EDUCAÇÃO EM ANTONIO GRAMSCI COMO PRÁXIS DE EMANCIPAÇÃO DOS SUBALTERNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2608

Palavras-chave:

Antonio Gramsci, Filosofia da Praxis, Historicismo, Hegemonia, Educação

Resumo

O objetivo deste texto é discutir a “educação como práxis de emancipação dos subalternos” no pensamento de Antonio Gramsci. Com essa intenção procurou compreender melhor a realidade sobre o tema proposto por Gramsci, através de alguns dos seus textos e autores que trabalham esta temática. Para tratar deste tema foi realizado uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico/analítico. Verificou-se que a educação como práxis de emancipação dos subalternos, aqui entendida como um processo histórico em que a educação tem um papel fundamental na difusão e socialização da cultura mais avançada, cuja finalidade política é a penetração no cotidiano, com vistas a uma hegemonia político/cultural que garanta a hegemonia política e o controle social mediante o consenso. Esse controle passa por um processo no qual as ações dos subalternos têm uma relação orgânica e concomitante com a história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Carriello Carmo, Universidade de Sorocaba

Doutor em Educação, UNICAMP.

Referências

BADALONI, Nicoli. Gramsci historicista frente al marxismo contemporâneo. In: BUEY, Francisco Fernández (org.) Actualidad del pensamiento político de Gramsci. Mexico: Grijalbo, 1997.

BARATA, Giorgio.; LIGUORI, Guido. (Org.). Gramsci da un secolo all’altro. Roma: Editori Riuniti, 1999.

BARATTA, Giorgio. Antonio Gramsci em contraponto: diálogos com o presente. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

BETTI, G. Escuela, educación y pedagogia en Gramsci. Barcelona: Ediciones Martinez Roca, S.A. , 1976.

BEZERRA, Ciro. Conhecimento, riqueza e política: um estudo sob a ótica da teoria social de Marx e da filosofia da práxis de Gramsci. Maceió/Alagoas: EDUFAL, 2009.

BIANCHI, Alvaro. Gramsci entre dois mundos: política e tradução. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

BURGOS, Raúl. O conceito de classe (s) subalterna (s) na trama conceitual da teoria gramsciana da hegemonia: uma reflexão a partir da America Latina. In: BIANCHI, Alvaro; MUSSI, Daniela; ARECO, Sabrina (Orgs.). Antonio Gramsci: filologia e política. Porto Alegre, RS: Zouk, 2019. p. 191-229.

BROCCOLI, Angelo. Antonio Gramsci e l´educazione come egemonia. Firenze: La nuova Italia, 1972.

BUEY, Francisco Fernández (org.) Actualidad del pensamiento político de Gramsci. Mexico: Grijalbo, 1997.

BUTTIGIEG, Joseph A. Educação e hegemonia. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Paula. Ler Gramsci: entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BUTTIGIEG, Joseph A. Sulla Categoria gramsciana di ‘subalterno’. In: BARATA, Giorgio.; LIGUORI, Guido. (Org.). Gramsci da un secolo all’altro. Roma: Editori Riuniti, 1999.

BUTTIGIEG, Joseph. Subalterno/subalternos. In: LA PORTA, Lelio; LIGUORI, Guido e VOZA, Pasquale (Orgs.) Dicionário Gramsciano (1926-1937). São Paulo: Boitempo, 2017.

BUZZI, Arcângelo R. La teoría política de Antonio Gramsci. Barcelona: Fontanella, 1969.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. 12ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CARMO, Jefferson Carriello do. A construção histórica do conceito de hegemonia de contra-hegemonia no pensamento político de Antonio Gramsci. In: Quaestio, vol. 7, nº 1, Sorocaba, SP: Uniso, 1999. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/37. Acesso em: 18 jun. 2022.

CARMO, Jefferson Carriello. Algumas aproximações sobre trabalho, escola e educação no pensamento de Antonio Gramsci. Reflexão e Ação, 19(1), 140-164, 2011.

https://doi.org/10.17058/rea.v19i1.1920. Acesso em: 02 set.2002.

CARMO, Jefferson Carriello. O Pensamento político educacional de Antonio Gramsci antes dos Cadernos do Cárcere. Reflexão e Ação, 26(1), 197-213, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8832. Acesso em: 18 out.2002.

