Acesso em: 20 ago. 2021.
ORIGUELA, L. A. Estudo da influência de eventos sobre a estrutura do mercado brasileiro de ações a partir de redes ponderadas por correlações de Pearson, Spearman e Kendall. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018.
OWEN, J. M. Program evaluation: forms and approaches. 3st. ed. New York: Guilford publications, 2007.
PAIXÃO, R. B. Avaliação de impacto de mestrados profissionais: contribuições a partir da multidimensionalidade e da negociação. 2012. 325 f. Tese (Doutorado em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/24606/1/Roberto%20Brazileiro.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
PAIXÃO, R. B.; TENÓRIO, R. M.; BRUNI, A. L. Meta-avaliação: multidimensionalidade e negociação para a usabilidade da avaliação. In: TENÓRIO, R. M.; FERREIRA, R. A.; LOPES, U. M. (org.). Avaliação e resiliência: diagnosticar, negociar e melhorar. Salvador: Edufba, 2012.
REINALDI, M. A. A.; GIORDANI, A. T.; COELHO NETO, J. A formação do administrador para a docência: revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, [s. l.], v. 7, n. 7, p. 1-22, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560659014011/html/. Acesso em: 16 ago. 2021.
RODRIGUES, L. C.; PAIXÃO, R. B.; DUARTE, F. R. Avaliação de cursos a partir de seus usuários: análise de expectativas e perspectivas. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, Salvador, v. 6, n. 3, p. 127-150, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345/15950. Acesso em: 20 ago. 2021.
ROGERSON, P. A. Métodos estatísticos para geografia: um guia para o estudante. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
SANTOS, G. T. A aprendizagem da prática docente na pós-graduação em administração. 2017. 313 f. Tese (Doutorado em Administração) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/11653/1/Arquivototal.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A. (org.). Formação do educador: dever do estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, [s. l.], v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.
SILVA, U. B.; BRUNI, A. L. O que me ensina a ensinar? Um estudo sobre fatores explicativos das práticas pedagógicas no ensino de contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 11, n. 2, p. 214-230, abr./jun. 2017. Disponível em: https://www.repec.org.br/repec/article/view/1531/1249. Acesso em: 10 jun. 2020.
SILVA, W. C. Análise dos saberes pedagógicos em egressos da pós-graduação stricto sensu em Administração da UFBA. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
SOUZA, F. F. et al. Quem me ensina a ensinar? Atividades para o exercício da docência. Revista de Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 109-132, jan./abr. 2021. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1966/418. Acesso em: 15 jan. 2022.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000. Disponível em: http://www.ergonomia.ufpr.br/Metodologia/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 26 set. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Escola de Administração. Núcleo de Pós Graduação em Administração. Fórum Educação & Administração. Salvador, [202-]. Disponível em: https://npga.ufba.br/pesquisa/forumeea/#1607045163310-e33fbd34-664a. Acesso em: 10 ago. 2021.
WOOD JR., T. et al. Impacto social: estudo sobre programas brasileiros selecionados de pós-graduação em Administração de Empresas. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 21-40, jan./fev. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/958PRNDFbB7xYNKdRWhqwpN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2021.
WORTHEN, B. R.; SANDERS, J. R.; FITZPATRICK, J. L. Avaliação de programas: concepções e práticas. Tradução Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Editora Gente, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wilton Cerqueira Silva, Adriano Leal Bruni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).