LITERATURA E EDUCAÇÃO: a importância das obras de Lima barreto no currículo da Educação Básica e na formação de identidades de estudantes negros
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2496Palavras-chave:
Literatura. Lima Barreto. EducaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a relevância do estudo sobre a literatura afro-brasileira nas escolas, considerando que as reflexões sobre obras e autores negros possam contribuir não só na luta contra o racismo como também na construção da identidade de alunos e alunas negras. Para tanto, será apresentado o romancista Lima Barreto, que foi silenciado por mostrar uma literatura de combate ao preconceito e discriminação. Para este trabalho, escolhemos seu livro Cemitério dos vivos. Utilizamos como suporte teórico-metodológico Candido (1965; 2004); ao mesmo tempo, consultamos Pollak (1989) para compreender o motivo do silenciamento do autor dentro e fora da Academia Brasileira de Letras. Recorremos a Saviani (2008; 2015) para problematizar a pouca frequência de utilização das obras do autor e para compreender a importância da Literatura na Educação Básica, ressaltando seu caráter formativo dentro das disciplinas que formam a base do currículo das Ciências Humanas. Denunciamos que esse silenciamento descumpre a legislação educacional –Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008 –, que determina a obrigatoriedade do ensino da cultura dos afrodescentes e da História da África na Educação Básica. Como resultados do trabalho, esperamos que, a obra e o autor possam contribuir para a formação da identidade de crianças negras na Educação Básica, da mesma forma que Cruz e Sousa e outros escritores negros e afrodescentes, que não foram silenciados –entre eles o próprio Machado de Assis.
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