REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROJETO DE VIDA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2604

Palavras-chave:

Representações sociais, Ensino Médio, Projeto de vida

Resumo

O Ensino Médio, ao longo da trajetória de políticas educacionais desde o final do século XX, vincula-se a questões que permeiam, tanto a formação propedêutica do jovem, como os direcionamentos de vida após sua conclusão. A Base Nacional Comum Curricular aborda uma educação baseada em dez competências gerais. A sexta competência é voltada para o Trabalho e Projeto de Vida, que tem por objetivo valorizar a diversidade de saberes e as experiências para entender o mundo do trabalho e fazer escolhas em relação ao projeto de vida, de forma autônoma, crítica e responsável. Considerando esse contexto, e com o objetivo de analisar as representações sociais de projeto de vida por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, realizou-se pesquisa de campo, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram 641 estudantes de escolas localizadas em dois estados – SP e MG. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário sociodemográfico e a técnica de associação livre de palavras (TALP). Os resultados obtidos apontam para a estabilidade financeira como elemento do núcleo central, a ser conquistada por meio de uma profissão. Família, bens materiais, amigos e lazer compõem o sistema periférico. Isso expressa ênfase do projeto de vida em aspectos materiais e de ascensão social e forte aproximação entre educação e mundo do trabalho, sem espaço para aspectos políticos, sociais e pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonor M Santana, Centro Universitário do Sul de Minas

Doutora em Educação (UNESA), Mestre em Desenvolvimento Humano (UNITAU), Psicóloga, Pedagoga, com especialização em Psicomotricidade, Psicopedagogia e MBA em Gestão de Pessoas. Atuação nas áreas clínica, de gestão, e acadêmica. Docente em cursos de Graduação e Pós Graduação. Membro relatora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Taubaté. Bolsista pós-doutoramento Junior (CNPq).

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté

Pedagoga, graduada em Sciences de L’Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L’Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá (UNESA-RJ), no Programa de Pós-Graduação em Educação; e Pesquisadora colaboradora na Universidade de Campinas (UNICAMP) no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Coordena projetos de pesquisa com fomento do CNPq e da CAPES. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

 

Gladis Camarini, Centro Universitário do Sul de Minas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Laboratoire des Materiaux et Durabilité des Constructions (LMDC) do Institut National des Sciences Apliquées (INSA, Toulouse, França, 1998). Diploma DRIT - Diplôme de Recherche de l'INSA de Toulouse em 1998. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, São José dos Campos, Brasil, 2008). Pós-doutorado no Instituto de Ciencia e Tecnología del Hormigón (ICITECH), da Escola Politécnica de Valência (UPV) (Valência, Espanha, 2012). Atualmente é professora titular da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG, e coordena o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional. Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Professora e pesquisadora voluntária do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Assessora ad-hoc da CAPES, do CNPq, da FAPESP, da Unicamp (SAE, FAEPEX, PIBIC). Assessora científica de vários periódicos nacionais e internacionais, assessora científica de eventos. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Arquitetura, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, nos temas: materiais para construção, aglomerantes minerais, argamassas, concretos e reciclagem de materiais. Atua também em gerenciamento do projeto e do produto, gerenciamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento sustentável e economia circular e reaproveitamento de resíduos industriais e de construção. 

Referências

ALMEIDA, A.M.O. A pesquisa em representações sociais: proposições teórico-metodológicas. In: Santos, Maria de Fatima S; Almeida, Leda Maria (org.). Diálogos com a Teoria das representações sociais. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2005

ALMEIDA, I. B. P.; BATISTA, S. S. Educação profissional no contexto das reformas curriculares para o ensino médio no Brasil. EccoS Revista Científica, São Paulo, n. 41, p. 17-29, 2016. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71550055002 Acesso em: 14 abr. 2022.

ALMEIDA, M. E. G. G.; MAGALHAES, A. S. Escolha profissional na contemporaneidade: projeto individual e projeto familiar. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 205-214, dez. 2011.

ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/302. pdf Acesso em: 10 ago. 2019.

ARAÚJO, R. M. A reforma do Ensino Médio do governo Temer, a educação básica mínima e o cerco ao futuro dos jovens pobres. HOLOS, [S.l.], v. 8, p. 219-232, dez. 2018. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7065 Acesso em: 7 abr. 2020.

BARBER-MADDEN, R.; SANTOS, T. F. (org.). A juventude brasileira no contexto atual e em cenário futuro. UNFPA Brasil, 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOCK, S. D. A escolha profissional de sujeitos de baixa renda recém-egressos do ensino médio. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2008.

BRASIL. Medida provisória n. 746, de 22 de setembro de 2016. Diário Oficial da União: seção 1, Edição Extra, Brasília, DF, ano 184-A, p. 1-2, 16 set. 2016.

BRASIL. Lei nº 13.415/2017, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm Acesso em: 10 set. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRaMuTeQ: Um Software Gratuito para Pesquisa de Dados Textuais. Temas em Psicologia, Vol. 21, nº 2, p. 513-518, 2013.

