LITERATURA E EDUCAÇÃO: a importância das obras de Lima barreto no currículo da Educação Básica e na formação de identidades de estudantes negros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2496

Palavras-chave:

Literatura. Lima Barreto. Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a relevância do estudo sobre a literatura afro-brasileira nas escolas, considerando que as reflexões sobre obras e autores negros possam contribuir não só na luta contra o racismo como também na construção da identidade de alunos e alunas negras. Para tanto, será apresentado o romancista Lima Barreto, que foi silenciado por mostrar uma literatura de combate ao preconceito e discriminação. Para este trabalho, escolhemos seu livro Cemitério dos vivos. Utilizamos como suporte teórico-metodológico Candido (1965; 2004); ao mesmo tempo, consultamos Pollak (1989) para compreender o motivo do silenciamento do autor dentro e fora da Academia Brasileira de Letras. Recorremos a Saviani (2008; 2015) para problematizar a pouca frequência de utilização das obras do autor e para compreender a importância da Literatura na Educação Básica, ressaltando seu caráter formativo dentro das disciplinas que formam a base do currículo das Ciências Humanas. Denunciamos que esse silenciamento descumpre a legislação educacional –Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008 –, que determina a obrigatoriedade do ensino da cultura dos afrodescentes e da História da África na Educação Básica. Como resultados do trabalho, esperamos que, a obra e o autor possam contribuir para a formação da identidade de crianças negras na Educação Básica, da mesma forma que Cruz e Sousa e outros escritores negros e afrodescentes, que não foram silenciados –entre eles o próprio Machado de Assis.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Ribeiro Neto, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Graduado em História. Mestre e Doutor em Educação.  Atualmente é Professor Associado ao Departamento de Formação de Professores da Faculdade da Baixada (UERJ/FEBF) – Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura, Comunicação em Periferias na mesma instituição. Coordenador do grupo de pesquisa de História da Educação do Negro no Brasil. Autor do livro Tenha Piedade de Nós: uma análise da educação feminina do Educandário Nossa Senhora da Piedade em Paraíba do Sul de 1925-1930. Publicado pela Editora Letra Capital em 2013

Nadja Slemen, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Graduação em Letras – Espanhol. Possui Especialização em Língua Latina. Atualmente cursa o Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura, Comunicação (UERJ/FEBF)-Basil. Sob orientação do Professor Doutor Alexandre Ribeiro Neto desenvolve o projeto de pesquisa A importância da representatividade do negro na literatura infantojuvenil para construção da identidade na criança. Membra do grupo de Pesquisa História da Educação do Negro no Brasil.

Referências

AGUALUSA, J. E. Encantamentos.Folha de Poesia, 1 de julho de 1997. Disponível em: https://folhadepoesia.blogspot.com/2017/07/a-cura-pela-palavra.html. Acesso em: 15 ago. 2023.

BLANCHOT, M. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

CANDIDO, A. Direito a Literatura. In: CANDIDO, Antonio.Vários escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difusão Europeia de livro, 1972.

LIMA BARRETO, A. H. de. Cemitério dos vivos: memórias. São Paulo: Brasiliense, 1956.

LIMA BARRETO, A. H. de. Triste fim de Policarpo Quaresma. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2013.

MAUL, C. Meu encontro com Lima Barreto. In: MAUL, C. O Rio da Bela Época. Rio de Janeiro: São José, 1967.

MOREIRA, A. F; TADEU, T. (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2013.

POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n.3, 1989. Disponível em: https://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf. Acesso em: 16 ago. 2023.

SAVIANI, D. Política educacional brasileira:limites e perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, junho 2008. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/4961268/mod_resource/content/1/Saviani%2C%20Dermeval%20%5B2008%5D%20.%20Pol%C3%ADtica%20educacional%20brasileira.pdf. Acesso em: 16 ago. 2023.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da Educação.Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.7, n.1, p. 286-293, jun.2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330492309_SOBRE_A_NATUREZA_E_ESPECIFICIDADE_DA_EDUCACAO. Acesso em: 16 ago. 2023.

SCHWARCZ, L. M. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

THEODORO, M. A sociedade desigual: racismo e branquitude na formação do Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

RIBEIRO NETO, A.; SLEMEN, N. LITERATURA E EDUCAÇÃO: a importância das obras de Lima barreto no currículo da Educação Básica e na formação de identidades de estudantes negros: . Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024030, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2496. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2496. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos