INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA APLICADA AO ENSINO INCLUSIVO DE LINGUAGENS
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2738Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, Educação Inclusiva, Personalização do ensinoResumo
Este artigo tem como objeto de estudo uma análise de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (IAGen) para a personalização do ensino de linguagens. A pesquisa justifica-se pela relevância de que a IAGen consiga alcançar um espaço mais significativo enquanto recurso que pode favorecer o trabalho pedagógico e inclusivo. Teve como objetivo investigar como a inteligência artificial pode ser integrada em práticas pedagógicas para o ensino inclusivo de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa a partir de levantamento bibliográfico e seleção de ferramentas de IAGen, seguidos de análise de conteúdo (Bardin, 2016) gerado por cada uma delas, quais sejam: Google Gemini, Microsoft Copilot e ChatGPT. Como resultado, as três IAGens responderam aos prompst gerando atividades e adaptações possíveis de contribuir com a aprendizagem da linguagem de crianças com deficiência relacionada ao desenvolvimento cognitivo.
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