ENTRE NORMATIVAS E EXPERIÊNCIA: Estágio Docência na Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2695

Palavras-chave:

Estágio Docência, Pós-Graduação, Educação

Resumo

Este relato objetiva analisar o Estágio Docência, a partir das experiências vivenciadas no período letivo de 2023.2, na Universidade Federal da Paraíba, por dois estagiários(as) doutorandos(as) na disciplina Didática, no Centro de Educação da referida Instituição. Inicialmente, apresentamos os principais estudos produzidos sobre a realidade do Estágio Docência nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Posteriormente, evidenciamos algumas reflexões sobre documentos normativos que orientam as práticas do Estágio Docência no PPGE da UFPB. Por fim, trazemos alguns elementos sobre as vivências realizadas na disciplina Didática, campo de atuação do Estágio Docência. Por meio deste relato, compreendemos que as especificidades do Estágio Docência podem variar de acordo com os Programas de Pós-Graduação nos quais esse estágio está inserido e como as experiências podem contribuir significativamente para o processo de construção de identidade docente de um(a) pós-graduando(a).

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Biografia do Autor

Diógenes Oliveira Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do grupo de pesquisa Memória, História e Educação UFPB/CNPq.

Isabela Nathália Nunes Tristão , Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Bolsista pela FAPESQ/UFPB. Membro do grupo do pesquisa Memória, História e Educação UFPB/CNPq.

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada IV - Departamento de Metodologia da Educação, da Universidade Federal da Paraíba, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Editora da Revista Temas em Educação. Pesquisadora FAPESQ/PB. Líder do grupo de pesquisa Memória, História e Educação UFPB/CNPq.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

OLIVEIRA PEREIRA, D.; NATHÁLIA NUNES TRISTÃO , I.; SENA, F. ENTRE NORMATIVAS E EXPERIÊNCIA: Estágio Docência na Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024061, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2695. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2695. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

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Artigos