SISTEMA MODULAR DE ENSINO MÉDIO: DA IMPLANTAÇÃO AO ESVAZIAMENTO NA VILA DE CURUAI-PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2520

Palavras-chave:

Evasão escolar, Sistema modular, Ensino médio

Resumo

Este artigo é resultado de dissertação de mestrado, cujo tema foi revisado e atualizado. Teve por objetivo compreender o problema da evasão escolar no Sistema Modular de Ensino (SOME), na Vila de Curuai, do município de Santarém-PA. A metodologia articulou revisão bibliográfica e estudo de campo, partindo de hipóteses colhidas das observações, anteriores à pesquisa realizada in loco, tais como: a falta de investimentos por parte do governo para melhoria das condições físicas da escola; condições socioeconômicas dos alunos; carência de materiais didáticos para o desempenho das atividades  escolares; ausência de transporte para o deslocamento dos alunos até a escola-polo; e a necessidade dos alunos de acompanhar os pais durante a vazante para as atividades econômicas da vila, como a pesca e agropecuária. A pesquisa de campo resultou da aplicação de questionários, cuja amostra foi composta por 70 alunos de diferentes turmas de 2º ano do Sistema Modular de Ensino na Vila de Curuai e 12 (doze) professores. O estudo confirmou as hipóteses com prevalência da motivação socioeconômica. Conclui-se que todo programa educacional não pode ser simplesmente copiado de um contexto e aplicado em outro, mas, sobretudo, adaptado a cada realidade. No caso da Vida de Curuai, é necessário pensar na reorganização curricular que atenda a diversidade do ecossistema, com a participação dos principais interessados, neste caso, o público atendido. Outrossim, faz-se necessária ainda a articulação junto a outras políticas sociais que garantam a permanência do aluno na escola.

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Biografia do Autor

Francisco de Assis do Nascimento Costa, Universidad Tecnológica Intercontinental

Mestre em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (Assunção-Paraguai). Professor da Secretaria Estadual de Educação do Pará. Gestor da Diretoria Regional de Ensino – DRE-Santarém.

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Publicado

2024-02-10

Como Citar

COSTA, F. de A. do N. SISTEMA MODULAR DE ENSINO MÉDIO: DA IMPLANTAÇÃO AO ESVAZIAMENTO NA VILA DE CURUAI-PARÁ. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024011, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2520. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2520. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos