RACISMO NA ESCOLA E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2474

Palavras-chave:

Formação Docente, Racismo, Região do Bico do Papagaio

Resumo

Este artigo apresenta resultados preliminares vinculados à linha de pesquisa Instrumentos de Acesso à Justiça e Tutela de Direitos, subárea Direitos Humanos e Educação, do Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, da Universidade Federal do Tocantins e Escola Superior da Magistratura Tocantinense, com aprovação do Conselho de Ética Parecer n.º 6.051.298. Pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de um questionário com 13 questões abertas e fechadas, articuladamente com análise dos Projetos Político Pedagógico de cinco unidades escolares, sendo três no município de Tocantinópolis, uma em Nazaré e uma em Aguiarnopolis cidades essas que estão localizadas na Região do Bico do Papagaio, estado do Tocantins. Os resultados apontam que as unidades escolares promovem discussões acerca das relações étnicos raciais, no entanto, o debate e as ações de promoção da educação antirracista necessitam ser fortalecidos a fim de se tornarem rotina no âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Luciana da Silva de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos. Pedagoga da Superitendencia Regional de Educação de Tocantinopolis, Tocantinópolis, TO, Brasil.

Patrícia Medina, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências Humanas e Letras (1986), graduação em Direito pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2006), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é docente do Mestrado em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense em cooperação com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor adjunto IV da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Coordenador de curso de Pedagogia , campus Palmas e bolsista - fapto da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Editora Científica da Revista Adsumus da Defensoria Publica do Estado do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Professores Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, educação superior, direitos humanos, pedagogia e excelência em gestão.

 

 

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Publicado

2024-06-03

Como Citar

DE ARAÚJO, L. da S. .; MEDINA, P. . RACISMO NA ESCOLA E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024020, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2474. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2474. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos