EDUCAÇÃO EM ANTONIO GRAMSCI COMO PRÁXIS DE EMANCIPAÇÃO DOS SUBALTERNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2608

Palavras-chave:

Antonio Gramsci, Filosofia da Praxis, Historicismo, Hegemonia, Educação

Resumo

O objetivo deste texto é discutir a “educação como práxis de emancipação dos subalternos” no pensamento de Antonio Gramsci. Com essa intenção procurou compreender melhor a realidade sobre o tema proposto por Gramsci, através de alguns dos seus textos e autores que trabalham esta temática. Para tratar deste tema foi realizado uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico/analítico. Verificou-se que a educação como práxis de emancipação dos subalternos, aqui entendida como um processo histórico em que a educação tem um papel fundamental na difusão e socialização da cultura mais avançada, cuja finalidade política é a penetração no cotidiano, com vistas a uma hegemonia político/cultural que garanta a hegemonia política e o controle social mediante o consenso. Esse controle passa por um processo no qual as ações dos subalternos têm uma relação orgânica e concomitante com a história.

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Biografia do Autor

Jefferson Carriello Carmo, Universidade de Sorocaba

Doutor em Educação, UNICAMP.

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

CARMO, J. C. EDUCAÇÃO EM ANTONIO GRAMSCI COMO PRÁXIS DE EMANCIPAÇÃO DOS SUBALTERNOS. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024029, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2608. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2608. Acesso em: 18 out. 2024.

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Artigos