SISTEMA MODULAR DE ENSINO MÉDIO: DA IMPLANTAÇÃO AO ESVAZIAMENTO NA VILA DE CURUAI-PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2520Palavras-chave:
Evasão escolar, Sistema modular, Ensino médioResumo
Este artigo é resultado de dissertação de mestrado, cujo tema foi revisado e atualizado. Teve por objetivo compreender o problema da evasão escolar no Sistema Modular de Ensino (SOME), na Vila de Curuai, do município de Santarém-PA. A metodologia articulou revisão bibliográfica e estudo de campo, partindo de hipóteses colhidas das observações, anteriores à pesquisa realizada in loco, tais como: a falta de investimentos por parte do governo para melhoria das condições físicas da escola; condições socioeconômicas dos alunos; carência de materiais didáticos para o desempenho das atividades escolares; ausência de transporte para o deslocamento dos alunos até a escola-polo; e a necessidade dos alunos de acompanhar os pais durante a vazante para as atividades econômicas da vila, como a pesca e agropecuária. A pesquisa de campo resultou da aplicação de questionários, cuja amostra foi composta por 70 alunos de diferentes turmas de 2º ano do Sistema Modular de Ensino na Vila de Curuai e 12 (doze) professores. O estudo confirmou as hipóteses com prevalência da motivação socioeconômica. Conclui-se que todo programa educacional não pode ser simplesmente copiado de um contexto e aplicado em outro, mas, sobretudo, adaptado a cada realidade. No caso da Vida de Curuai, é necessário pensar na reorganização curricular que atenda a diversidade do ecossistema, com a participação dos principais interessados, neste caso, o público atendido. Outrossim, faz-se necessária ainda a articulação junto a outras políticas sociais que garantam a permanência do aluno na escola.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. da. Escola coerente à Escola possível. São Paulo: Loyola, 1997 – (Coleção Educação Popular – no 8).
ALEPA. Assembléia Legislativa do Estado do Pará. Deputados comemoram os 43 anos do Sistema Modular de Ensino. 14 abr. 2023. Reportagem de Carlos Boução, Edição: Dina Santos, AID - Comunicação Social. Disponível em: https://www.alepa.pa.gov.br/noticia/9052/. Acesso em: 17 set. 2023.
BRELAZ, W. SOME: uma abordagem normativa. Temas jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará – Sintep. Disponível em: http://juridicosintepp.blogspot.com/2016/03/some-uma-abordagem-normativa-i.html. Acesso em: 01 set. 2023.
FOLHES, R. T. O Lago Grande do Curuai: história fundiária, usos da terra e relações de poder numa área de transição várzea-terra firme na Amazônia. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Belém, 2016; Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle, Institut des Hautes Etudes de L‘Amérique Latine, Ecole Doctorale 122, Paris, 2016. Disponível em: https://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9918. Acesso em: 01 set. 2023.
HERNÁNDEZ, F. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 2008.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2023. Educação na PNAD Contínua 2022. Brasília: IBGE, 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/8100b5c6e47300b5b9596ced07156eda.pdf. Acesso em: 10/06/2023.
KRAMER, S. A política do Pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Achaimé, 1990.
LIMA, J. S. S. de; SOUSA, A. da S. Q. O Programa Bolsa Família no município de Elói de Souza/RN: a condicionalidade relativa à frequência escolar contribui para a permanência dos estudantes? Revista Êxitus, Santarém/PA, v. 7, n. 1, p. 131-159, jan./abr. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602017000100131&lng=pt&nrm=iso. Acesso: 22 ago. 2023.
MENEGOLA, M. Proposta curricular – 2o segmento. Brasília. Ação educativa: SEF, 2002.
PARÁ. Diário Oficial do Estado do Pará. Gabinete do Governador. Lei nº 7.806, de 29 de abril de 2014. Dispõe sobre a regulamentação e o funcionamento do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, e dá outras providências. DOE, cad. 1, p. 5-6. 30 abr. 2014. Disponível em: https://www.ioepa.com.br/pages/2014/2014.04.30.DOE.pdf. Acesso em 18 set. 2023.
PILETTI, N. Psicologia Educacional. 8. ed. São Paulo: Ática, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco de Assis do Nascimento Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).