CARACTERIZAÇÃO DA AUTONOMIA DO PESQUISADOR EDUCACIONAL E ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE A PARTIR DO ESTUDO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2600

Palavras-chave:

Autonomia, Pesquisa em Educação, Formação de pesquisadores

Resumo

Apresentamos neste artigo os resultados de um estudo que teve como objetivo compreender quais características atribui-se à autonomia dos pesquisadores em Educação, pelo referencial teórico da área, a ponto de organizá-las de modo a formar um instrumento de análise para estudos futuros. Para tanto, adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a Análise de Conteúdo, delimitada aos artigos publicados no Brasil, no Portal de Periódicos da CAPES, nos últimos 32 anos. Os resultados nos possibilitaram inferir que o referencial analisado caracterizou a autonomia dos pesquisadores em Educação, a partir das atividades que esses profissionais realizaram, em seus processos de formação e prática profissional, sob a presença e ausência do interesse e da liberdade, em relações que envolveram a ética, habilidades e disposições políticas, o próprio conhecimento, e, em algumas situações, o exercício da docência. Dentre outras interpretações, concluímos que os dados que compõem as publicações estudadas apresentaram qualidade descritiva, e que o instrumento analítico que elaboramos demonstrou potencial para a análise da autonomia em diferentes contextos de atuação dos pesquisadores. Por fim, consideramos a respeito da formação e da atuação de pesquisadores educacionais na atualidade, e de encaminhamentos para estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine da Silva Machado, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisadora Educacional no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Grupo de Pesquisa em Ciência e Matemática (EDUCIM). Bolsista de Pós-doutorado (CNPq). 

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação, Universidade de São Paulo (USP). Professor sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professor visitante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil. Grupo de Pesquisa em Ciência e Matemática (EDUCIM). 

Marinez Meneghello Pasos, Universidade Estadual de Londrina

Marinez Meneghello Passos

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil. Grupo de Pesquisa em Ciência e Matemática (EDUCIM). 

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em educação: desafios contemporâneos. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 43-57, 2006.

ARRUDA, S. M.; VILLANI, A. Formação em serviço de professores de ciências no Brasil: contribuições da psicanálise. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 3, 2001, Atibaia. Anais... Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2001.

BERKENBROCK-ROSITO, M. Formação de Professores Pesquisadores: uma experiência de desenvolvimento da autonomia e da emancipação dos sujeitos. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 23, n. 1, p. 41-64, 2019.

CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portal de periódicos CAPES: Quem somos. 2023. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.

php/sobre/quem-somos.html. Acesso em: 15 jun. 2023.

CAREGNATO, C. E.; MIORANDO, B. S.; LEITE, D. Domínios de ação de pesquisadores em Educação no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. contínuo, p. 1-19, 2022.

FARTES, V. L. B. A cultura profissional dos grupos de pesquisa nos institutos federais: uma comunidade de práticas? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 154, p. 850-874, 2014.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. 3.ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2010, 87p. (Série Pesquisa, 1).

MACHADO, E. S. Autonomia do aprendiz de ciências sob as perspectivas da relação com o saber e das configurações de aprendizagem. 2020. 119 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.

MAIA, J. M. E; MEDEIROS, J. Autonomia e trabalho intelectual na pós-graduação em Ciências Sociais. Revista Brasileira de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p. 228-255, 2021.

SAVI NETO, P.; FARE, M. De La; SILVA, D. S. da. Ética, autonomia e pesquisa em educação: questionamentos à regulação brasileira da conduta dos pesquisadores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, jan. 2020.

SEVERINO, A. J. Ética e pesquisa: autonomia e heteronomia na prática científica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 158, p. 776-792. 2015.

TEIXEIRA, L. A.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, p. 525-541, 2015.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

MACHADO, E. da S.; DE MELLO ARRUDA, S.; MENEGHELLO PASOS, M. CARACTERIZAÇÃO DA AUTONOMIA DO PESQUISADOR EDUCACIONAL E ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE A PARTIR DO ESTUDO DA LITERATURA . Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024019, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2600. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2600. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos