GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS DE ENSINO: configurações de Norte a Sul do Brasil à luz dos Planos de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2559

Palavras-chave:

Política e Legislação Educacional, Palavras-chave: Política Pública. PNE. Gestão Democrática Escolar., Planos Decenais de Educação

Resumo

O tema aborda a regulamentação da Gestão Democrática da Educação (GDE) nas distintas Unidades da Federação/UF. No problema de pesquisa, indagou-se: de que maneira a modelagem jurídica prevista pelas UF para implantação do estatuto da Gestão Democrática influenciou na dinâmica de funcionamento dos sistemas públicos de ensino? O objeto de estudo cingiu-se à GDE como política pública, tomando como referência os seguintes marcos regulatórios: Constituição Federal (CF/1988); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/1996); Plano Nacional de Educação (PNE n.13.005/2014) e Planos Estaduais de Educação (PEE), além do Plano Distrital de Educação (PDE). O objetivo consistiu em analisar a GDE no campo legislativo, para revelar suas configurações em território nacional. O aporte teórico-metodológico consistiu em abordagem qualitativa, calcada em pesquisa documental, à luz do Materialismo Histórico-Dialético. Os resultados indicam que a GDE ainda não se manifesta de forma plena nos sistemas de ensino, visto que a maioria dos PEE limita-se a reproduzir a Meta 19 do PNE, reduzindo o princípio da democracia na educação à escolha de Diretores escolares. Conclui-se pela necessidade de que não somente a Escola, mas o Sistema Educacional como um todo abrace o princípio da gestão democrática em sua plenitude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meriam Santos de Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP). Professora Efetiva do Governo do Estado do Amapá, lotada na Coordenadoria de Educação Básica e Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (CEBEP/SEED).

Kátia de Nazaré Santos Fonsêca, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Mestre em Educação - PPGED/UNIFAP. Especialista em Ensino Superior - Universidade da Amazônia (UNAMA). Bacharel em Serviço Social - Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Pedagogia - União das Escolas Superiores do Pará (UNESPA). Professora Adjunto IV da UNIFAP, atuando na Graduação - Cursos de Licenciatura e no Curso de Especialização em Políticas Educacionais (CEPE). Membro do Grupo de Pesquisa História, Política e Gestão Educacional (HPGEd).

Norma-Iracema de Barros Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Doutora em Educação Escolar - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Psicologia da Educação - Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Graduada em Psicologia e em História - UFPA. Professora Associado IV/UNIFAP. Atua no Doutorado em Rede EDUCANORTE/Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA); no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP); no Curso de Especialização em Políticas Educacionais (CEPE/UNIFAP); e na Graduação/UNIFAP. Coordena o Grupo de Pesquisa História, Política e Gestão Educacional (HPGEd).

Referências

BRASIL. Conferência Nacional de Educação/CONAE 2010. Construindo o Sistema Nacional articulado de educação: o Plano Nacional de Eucação, diretrizes e estratégias de ação. Documento final. Brasília, DF: MEC, 2010.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado, [2016]. Disponível em: http://www2.senado.leg.

br/bdsf/CF88/atualizada. Acesso em: 11 out. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, [2021]. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/L9394.htm. Acesso em: 11 out. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br //ato2011-2014/2014/L13005.htm. Acesso em: 11 out. 2021.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO/CONTEE. PNE: uma conquista das entidades e do moviemnto social. Brasília, DF: CONTEE/SECOM, [2014].

DOURADO, Luiz F. Gestão democrática da escola pública: concepções e implicações legais e operacionais. In: Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação/Profuncionário - Módulo 6. Brasilia: UnB, 2006.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato brasileiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Globo, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

LÜCK, Heloísa. Mapeamento de práticas de seleção e capacitação de diretores escolares. São Paulo: Fundação Vitor Civita, 2011.

PARO, Vitor H. Eleição de Diretores: a escola pública experimenta a democracia. 2. ed. rev. São Paulo: Xamã, 2003.

SILVA, Ana Célia B. Projeto Pedagógico: instrumento de gestão e mudança. Belém: UNAMA, 2000.

SOUZA, Ângelo R.; PIRES, Pierre A. G. As leis de gestão democrática da educação nos Estados brasileiros. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 15 out. 2021.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do Projeto Político-Pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2013. (Subsídios Pedagógicos do Libertad; 3).

VASCONCELOS, Maria Celi C.; MENEZES, Janaína S. da S. O Plano Estadual de Educação do Rio de Janeiro e o PNE 2014-2024: histórias cruzadas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 5.; CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 8. Tema: Política e gestão da educação - discursos globais e práticas locais, 2016, Goiânia. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPAE, v. 41, 2016. [não paginado].

Downloads

Publicado

2024-04-18

Como Citar

SANTOS DE FARIAS, M.; SANTOS FONSÊCA, K. de N. .; DE BARROS FERREIRA, N.-I. . GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS DE ENSINO: configurações de Norte a Sul do Brasil à luz dos Planos de Educação. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024014, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2559. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2559. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos