v. 9 n. 4 (2019)

					Visualizar v. 9 n. 4 (2019)
Publicado: 2019-10-01

Capa

  • Páginas iniciais

    Maria Lília Colares
    1 - 8
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1042
  • Editorial

    Cristiane Machado
    9 - 11
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1040
  • Apresentação dossiê

    Alexandre Osaniiyi, Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito, Renato Noguera
    12 - 16
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1041

Conferência

  • Em torno de uma epistemologia preta

    Alexandre Osaniiyi
    17 - 36
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1003

Dossiê

  • Entre a aceitação e a fuga: a juventude negra em trânsito nos currículos escolares

    Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito
    37 - 65
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1004
  • A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada

    Rodrigo Fernandes Morais, Antonio Carlos Fontes dos Santos
    66 - 94
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1005
  • O baião de princesas da casa fanti-ashanti: um estudo cromático no ensino de Arte à luz da Lei Nº 10.639/03

    Antonio de Assis Cruz Nunes, Luis Félix de Barros Vieira Rocha, Lucileide Martins Borges Ferreira
    95 - 120
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1013
  • Químicxs negros e negras do século XX e o racismo institucional nas ciências

    Arlene Santos Silva, Bárbara Carine Soares Pinheiro
    121 -146
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1007
  • Currículo des-oculto: outras vozes, outras epistemologias

    Débora Cristina de Araujo, Luís Thiago Freire Dantas
    147 - 175
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1015
  • Entre omissão e preconceito racial: discurso-acontecimento

    Dalva de Souza Lobo, Marco Antonio Villarta-Neder, Helena Maria Ferreira
    176 - 203
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1009
  • (Des)encontros para um currículo afrocentrado no ensino de língua portuguesa na educação profissional técnica de nível médio integrada ao Ensino Médio

    Mariana Fernandes dos Santos, Flavio Biasutti Valadares, Yuri Miguel Macedo
    204 - 231
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1010
  • Educomunicação como recurso de midiartivismo

    Ricardo Oliveira de Freitas
    232 - 261
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1011
  • Pedagogia das encruzilhadas Exu como Educação

    Luiz Rufino
    262 - 289
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1012

Artigos

  • Percepções de alunos do ensino fundamental sobre o bioma pampa, no oeste do Rio Grande do Sul, Brasil

    Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Andriélli Vilanova de Carvalho, Edward Frederico Castro Pessano
    290 - 318
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1016
  • Participação de estudantes com síndrome de down nas aulas de educação física

    Amanda Machado Teixeira, Mauren Lúcia de Araújo Bergmann, Jaqueline Copetti
    319 - 346
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1017
  • Challenges in teacher training: students' assessment of the de chemistry licentiate degree course by the IFMT

    Marcelo Franco Leão, Eniz Conceição Oliveira, Jaqueline Moll
    347 - 375
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1018
  • A estrutura dos compostos orgânicos em livros didáticos de nível superior: análise sob a perspectiva de Bachelard

    Jaime da Costa Cedran, Ourides Santin Filho
    376 - 405
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1019
  • E quando as crianças com cinco anos chegam a escola?

    Bianca Santos Chisté, Elaine Gracia de Oliveira
    406 - 433
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1020
  • O estágio supervisionado nas licenciaturas do IFPI: aspectos legais e contextos da prática como atividade formativa

    Ana Valéria Borges de Carvalho Melo, Neide Cavalcante Guedes
    434 - 463
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1021
  • Espaços públicos como matriz de gestão educacional em Gurupá: resistência política por uma escola popular para o povo

    Emina Marcia Nery dos Santos
    464 - 492
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1022
  • Acerca do jovem no mercado de trabalho: uma breve retrospectiva das propostas educativas no ensino profissionalizante no Brasil

    Cláudia Barbosa Lôbo, Marco Antônio de Oliveira Gomes
    493 - 518
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1023
  • Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo

    Heloisa Toshie Irie Saito, Marta Quintanilha Gomes, Divaneide Lira Lima Paixão, Franciana Carneiro de Castro, Silvia Cristina de Souza, Gilmar Barbosa Guedes, Maria das Graças Medeiros Tavares
    519 - 548
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1024
  • Avaliação externa: conceitos, significados e tensões

    Luziane Said Cometti Lélis, Dinair Leal da Hora
    549 - 575
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1025
  • Jogos de linguagem e ensino de matemática: uma análise de sua utilização na Educação Infantil

    Luciane Santorum Fredrich, Isabel Cristina Machado de Lara
    576 - 605
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1026
  • Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências

    Thiago Beirigo Lopes, Pedro Franco de Sá
    606 - 634
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1027
  • Modelagem matemática e letramento científico no ensino de física

    Ednilson Sergio Ramalho de Souza, Adilson Oliveira do Espírito Santo
    635 - 664
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1028
  • A matemática nos cursos de ciências no sul do Mato Grosso UNO

    Kátia Guerchi Gonzales, Carla Regina Mariano da Silva, Antonio Vicente Marafioti Garnica
    665 - 694
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1029
  • Percursos de autoria e subjetivação: entre rodas, rimas e clipes

    Valentina Carranza Weihmüller, Andréa Costa da Silva, Vera Helena Ferraz de Siqueira
    695 - 719
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1030
  • Theory and practice: between dichotomies and relations in the formation of English teachers

    Paulo Boa Sorte, Nayara Stefanie Mandarino Silva
    720 - 745
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1031
  • Educação aos privados de liberdade no Amazonas: correntezas de um direito

    Fabiane Maia Garcia, Gerusa Moraes de Souza
    746 - 774
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1032
  • “Lembro-me de querer andar durinho, como se diz que homem deve ser”: a construção do corpo gay na escola

    Pedro Paulo Souza Rios, Alfrancio Ferreira Dias, José Paulo Gomes Brazão
    775 - 804
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1033
  • Escola Técnica de Manaus (ETM) à Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM) - (1942-1965): uma perspectiva histórica

    Vannessa Ribeiro da Silva, Pérsida da Silva Ribeiro Miki
    805 - 831
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1034
  • Gobernanza Intercultural y Ciudadanía Política en Pátzcuaro, Michoacán, México

    Miguel Rodrigo González Ibarra
    832 - 861
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1035

Resenha

  • O ensino e a aprendizagem de matemática nos ciclos de formação superior

    Chaiane de Medeiros Rosa, Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos
    862 - 867
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1036

Normas para Publicação

  • Diretrizes para apresentação dos originais/Revista Exitus-UFOPA

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    868 - 871
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1037