NEGÓCIOS SOCIAIS NOS PROJETOS DE VIDA DO ENSINO MÉDIO PARENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2661

Palavras-chave:

Negócios sociais, Ensino médio paraense, Projeto de vida

Resumo

Os Negócios Sociais por meio do Setor Dois e Meio são considerados mecanismos do setor privado para atuar em ações públicas como a educação a partir de novas configurações da relação Estado, mercado e sociedade sob a justificativa de causar impacto social sem esquecer o lucro. Nesse sentido, suas bases como o estímulo a um projeto societário individualista se fazem presentes na política educacional brasileira como a reforma do Ensino Médio via Lei nº 13.415/2017 que entre suas modificações curriculares destaca-se o componente Projeto de Vida em que jovens terão dita liberdade para escolher disciplinas alinhadas com suas perspectivas de vida futura. Logo, o objetivo do texto consiste em identificar de que forma os negócios sociais se materializam nos projetos de vida no ensino médio do Pará. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental identificou-se que na realidade paraense há uma organização legal como o documento proposto pela Secretaria Estadual de Educação com treze unidades formativas que representam um guia prático para que escolas e professores possam orientar os alunos nas atividades em que ocorre a intensificação de valores do neoliberalismo como meritocracia e competição, além de que permitem a realização de negócios sociais na medida em que essas unidades fomentam o discurso mercantil, o que se coaduna com um novo perfil de homem empreendedor, autossuficiente, individualista em paralelo com as reivindicações coletivas que decorrem, em parte, do pertencimento social do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassio Vale, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação (UFPA); Mestre em Educação (UFPA); Graduado em Pedagogia (UFPA); Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe-UFPA).

Terezinha Andrade Monteiro dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora em EDucação. Professora titular aposentada da Universidade Federal do Pará. Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED UFPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe).

Referências

BALL, S. J.; OLMEDO, A. A ‘nova’ filantropia, o capitalismo social e as redes de políticas globais em educação. In: PERONI, V. M. V. (Org.). Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília: Líber Livro, 2013. p. 33-47.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, [2017].

CHAUÍ, M. A tragédia neoliberal e a meritocracia: o retrato de uma catástrofe. Jornalistas Livres, [on-line], 30 jan. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/3pftmf25. Acesso em: 17 de abr. 2024.

DOIS E MEIO. Setor 2,5: o filme. [S. l.]: Dois e Meio; Talk Filmes, [20--].

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

GUSMÃO, F. A. F.; SILVEIRA AMORIM, S. Dimensão da desigualdade educacional no ensino médio: uma reflexão com base no princípio de qualidade e equidade. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, 2022.

HARVEY, D. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. Boitempo: São Paulo, 2011.

ILZUKA, E. S.; VARELA, C. A.; LARROUDÉ, E. R. A. Social business dilemmas in Brazil: Rede Asta case. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 55, n. 4, p. 385-396, jul./ago. 2015.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo. 2019.

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo. 2013.

MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro, 2004.

MONTAÑO, C. O canto da Sereia: crítica à ideologia e aos projetos do “Terceiro Setor”. São Paulo: Cortez, 2014.

MORALES, C. A. Nem privado nem estatal: em busca de uma nova estratégia para a provisão de serviços públicos. Revista do Serviço Público, Brasília, ano 49, n. 4, p. 115-147, out./dez. 1998.

MOTTA, V. C.; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, abr./jun. 2017.

OLIVEIRA, R.; SILVA, A. F. Projetos de vida no ensino médio: o que os jovens nos disseram? Revista e-Curriculum, São Paulo, v.19, n.3, p. 1263-1286, jul./set. 2021.

PEREIRA, M. S. V. et al. Ensino médio e projeto de vida: perspectivas para a formação dos jovens brasileiros da Amazônia paraens. Jornal de Políticas Educacionais.V. 18, e93280. Abril de 2024.

PERONI, V. M. V.; CAETANO. M. R. Redes dentro de redes e as novas alianças entre Estado e mercado. Educere Et Educare, Cascavel, v. 15, n. 37, p. 1-15, out/dez. 2020.

PERONI, V. M. V.; ROSSI, A. J.; LIMA, P. V. de (ORG.). Diálogos sobre a relação entre o público e o privado no Brasil e na América Latina. São Paulo: Livraria da Física, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gprppe/wp-content/uploads/2021/11/Dialogos-entre-o-publico-e-o-privado_digital.pdf. Acesso em: 01 abr. 2024.

ROSSI, A. J; PERONI, V. M. V.; PIRES, D. O. A relação entre o público e privado aliado ao neoconservadorismo: o retrocesso nas políticas de diversidade no Brasil. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas – RS, p. 1-20, 2022.

SEDUC PARÁ. Projeto de vida no Pará. Coordenação de ensino médio. 2022. Disponível em: https://www.seduc.pa.gov.br/site/public/upload/arquivo/probncc/CADERNO_PROJETO_DE_VIDA_E_GUIA_PRATICO_04_05_2022_compressed-c4175.pdf. Acesso em: 23 mai. 2024

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 20. ed. Rio de Janeiro: Record, 2021.

SANTOS, E. M. N.; LELIS, L. S. C.; VALE, C. O direito à educação na perspectiva da justiça distributiva: uma análise sobre a Reforma do Ensino Médio. Revista Educação, Santa Maria, v. 45, n. 1, e67, 1–25. 2020.

SHERER, P. C. Entendendo os negócios com impacto social: uma análise dos elementos constituintes do modelo de negócio. Porto Alegre, 2014. 114 f. Mestrado em Administração e negócios. PUCRS.

VALE, C. A educação como negócio social na Amazônia brasileira. 199f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Pará. Belém, 2022.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

VALE, C.; DOS SANTOS, T. A. M. NEGÓCIOS SOCIAIS NOS PROJETOS DE VIDA DO ENSINO MÉDIO PARENSE. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024042, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2661. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2661. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê