REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROJETO DE VIDA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2604Palavras-chave:
Representações sociais, Ensino Médio, Projeto de vidaResumo
O Ensino Médio, ao longo da trajetória de políticas educacionais desde o final do século XX, vincula-se a questões que permeiam, tanto a formação propedêutica do jovem, como os direcionamentos de vida após sua conclusão. A Base Nacional Comum Curricular aborda uma educação baseada em dez competências gerais. A sexta competência é voltada para o Trabalho e Projeto de Vida, que tem por objetivo valorizar a diversidade de saberes e as experiências para entender o mundo do trabalho e fazer escolhas em relação ao projeto de vida, de forma autônoma, crítica e responsável. Considerando esse contexto, e com o objetivo de analisar as representações sociais de projeto de vida por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, realizou-se pesquisa de campo, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram 641 estudantes de escolas localizadas em dois estados – SP e MG. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário sociodemográfico e a técnica de associação livre de palavras (TALP). Os resultados obtidos apontam para a estabilidade financeira como elemento do núcleo central, a ser conquistada por meio de uma profissão. Família, bens materiais, amigos e lazer compõem o sistema periférico. Isso expressa ênfase do projeto de vida em aspectos materiais e de ascensão social e forte aproximação entre educação e mundo do trabalho, sem espaço para aspectos políticos, sociais e pessoais.
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