INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA APLICADA AO ENSINO INCLUSIVO DE LINGUAGENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2738

Palavras-chave:

Inteligência Artificial Generativa, Educação Inclusiva, Personalização do ensino

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo uma análise de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (IAGen) para a personalização do ensino de linguagens. A pesquisa justifica-se pela relevância de que a IAGen consiga alcançar um espaço mais significativo enquanto recurso que pode favorecer o trabalho pedagógico e inclusivo. Teve como objetivo investigar como a inteligência artificial pode ser integrada em práticas pedagógicas para o ensino inclusivo de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa a partir de levantamento bibliográfico e seleção de ferramentas de IAGen, seguidos de análise de conteúdo (Bardin, 2016) gerado por cada uma delas, quais sejam: Google Gemini, Microsoft Copilot e ChatGPT. Como resultado, as três IAGens responderam aos prompst gerando atividades e adaptações possíveis de contribuir com a aprendizagem da linguagem de crianças com deficiência relacionada ao desenvolvimento cognitivo.

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Biografia do Autor

Jackeline Sousa Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Letras pela UFCG (2018); Especialista em Língua Portuguesa (2008); Licenciada em Pedagogia pela UECE (2003); Licenciada em Letras pela UFC (2014) e Professora Assistente da UECE. Atua nas áreas de leitura, escrita, letramento literário e novas tecnologias.

 

Cícera Alves Agostinho de Sá , Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da UERN; Mestra em Letras pelo PPGL, da UERN; Especialista em Língua Portuguesa e Arte-Educação e  Licenciada em Letras pela URCA. Professora Assistente da FECLI/UECE e da SEDUC-CE.

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

SILVA, J. S. .; SÁ , C. A. A. de. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA APLICADA AO ENSINO INCLUSIVO DE LINGUAGENS. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024054, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2738. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2738. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos