Impactos do bullying na autoestima escolar de estudantes do Ensino Médio e Superior do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2541

Palavras-chave:

violência escolar, direitos humanos, universidade

Resumo

O bullying é um comportamento agressivo e repetitivo realizado de forma intencional visando prejudicar um indivíduo. Esse tipo de violência é uma preocupação mundial e no Brasil não é diferente, sendo foco de pesquisas da UNESCO e Órgãos de Segurança Pública Nacional. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi avaliar o impacto que o bullying, no contexto escolar e acadêmico, tem na autoestima dos estudantes do Ensino Médio (EM) e Ensino Superior (ES) no Distrito Federal. Para isso, foi utilizado dois questionários: um para verificar a ocorrência de bullying e o outro a autoestima. Participaram da pesquisa 56 estudantes do EM e 60 estudantes do ES. Os questionários foram analisados e se mostraram adequados estatisticamente. Os casos de bullying no EM se mostraram superior aos do ES, sendo que no EM o papel mais expressivo foi o de vítima, enquanto no ES foi o neutro. Além disso, estudantes negros e LGBTQIAPN+ sofreram mais violências do que brancos e os que se encontram no padrão heteronormativos. Em relação a autoestima, os menores valores mensurados foram para os papeis relacionados a vítima de bullying. Por outro lado, vítimas agressoras tiveram um aumento da autoestima o que explica parcialmente o ciclo de violência escolar. Assim, incentivamos mais pesquisas a fim de ampliar o mapeamento da violência escolar para que como comunidade possamos entender e agir, não tolerando nenhum tipo de agressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Alves de Sousa, Universidade de Brasília

Licenciando em Química na Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasil.

Evelyn Jeniffer de Lima Toledo, Universidade de Brasília

Doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEduC) na Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Motivação e Ensino de Ciências (GMEC) e do Clube de Ciências Glúons.

Referências

BANDEIRA, C. de M.; HUTZ, C. S. As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes. Psicologia Escolar e Educacional, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 131-138, 2010. DOI: 10.1590/s1413-85572010000100014.

BARNETT, J. E. H.; FISHER, K. W.; O’CONNELL, N.; FRANCO, K. Promoting upstander behavior to address bullying in schools. Middle School Journal, [S.L.], v. 50, n. 1, p. 6-11, jan. 2019. Informa UK Limited. DOI: 10.1080/00940771.2018.1550377.

BEANE, A. L. Proteja seu filho do bullying: impeça que ele maltrate os colegas ou seja maltratado por eles. Rio de Janeiro: Bestseller, 2010.

BLASCOVICH, J.; TOMAKA, J. Chapter 4: measures of self-esteem. In: ROBINSON, J. P. et al (ed.). Measures of Personality and Social Psychological Attitudes. San Diego: Academic Press, Inc, 1991. P. 1-753.

BOTTARI, E. Assassino deixa vídeo em que diz que bullying motivou o massacre de Realengo. O Globo, 2011. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/assassino-deixa-video-em-que-diz-que-bullying-motivou-massacre-de-realengo-2795782. Acesso em: 14 maio 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 14 maio 2024.

BRASIL. Lei n° 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Senado Federal, 6 ed. Brasília, maio 2023. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/611968. Acesso em: 14 maio 2024.

BRASIL. Lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Senado Federal, 7 ed. Brasília, ago. 2023. Disponível em: https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/642419. Acesso em: 14 maio 2024.

BRASIL. Decreto n° 7.037 de 21 de dezembro de 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de dez. 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7037.htm. Acesso em: 16 maio 2024.

BRASIL. Lei nº 13.185 de 06 de novembro de 2015.

Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying). Diário Oficial da União, Brasília, 09 de nov. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm. Acesso em: 16 maio 2024.

BRASIL. Lei n° 14.811 de 12 de janeiro de 2024. Institui medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de jan. 2024a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2024/Lei/L14811.htm. Acesso em: 14 maio 2024.

BRASIL. Decreto n 12.006 de 24 de abril de 2024. Institui o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas. Diário Oficial da União, Brasília, 24 de abr. 2024b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-12.006-de-24-de-abril-de-2024-556223723. Acesso em: 14 maio 2024.

BROTERO, M. Em depoimento, adolescente diz que atacou escola em SP porque sofria bullying. CNN Brasil, 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/em-depoimento-adolescente-diz-que-atacou-escola-em-sp-porque-sofria-bullying/. Acesso em: 14 maio 2024.

CNN. Morre aluno atingido por tiro em escola pública em Sobral, no Ceará. CNN Brasil, 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/morre-aluno-atingido-por-tiro-em-escola-publica-em-sobral-no-ceara/. Acesso em: 14 maio 2024.

ESPELAGE, D. L. Understanding the Complexity of School Bully Involvement. The Chautauqua Journal, [s. l], v. 2, n. 20, p. 1-23, 25 maio 2018. Disponível em: https://encompass.eku.edu/tcj/vol2/iss1/20. Acesso em: 14 maio 2024.

FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Versus Editora, 2005.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: Fbsp, 2023. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2023/07/anuario-2023.pdf. Acesso em: 14 maio 2024.

G1, RJ. Atirador entra em escola em Realengo, mata alunos e se suicida. Tragédia em Realengo, 2011. Disponível em: https://g1.globo.com/Tragedia-em-Realengo/noticia/2011/04/atirador-entra-em-escola-em-realengo-mata-alunos-e-se-suicida.html. Acesso em: 14 maio 2024.