COHEN, Jean L; ARATO, Andrew. Sociedad civil y teoria política. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 2000.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Paula. Ler Gramsci: entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CREHAN, Kate. Gramsci, cultura y antropologia. Barcelona: Bellaterra, 2004.

DEL ROIO, Marcos (org.). Gramsci e a emancipação do subalterno. São Paulo: UNESP, 2018.

DEL ROIO, Marcos (org.). Gramsci periferia e subalternidade. São Paulo: EDUSP, 2017.

DEL ROIO, Marcos. Gramsci e a emancipação do subalterno. In: DEL RIO, Marcos (org.). Gramsci e a emancipação do subalterno. São Paulo: UNESP, 2018.

GIASI, Francesco (A cura di) Gramsci nel sui tempo. 2.vols. Roma: Carocci editore, 2008.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Vol. 6. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

JESUS, Antonio Tavares de. O pensamento e a prática escolar de Gramsci. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

LIGUORI, Guido. O uso do termo “subalternos” em Gramsci e na atualidade. In: ROIO, Marcos Del (Org.) Gramsci: periferia e subalternidade. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2017.

LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale (Orgs.). Dicionário gramsciano (1926-1937). São Paulo: Boitempo, 2017.

LOMBARDI, Franco. La pédagogie marxiste d’ Antonio Gramsci. Toulouse: Éditions Edouard Privat, 1971.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e la pedagogia moderna. Roma: Editori Riuniti, 1966.

MAREK, Franz. Gramsci e la concezione marxista della storia. In: ROSSI, Pietro (cura). Gramsci e la cultura contemporanea: atti del convegno internazionale di studi gramsciani tenuto a Cagliari il 23-27 aprile 1967. Roma: Editori Riuniti – Istituto Gramsci, 1975.

MILNER, Andrew. Estudos culturais (cultural studies). In: WILLIAMS, Raymond. Palavras-chaves: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

MODONESI, Massimo. Subalternidad, antagonismo, autonomía. Marxismo y subjetivación política. Buenos Aires: CLACSO, 2010. Disponível em: < http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/coediciones/20101108114944/modonessi. pdf>. Acesso em: 14 de ago. 2022.

MONAL, Isabel. Gramsci, a sociedade civil, o Estado e a politização. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Paula. Ler Gramsci: entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

NEVES, Rita Ciotta (Org). Gramsci: a cultura e os subalternos. Lisboa: Colibri, 2012.

PIGANTO, Salvatore Rosario. L’educazione come emancipazione e come prassi per le corrente pratiche sociali. In: SALMERI, Stefano; PIGANTO, Salvatore Rosario (A cura di). Gramsci e la formazione dell’uomo: itinerari educativi per uma cultura progressista. Roma: Bonanno Editore, 2008.

ROIO DEL, Marcos. Gramsci e a emancipação do subalterno. São Paulo: Unesp, 2018.

ROSSI, Pietro (cura). Gramsci e la cultura contemporanea: atti del convegno internazionale di studi gramsciani tenuto a Cagliari il 23-27 aprile 1967. Roma: Editori Riuniti – Istituto Gramsci, 1975.

SALMERI, Stefano; PIGANTO, Salvatore Rosario (A cura di). Gramsci e la formazione dell’uomo: itinerari educativi per uma cultura progressista. Roma: Bonanno Editore, 2008.

SALVUCCI, Pasquale. Sobre el concepto gramsciano de historia de la filosofia. In: TOGLIATTI, Palmiro. et.al. Gramsci y el marxismo. Buenos Aires: Proteo, 1965.

SANTOS, João de Almeida. O princípio da hegemonia em Gramsci. Lisboa: Vega, S/D.

SAVIANI, D. SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 286–293, 2015. DOI: 10.9771/gmed.v7i1.13575. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13575. Acesso em: 25 maio. 2024.

SEMERARO, Giovanni. et al. Gramsci e os movimentos populares. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora da UFF, 2013.

SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. Petrópolis: Vozes: 1999.

TOGLIATTI, Palmiro. et.al. Gramsci y el marxismo. Buenos Aires: Proteo, 1965.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-chaves: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

CARMO, J. C. EDUCAÇÃO EM ANTONIO GRAMSCI COMO PRÁXIS DE EMANCIPAÇÃO DOS SUBALTERNOS. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024029, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2608. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2608. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos