O SAEB ENQUANTO POLÍTICA DE AVALIAÇÃO: uma leitura a partir do ciclo de políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2764

Palavras-chave:

Politica de avaliação, SAEB, Ciclo de políticas

Resumo

No artigo problematizamos o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), política de avaliação em larga escala utilizada pelos sistemas de ensino para avaliar a qualidade da educação brasileira. Centrados em autores como Ball e Mainardes, objetivamos é analisar o Saeb enquanto política de avaliação a partir do Ciclo de Políticas. Os achados revelam a legitimação das avaliações de larga escala como elemento central na formulação das políticas educacionais, alinhadas ao ideário mercadológico internacional, bem como os resultados do Saeb e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definidores da qualidade educacional brasileira, provocando impacto e redirecionando a prática do professor no cumprimento das metas estabelecidas para alcançar os índices impostos pela escola e pelos sistemas de ensino.

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Biografia do Autor

Wyrlanny do Socorro Fontes Moreira Leal, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em educação pela universidade federal do Piauí. Professora da rede estadual de educação do estado do Piauí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo – NUFAGEC. 

Neide Cavalcante Guedes, Universidade Federal do Piauí

Professora Associada da Universidade FEderal do Piauí atuando no Departamentos de Fundamentos da Educaçãono Centro de Ciências da Educação e no programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

FONTES MOREIRA LEAL, W. do S.; GUEDES, N. C. O SAEB ENQUANTO POLÍTICA DE AVALIAÇÃO: uma leitura a partir do ciclo de políticas. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024070, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2764. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2764. Acesso em: 18 jan. 2025.

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Artigos