GOLDWEBER, A.; WAASDORP, T. E.; BRADSHAW, C. P. Examining the link between forms of bullying behaviors and perceptions of safety and belonging among secondary school students. Journal of School Psychology, [S.L.] v. 51 n. 4, p. 469-485, 2013. DOI: 10.1016/j.jsp.2013.04.004

HARTER, S. The Construction of the Self: Developmental and Sociocultural Foundations. 2. Ed. Guilford Publications, 2012.

HUTZ, C. S.; ZANON, C. Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg. Avaliação Psicológica, Rio Grande do Sul, v. 10, n. 1, p. 41-49, abril 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100005. Acesso em: 14 maio 2024.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar: análise de indicadores comparáveis dos escolares do 9º ano do ensino fundamental. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. 193 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101955. Acesso em: 14 maio 2024.

NEWALL, M. Global Views on Cyberbullying. Estados Unidos: IPSOS, 2018. Disponível em: https://www.ipsos.com/sites/default/files/ct/news/documents/2018-06/cyberbullying_june2018.pdf. Acesso em: 14 maio 2024.

KOKKINOS, C. M.; ANTONIADOU, N.; MARKOS, A. Cyber-bullying: an investigation of the psychological profile of university student participants. Journal Of Applied Developmental Psychology, [S.L.], v. 35, n. 3, p. 204-214, maio-junho 2014. DOI: 10.1016/j.appdev.2014.04.001.

KOSCIW, J. G.; CLARK, C. M.; MENARD, L. The 2021 National School Climate Survey: The Experiences of LGBTQ+ Youth in Our Nation’s Schools. Nova York: GLSEN, 2022. Disponível em: https://www.glsen.org/sites/default/files/2022-10/NSCS-2021-Full-Report.pdf. Acesso em: 14 maio 2024.

LOPES NETO, A. A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 81, n. 5, p. 164-172, nov. 2005. DOI: 10.1590/S0021-75572005000700006.

MANZINI, R. G.; BRANCO, A. U. Bullying: escola e família enfrentando a questão. Porto Alegre: Mediação, 2017.

MEDEIROS, J. L. de. A escola que frequentamos: um passado de silêncio, preconceito e violência LGBTQIA+. Revista Exitus, Santarém, v. 13, e023066, p.01-23, 2023. DOI:10.24065/re.v13i1.2524

OLWEUS, D. Bully/victim problems among schoolchildren: Basic facts and effects of a school based intervention program. In: RUBIN, Kenneth H.; PEPLER, Debra J. The development and treatment of childhood aggression. Hillsdale: Psychology Press, p. 441-448, 1991.

PANÚNCIO-PINTO, M. P.; ALPES, M. F.; COLARES, M. F. A. Situações de Violência Interpessoal/Bullying na Universidade: recortes do cotidiano acadêmico de estudantes da área da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 43, n. 11, p. 537-546, 2019. DOI:10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190060.

PONTZER, D. A Theoretical Test of Bullying Behavior: Parenting, Personality, and the Bully/Victim Relationship. Journal of Family Violence, Jacksonville, V. 25, 259–273, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s10896-009-9289-5

RESENDE, P. Veja o que já se sabe sobre o caso do aluno que atirou em colegas dentro de escola em Goiânia. G1 Goiás, 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/goias/noticia/veja-o-que-se-sabe-sobre-o-atentado-em-colegio-de-goiania.ghtml. Acesso em: 16 maio 2024

ROSENBERG, M. Society and the Adolescent Self-Image, Princeton: Princeton University Press, 1965. DOI: 10.1515/9781400876136

SBICIGO, J. B.; BANDEIRA, D. R.; DELL'AGLIO, D. D. Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR): validade fatorial e consistência interna. Psico-Usf, [S.L.], v. 15, n. 3, p. 395-403, dez. 2010. DOI: 10.1590/s1413-82712010000300012.

SINKKONEN, H.-M.; PUHAKKA, H.; MERILÄINEN, M. Bullying at a university: students’ experiences of bullying. Studies in Higher Education, Joensuu, v. 39, n.1, p.153–165, jan. 2012. DOI:10.1080/03075079.2011.649726.

SU, P.; WANG, G.; XIE, G.; CHEN, L.; CHEN, S.; HE, Y. Life Course Prevalence of Bullying among University Students in Mainland China: a multi-university study. Journal Of Interpersonal Violence, [S.L.], v. 37, n. 7-8, p. 5830-5840, 1 out. 2020. DOI:10.1177/0886260520963709.

TEIXEIRA, G. Manual antibullying: Para alunos, pais e professores. Rio de Janeiro: Bestseller, 2011.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Violência escolar e bullying: relatório sobre a situação mundial. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368092. Acesso em: 14 maio 2024.

VIZEU, R. Adolescente vítima de bullying mata colega a facadas no Piauí. Folha de S. Paulo, 2011. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2011/04/903464-adolescente-vitima-de-bullying-mata-colega-a-facadas-no-piaui.shtml. Acesso em: 14 maio 2024.

XAVIER, M. G. M. Psicanálise e Educação: um olhar sobre o fenômeno bullying. Revista Exitus. v.5, n.1, p.154-169, 2015.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

ALVES DE SOUSA, F.; TOLEDO, E. J. de L. Impactos do bullying na autoestima escolar de estudantes do Ensino Médio e Superior do Distrito Federal. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024026, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2541. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2541. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)