DUVEEN, G. Introdução: o poder das ideias. In: MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2015.

FARIAS. D. S. Juventude, escolarização e projeto de vida: Representações Sociais dos Jovens de Bragança/Amazônia Paraense. 2018. Tese (Doutorado em Educação) Instituto de Ciência da Educação. Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, 2018.

FERREIRA, A. C. O. A Representação Social do trabalho para adolescentes trabalhadores. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano) Universidade de Taubaté, Taubaté/SP, 2014.

FERRETTI, C. J. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, São Paulo, 32, n. 93, p. 25-42, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200025&lng=en&nrm=iso Acesso em: 7 abr. 2022.

FERRETTI, C. J.; SILVA, M. R. Reforma do Ensino Médio no contexto da Medida Provisória Nº 746/2016: estado, currículo e disputas por hegemonia. Educação & Sociedade. Campinas, v. 38, n. 139, p. 385-404, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000200385&lng=en&nrm=iso Acesso em: 6 abr. 2020.

GONÇALVES, A. M.; DEITOS, R. A. Competências gerais da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos. EccoS – Revista Científica, 0(52), e10678. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n52.10678 Acesso 17 out. 2023.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD contínua 2023 Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pnadct/tabelas Acesso em: 14 mar. 2023.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo do Ensino Superior - 2022. Brasília: Inep, 2022

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (org.). As representações Sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001.

JODELET, D. Sobre as funções e os efeitos das representações sociais nos planos individual e social. Conferência proferida na XII Jornada Internacional sobre Representações Sociais e X Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2023, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: UERJ, 2023.

JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber – Representações, comunidade e cultura. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

KLEIN, A. M. Projetos de vida e escola: a percepção de estudantes do ensino médio sobre a contribuição das experiências escolares aos seus projetos de vida. 2011. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo, 2011.

KLEIN, A. M.; ARANTES, V. A. Projetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 135-154, Mar. 2016

MACHADO, N. J. A vida, o jogo, o projeto. Seminários de estudos em epistemologia e didática. SEED-FEUSP, 2005.

MARCELINO, M. Q. S.; CATAO, M. F. F. M.; LIMA, C. M. P. Representações sociais do projeto de vida entre adolescentes no ensino médio. Revista Psicologia, Ciência e Profissão. Brasília, v. 29, n. 3, p. 544-557, set. 2009.

MARKOVÁ, I. Dialogicidade e representações sociais: as dinâmicas da mente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

MARKOVÁ, I. A fabricação da teoria de representações sociais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 163, p. 358-375, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000100358&lng=en&nrm=iso Acesso em 24 jun. 2020.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MOSCOVICI, S. Notes towards a description of social representations. European Journal of Social Psychology, 8(3), p. 211–250, 1988. Tradução de Glaucia Alves Vieira.

MOSCOVICI, S. Psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2015

NASCIMENTO, I. P. Educação e Projeto de vida de adolescentes do ensino médio. EccoS Revista Científica [en linea]. n. 31, p. 83-100, 2013. Disponível em https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71529334006 Acesso em: 30 nov. 2019.

PINHEIRO, V. P. G.; ARANTES, V. A. Values and Feelings in Young Brazilians’ Purposes. Paidéia. Ribeirão Preto, v. 25, n. 61, p. 201-209, 2015.

SÁ, C. P. A Construção do Objeto de Pesquisa em Representações Sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.

SÁ, C. P. As representações sociais na história recente e na atualidade da Psicologia Social. In: JACÓ-VILELA, A. M.; FERREIRA, A. A. L.; PORTUGAL, F. T. História da Psicologia – Rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau, 2011.

SANTANA, L. M. Representações sociais de ensino médio por estudantes de escolas públicas e projetos de vida. 2022 Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2022.

SANTANA, L. M. Representações Sociais da escolha profissional pelos alunos do Ensino Médio campo/cidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano). Universidade de Taubaté. Taubaté, 2017.

SILVA, R. P. L. As Representações Sociais do Ensino Médio Profissionalizante para alunos de escolas públicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano) Universidade de Taubaté, Taubaté/SP, 2020.

SOUSA, C. P. Estudos de representações sociais em educação. Psicologia da Educação. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados/PUC-SP. São Paulo, 14/15, 1º e 2º sem. p. 285-323, 2002.

VALA, J.; CASTRO, P. Pensamento Social e Representações sociais. In: VALA, J.; MONTEIRO, M. B. (org.). Psicologia Social. 10. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.

WELLER, W. Jovens no Ensino Médio: projeto de vida e perspectiva de futuro. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (org.). Juventude e Ensino Médio: Sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

WACHELKE, J.; WOLTER, R. Critérios de construção e relato da Análise Prototípica para Representações Sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol. 27, n. 4, p. 521-526, out-dez, 2011.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

SANTANA, L. M.; QUERIDO DE OLIVEIRA CHAMON, E. M.; CAMARINI, G. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROJETO DE VIDA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024038, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2604. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2604. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê