CARACTERIZAÇÃO DA AUTONOMIA DO PESQUISADOR EDUCACIONAL E ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE A PARTIR DO ESTUDO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2600

Palavras-chave:

Autonomia, Pesquisa em Educação, Formação de pesquisadores

Resumo

Apresentamos neste artigo os resultados de um estudo que teve como objetivo compreender quais características atribui-se à autonomia dos pesquisadores em Educação, pelo referencial teórico da área, a ponto de organizá-las de modo a formar um instrumento de análise para estudos futuros. Para tanto, adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a Análise de Conteúdo, delimitada aos artigos publicados no Brasil, no Portal de Periódicos da CAPES, nos últimos 32 anos. Os resultados nos possibilitaram inferir que o referencial analisado caracterizou a autonomia dos pesquisadores em Educação, a partir das atividades que esses profissionais realizaram, em seus processos de formação e prática profissional, sob a presença e ausência do interesse e da liberdade, em relações que envolveram a ética, habilidades e disposições políticas, o próprio conhecimento, e, em algumas situações, o exercício da docência. Dentre outras interpretações, concluímos que os dados que compõem as publicações estudadas apresentaram qualidade descritiva, e que o instrumento analítico que elaboramos demonstrou potencial para a análise da autonomia em diferentes contextos de atuação dos pesquisadores. Por fim, consideramos a respeito da formação e da atuação de pesquisadores educacionais na atualidade, e de encaminhamentos para estudos futuros.

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Biografia do Autor

Elaine da Silva Machado, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisadora Educacional no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Grupo de Pesquisa em Ciência e Matemática (EDUCIM). Bolsista de Pós-doutorado (CNPq). 

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação, Universidade de São Paulo (USP). Professor sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professor visitante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil. Grupo de Pesquisa em Ciência e Matemática (EDUCIM). 

Marinez Meneghello Pasos, Universidade Estadual de Londrina

Marinez Meneghello Passos

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil. Grupo de Pesquisa em Ciência e Matemática (EDUCIM). 

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Publicado

2024-06-03

Como Citar

MACHADO, E. da S.; DE MELLO ARRUDA, S.; MENEGHELLO PASOS, M. CARACTERIZAÇÃO DA AUTONOMIA DO PESQUISADOR EDUCACIONAL E ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE A PARTIR DO ESTUDO DA LITERATURA . Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024019, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2600. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2600. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos