CARACTERIZAÇÃO DA AUTONOMIA DO PESQUISADOR EDUCACIONAL E ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE A PARTIR DO ESTUDO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2600Palavras-chave:
Autonomia, Pesquisa em Educação, Formação de pesquisadoresResumo
Apresentamos neste artigo os resultados de um estudo que teve como objetivo compreender quais características atribui-se à autonomia dos pesquisadores em Educação, pelo referencial teórico da área, a ponto de organizá-las de modo a formar um instrumento de análise para estudos futuros. Para tanto, adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a Análise de Conteúdo, delimitada aos artigos publicados no Brasil, no Portal de Periódicos da CAPES, nos últimos 32 anos. Os resultados nos possibilitaram inferir que o referencial analisado caracterizou a autonomia dos pesquisadores em Educação, a partir das atividades que esses profissionais realizaram, em seus processos de formação e prática profissional, sob a presença e ausência do interesse e da liberdade, em relações que envolveram a ética, habilidades e disposições políticas, o próprio conhecimento, e, em algumas situações, o exercício da docência. Dentre outras interpretações, concluímos que os dados que compõem as publicações estudadas apresentaram qualidade descritiva, e que o instrumento analítico que elaboramos demonstrou potencial para a análise da autonomia em diferentes contextos de atuação dos pesquisadores. Por fim, consideramos a respeito da formação e da atuação de pesquisadores educacionais na atualidade, e de encaminhamentos para estudos futuros.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em educação: desafios contemporâneos. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 43-57, 2006.
ARRUDA, S. M.; VILLANI, A. Formação em serviço de professores de ciências no Brasil: contribuições da psicanálise. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 3, 2001, Atibaia. Anais... Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2001.
BERKENBROCK-ROSITO, M. Formação de Professores Pesquisadores: uma experiência de desenvolvimento da autonomia e da emancipação dos sujeitos. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 23, n. 1, p. 41-64, 2019.
CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portal de periódicos CAPES: Quem somos. 2023. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.
php/sobre/quem-somos.html. Acesso em: 15 jun. 2023.
CAREGNATO, C. E.; MIORANDO, B. S.; LEITE, D. Domínios de ação de pesquisadores em Educação no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. contínuo, p. 1-19, 2022.
FARTES, V. L. B. A cultura profissional dos grupos de pesquisa nos institutos federais: uma comunidade de práticas? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 154, p. 850-874, 2014.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. 3.ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2010, 87p. (Série Pesquisa, 1).
MACHADO, E. S. Autonomia do aprendiz de ciências sob as perspectivas da relação com o saber e das configurações de aprendizagem. 2020. 119 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.
MAIA, J. M. E; MEDEIROS, J. Autonomia e trabalho intelectual na pós-graduação em Ciências Sociais. Revista Brasileira de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p. 228-255, 2021.
SAVI NETO, P.; FARE, M. De La; SILVA, D. S. da. Ética, autonomia e pesquisa em educação: questionamentos à regulação brasileira da conduta dos pesquisadores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, jan. 2020.
SEVERINO, A. J. Ética e pesquisa: autonomia e heteronomia na prática científica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 158, p. 776-792. 2015.
TEIXEIRA, L. A.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, p. 525-541, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elaine da Silva Machado, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Pasos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).