NEGÓCIOS SOCIAIS NOS PROJETOS DE VIDA DO ENSINO MÉDIO PARENSE
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2661Palavras-chave:
Negócios sociais, Ensino médio paraense, Projeto de vidaResumo
Os Negócios Sociais por meio do Setor Dois e Meio são considerados mecanismos do setor privado para atuar em ações públicas como a educação a partir de novas configurações da relação Estado, mercado e sociedade sob a justificativa de causar impacto social sem esquecer o lucro. Nesse sentido, suas bases como o estímulo a um projeto societário individualista se fazem presentes na política educacional brasileira como a reforma do Ensino Médio via Lei nº 13.415/2017 que entre suas modificações curriculares destaca-se o componente Projeto de Vida em que jovens terão dita liberdade para escolher disciplinas alinhadas com suas perspectivas de vida futura. Logo, o objetivo do texto consiste em identificar de que forma os negócios sociais se materializam nos projetos de vida no ensino médio do Pará. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental identificou-se que na realidade paraense há uma organização legal como o documento proposto pela Secretaria Estadual de Educação com treze unidades formativas que representam um guia prático para que escolas e professores possam orientar os alunos nas atividades em que ocorre a intensificação de valores do neoliberalismo como meritocracia e competição, além de que permitem a realização de negócios sociais na medida em que essas unidades fomentam o discurso mercantil, o que se coaduna com um novo perfil de homem empreendedor, autossuficiente, individualista em paralelo com as reivindicações coletivas que decorrem, em parte, do pertencimento social do território.
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