SISTEMA MODULAR DE ENSINO MÉDIO: DA IMPLANTAÇÃO AO ESVAZIAMENTO NA VILA DE CURUAI-PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2520

Palavras-chave:

Evasão escolar, Sistema modular, Ensino médio

Resumo

Este artigo é resultado de dissertação de mestrado, cujo tema foi revisado e atualizado. Teve por objetivo compreender o problema da evasão escolar no Sistema Modular de Ensino (SOME), na Vila de Curuai, do município de Santarém-PA. A metodologia articulou revisão bibliográfica e estudo de campo, partindo de hipóteses colhidas das observações, anteriores à pesquisa realizada in loco, tais como: a falta de investimentos por parte do governo para melhoria das condições físicas da escola; condições socioeconômicas dos alunos; carência de materiais didáticos para o desempenho das atividades  escolares; ausência de transporte para o deslocamento dos alunos até a escola-polo; e a necessidade dos alunos de acompanhar os pais durante a vazante para as atividades econômicas da vila, como a pesca e agropecuária. A pesquisa de campo resultou da aplicação de questionários, cuja amostra foi composta por 70 alunos de diferentes turmas de 2º ano do Sistema Modular de Ensino na Vila de Curuai e 12 (doze) professores. O estudo confirmou as hipóteses com prevalência da motivação socioeconômica. Conclui-se que todo programa educacional não pode ser simplesmente copiado de um contexto e aplicado em outro, mas, sobretudo, adaptado a cada realidade. No caso da Vida de Curuai, é necessário pensar na reorganização curricular que atenda a diversidade do ecossistema, com a participação dos principais interessados, neste caso, o público atendido. Outrossim, faz-se necessária ainda a articulação junto a outras políticas sociais que garantam a permanência do aluno na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis do Nascimento Costa, Universidad Tecnológica Intercontinental

Mestre em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (Assunção-Paraguai). Professor da Secretaria Estadual de Educação do Pará. Gestor da Diretoria Regional de Ensino – DRE-Santarém.

Referências

ARROYO, M. G. da. Escola coerente à Escola possível. São Paulo: Loyola, 1997 – (Coleção Educação Popular – no 8).

ALEPA. Assembléia Legislativa do Estado do Pará. Deputados comemoram os 43 anos do Sistema Modular de Ensino. 14 abr. 2023. Reportagem de Carlos Boução, Edição: Dina Santos, AID - Comunicação Social. Disponível em: https://www.alepa.pa.gov.br/noticia/9052/. Acesso em: 17 set. 2023.

BRELAZ, W. SOME: uma abordagem normativa. Temas jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará – Sintep. Disponível em: http://juridicosintepp.blogspot.com/2016/03/some-uma-abordagem-normativa-i.html. Acesso em: 01 set. 2023.

FOLHES, R. T. O Lago Grande do Curuai: história fundiária, usos da terra e relações de poder numa área de transição várzea-terra firme na Amazônia. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Belém, 2016; Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle, Institut des Hautes Etudes de L‘Amérique Latine, Ecole Doctorale 122, Paris, 2016. Disponível em: https://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9918. Acesso em: 01 set. 2023.

HERNÁNDEZ, F. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 2008.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2023. Educação na PNAD Contínua 2022. Brasília: IBGE, 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/8100b5c6e47300b5b9596ced07156eda.pdf. Acesso em: 10/06/2023.

KRAMER, S. A política do Pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Achaimé, 1990.

LIMA, J. S. S. de; SOUSA, A. da S. Q. O Programa Bolsa Família no município de Elói de Souza/RN: a condicionalidade relativa à frequência escolar contribui para a permanência dos estudantes? Revista Êxitus, Santarém/PA, v. 7, n. 1, p. 131-159, jan./abr. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602017000100131&lng=pt&nrm=iso. Acesso: 22 ago. 2023.

MENEGOLA, M. Proposta curricular – 2o segmento. Brasília. Ação educativa: SEF, 2002.

PARÁ. Diário Oficial do Estado do Pará. Gabinete do Governador. Lei nº 7.806, de 29 de abril de 2014. Dispõe sobre a regulamentação e o funcionamento do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, e dá outras providências. DOE, cad. 1, p. 5-6. 30 abr. 2014. Disponível em: https://www.ioepa.com.br/pages/2014/2014.04.30.DOE.pdf. Acesso em 18 set. 2023.

PILETTI, N. Psicologia Educacional. 8. ed. São Paulo: Ática, 1997.

Downloads

Publicado

2024-02-10

Como Citar

COSTA, F. de A. do N. SISTEMA MODULAR DE ENSINO MÉDIO: DA IMPLANTAÇÃO AO ESVAZIAMENTO NA VILA DE CURUAI-PARÁ. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024011, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2520. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2520. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos