VERBALIZAÇÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE ESCRITA ACADÊMICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2742

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Verbalização, Professoras alfabetizadoras

Resumo

Este estudo, financiado pela FUNCAP por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científico-tecnológica (BICT), teve o objetivo de analisar as verbalizações de professoras alfabetizadoras de escolas públicas municipais de Fortaleza-CE sobre seus processos de escrita acadêmica e práticas pedagógicas. A pesquisa, fundamentada no conceito de verbalização de Barré-de Miniac (2008), adotou uma abordagem qualitativa (Minayo, 1994) e utilizou entrevistas semiestruturadas com sete professoras selecionadas por lecionarem no ciclo de alfabetização e por terem participado das fases anteriores da pesquisa. Os resultados revelaram que estratégias como a consciência metatextual e o uso de fichamentos e resumos contribuem para a coesão textual e a organização do pensamento em suas produções. Além disso, a reflexão e a narração destacaram-se como ferramentas essenciais para a prática pedagógica, levando as professoras a perceberem a criança como produtora ativa de sentidos, o que tem aprimorado suas metodologias de ensino.

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Biografia do Autor

Elaine Vieira de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia, é professora efetiva da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza e atua no ciclo de alfabetização. É membro integrante do Laboratório de Estudos da Escrita (GRAFÍ-UFC).

Maria Esteviane Lima Castro, Universidade Federal do Ceará

Estudante de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. É bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É membro integrante do Laboratório de Estudos da Escrita (GRAFÍ-UFC).

Messias Dieb, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela UFC, onde é professor, e pesquisador do γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita. Concluiu estágio pós-doutoral em Educação (2016), na Universidade da Califórnia - Santa Barbara (UCSB/USA), com supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman.

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

ALMEIDA, E. V. de .; CASTRO, M. E. L. .; DIEB, M. . VERBALIZAÇÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE ESCRITA ACADÊMICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024052, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2742. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2742. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos