Educomunicação como recurso de midiartivismo

Autores

  • Ricardo Oliveira de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1011

Resumo

Analiso iniciativas de midiartivismo como práticas educomunicativas, a fim de compreender a importância da interseção entre arte e mídia para a elaboração de projetos pedagógicos e, mesmo, políticos.  Para tanto, apresento resultados de análises elaboradas acerca de artistas e coletivos de arte compromissados com ações que promovem discussões sobre temas como gênero, sexualidades, raça, etnia e localismos, com o intuito de contribuir para o fortalecimento da democracia, a conquista da cidadania, o desenvolvimento humano e a equidade de direitos.  Ao incentivar o uso artístico das tecnologias como instrumento político, afirmo que esse tipo de ativismo promove uma militância que é sempre formativa e pedagógica.  

 

Palavras-chave: Midiartivismo. Educação popular. Educomunicação.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

FREITAS, R. O. de. Educomunicação como recurso de midiartivismo. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 232–261, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1011. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1011. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê