v. 9 n. 4 (2019)

					Visualizar v. 9 n. 4 (2019)
Publicado: 2019-10-01

Capa

  • Páginas iniciais

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1042
    Maria Lília Colares
    1 - 8
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1040
    Cristiane Machado
    9 - 11
  • Apresentação dossiê

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1041
    Alexandre Osaniiyi, Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito, Renato Noguera
    12 - 16

Conferência

  • Em torno de uma epistemologia preta

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1003
    Alexandre Osaniiyi
    17 - 36

Dossiê

  • Entre a aceitação e a fuga: a juventude negra em trânsito nos currículos escolares

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1004
    Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito
    37 - 65
  • A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1005
    Rodrigo Fernandes Morais, Antonio Carlos Fontes dos Santos
    66 - 94
  • O baião de princesas da casa fanti-ashanti: um estudo cromático no ensino de Arte à luz da Lei Nº 10.639/03

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1013
    Antonio de Assis Cruz Nunes, Luis Félix de Barros Vieira Rocha, Lucileide Martins Borges Ferreira
    95 - 120
  • Químicxs negros e negras do século XX e o racismo institucional nas ciências

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1007
    Arlene Santos Silva, Bárbara Carine Soares Pinheiro
    121 -146
  • Currículo des-oculto: outras vozes, outras epistemologias

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1015
    Débora Cristina de Araujo, Luís Thiago Freire Dantas
    147 - 175
  • Entre omissão e preconceito racial: discurso-acontecimento

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1009
    Dalva de Souza Lobo, Marco Antonio Villarta-Neder, Helena Maria Ferreira
    176 - 203
  • (Des)encontros para um currículo afrocentrado no ensino de língua portuguesa na educação profissional técnica de nível médio integrada ao Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1010
    Mariana Fernandes dos Santos, Flavio Biasutti Valadares, Yuri Miguel Macedo
    204 - 231
  • Educomunicação como recurso de midiartivismo

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1011
    Ricardo Oliveira de Freitas
    232 - 261
  • Pedagogia das encruzilhadas Exu como Educação

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1012
    Luiz Rufino
    262 - 289

Artigos

  • Percepções de alunos do ensino fundamental sobre o bioma pampa, no oeste do Rio Grande do Sul, Brasil

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1016
    Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Andriélli Vilanova de Carvalho, Edward Frederico Castro Pessano
    290 - 318
  • Participação de estudantes com síndrome de down nas aulas de educação física

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1017
    Amanda Machado Teixeira, Mauren Lúcia de Araújo Bergmann, Jaqueline Copetti
    319 - 346
  • Challenges in teacher training: students' assessment of the de chemistry licentiate degree course by the IFMT

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1018
    Marcelo Franco Leão, Eniz Conceição Oliveira, Jaqueline Moll
    347 - 375
  • A estrutura dos compostos orgânicos em livros didáticos de nível superior: análise sob a perspectiva de Bachelard

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1019
    Jaime da Costa Cedran, Ourides Santin Filho
    376 - 405
  • E quando as crianças com cinco anos chegam a escola?

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1020
    Bianca Santos Chisté, Elaine Gracia de Oliveira
    406 - 433
  • O estágio supervisionado nas licenciaturas do IFPI: aspectos legais e contextos da prática como atividade formativa

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1021
    Ana Valéria Borges de Carvalho Melo, Neide Cavalcante Guedes
    434 - 463
  • Espaços públicos como matriz de gestão educacional em Gurupá: resistência política por uma escola popular para o povo

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1022
    Emina Marcia Nery dos Santos
    464 - 492
  • Acerca do jovem no mercado de trabalho: uma breve retrospectiva das propostas educativas no ensino profissionalizante no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1023
    Cláudia Barbosa Lôbo, Marco Antônio de Oliveira Gomes
    493 - 518
  • Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1024
    Heloisa Toshie Irie Saito, Marta Quintanilha Gomes, Divaneide Lira Lima Paixão, Franciana Carneiro de Castro, Silvia Cristina de Souza, Gilmar Barbosa Guedes, Maria das Graças Medeiros Tavares
    519 - 548
  • Avaliação externa: conceitos, significados e tensões

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1025
    Luziane Said Cometti Lélis, Dinair Leal da Hora
    549 - 575
  • Jogos de linguagem e ensino de matemática: uma análise de sua utilização na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1026
    Luciane Santorum Fredrich, Isabel Cristina Machado de Lara
    576 - 605
  • Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1027
    Thiago Beirigo Lopes, Pedro Franco de Sá
    606 - 634
  • Modelagem matemática e letramento científico no ensino de física

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1028
    Ednilson Sergio Ramalho de Souza, Adilson Oliveira do Espírito Santo
    635 - 664
  • A matemática nos cursos de ciências no sul do Mato Grosso UNO

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1029
    Kátia Guerchi Gonzales, Carla Regina Mariano da Silva, Antonio Vicente Marafioti Garnica
    665 - 694
  • Percursos de autoria e subjetivação: entre rodas, rimas e clipes

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1030
    Valentina Carranza Weihmüller, Andréa Costa da Silva, Vera Helena Ferraz de Siqueira
    695 - 719
  • Theory and practice: between dichotomies and relations in the formation of English teachers

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1031
    Paulo Boa Sorte, Nayara Stefanie Mandarino Silva
    720 - 745
  • Educação aos privados de liberdade no Amazonas: correntezas de um direito

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1032
    Fabiane Maia Garcia, Gerusa Moraes de Souza
    746 - 774
  • “Lembro-me de querer andar durinho, como se diz que homem deve ser”: a construção do corpo gay na escola

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1033
    Pedro Paulo Souza Rios, Alfrancio Ferreira Dias, José Paulo Gomes Brazão
    775 - 804
  • Escola Técnica de Manaus (ETM) à Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM) - (1942-1965): uma perspectiva histórica

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1034
    Vannessa Ribeiro da Silva, Pérsida da Silva Ribeiro Miki
    805 - 831
  • Gobernanza Intercultural y Ciudadanía Política en Pátzcuaro, Michoacán, México

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1035
    Miguel Rodrigo González Ibarra
    832 - 861

Resenha

  • O ensino e a aprendizagem de matemática nos ciclos de formação superior

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1036
    Chaiane de Medeiros Rosa, Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos
    862 - 867

Normas para Publicação

  • Diretrizes para apresentação dos originais/Revista Exitus-UFOPA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1037
    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    868 - 871