VERBALIZAÇÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE ESCRITA ACADÊMICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2742Palavras-chave:
Escrita acadêmica, Verbalização, Professoras alfabetizadorasResumo
Este estudo, financiado pela FUNCAP por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científico-tecnológica (BICT), teve o objetivo de analisar as verbalizações de professoras alfabetizadoras de escolas públicas municipais de Fortaleza-CE sobre seus processos de escrita acadêmica e práticas pedagógicas. A pesquisa, fundamentada no conceito de verbalização de Barré-de Miniac (2008), adotou uma abordagem qualitativa (Minayo, 1994) e utilizou entrevistas semiestruturadas com sete professoras selecionadas por lecionarem no ciclo de alfabetização e por terem participado das fases anteriores da pesquisa. Os resultados revelaram que estratégias como a consciência metatextual e o uso de fichamentos e resumos contribuem para a coesão textual e a organização do pensamento em suas produções. Além disso, a reflexão e a narração destacaram-se como ferramentas essenciais para a prática pedagógica, levando as professoras a perceberem a criança como produtora ativa de sentidos, o que tem aprimorado suas metodologias de ensino.
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