v. 9 n. 4 (2019)

					Visualizar v. 9 n. 4 (2019)
Publicado: 2019-10-01

Capa

  • Páginas iniciais

    Maria Lília Colares  
    1 - 8
    Visualizações do artigo: 131    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1042
  • Editorial

    Cristiane Machado  
    9 - 11
    Visualizações do artigo: 170    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1040
  • Apresentação dossiê

    Alexandre Osaniiyi   Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito   Renato Noguera  
    12 - 16
    Visualizações do artigo: 248    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1041

Conferência

  • Em torno de uma epistemologia preta

    Alexandre Osaniiyi  
    17 - 36
    Visualizações do artigo: 564    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1003

Dossiê

  • Entre a aceitação e a fuga: a juventude negra em trânsito nos currículos escolares

    Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito  
    37 - 65
    Visualizações do artigo: 441    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1004
  • A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada

    Rodrigo Fernandes Morais   Antonio Carlos Fontes dos Santos  
    66 - 94
    Visualizações do artigo: 842    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1005
  • O baião de princesas da casa fanti-ashanti: um estudo cromático no ensino de Arte à luz da Lei Nº 10.639/03

    Antonio de Assis Cruz Nunes   Luis Félix de Barros Vieira Rocha   Lucileide Martins Borges Ferreira  
    95 - 120
    Visualizações do artigo: 400    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1013
  • Químicxs negros e negras do século XX e o racismo institucional nas ciências

    Arlene Santos Silva   Bárbara Carine Soares Pinheiro  
    121 -146
    Visualizações do artigo: 2176    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1007
  • Currículo des-oculto: outras vozes, outras epistemologias

    Débora Cristina de Araujo   Luís Thiago Freire Dantas  
    147 - 175
    Visualizações do artigo: 476    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1015
  • Entre omissão e preconceito racial: discurso-acontecimento

    Dalva de Souza Lobo   Marco Antonio Villarta-Neder   Helena Maria Ferreira  
    176 - 203
    Visualizações do artigo: 347    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1009
  • (Des)encontros para um currículo afrocentrado no ensino de língua portuguesa na educação profissional técnica de nível médio integrada ao Ensino Médio

    Mariana Fernandes dos Santos   Flavio Biasutti Valadares   Yuri Miguel Macedo  
    204 - 231
    Visualizações do artigo: 548    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1010
  • Educomunicação como recurso de midiartivismo

    Ricardo Oliveira de Freitas  
    232 - 261
    Visualizações do artigo: 345    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1011
  • Pedagogia das encruzilhadas Exu como Educação

    Luiz Rufino  
    262 - 289
    Visualizações do artigo: 6304    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1012

Artigos

Resenha

  • O ensino e a aprendizagem de matemática nos ciclos de formação superior

    Chaiane de Medeiros Rosa   Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos  
    862 - 867
    Visualizações do artigo: 192    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1036

Normas para Publicação

  • Diretrizes para apresentação dos originais/Revista Exitus-UFOPA

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares  
    868 - 871
    Visualizações do artigo: 165    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1037