Entre omissão e preconceito racial: discurso-acontecimento

Autores

  • Dalva de Souza Lobo
  • Marco Antonio Villarta-Neder
  • Helena Maria Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1009

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar a proposição/implementação de currículos que abordem as relações étnico-raciais em cursos de professores de língua portuguesa. Nessa direção, a partir de pressupostos epistemológicos do campo bakhtiniano, buscamos defender que a concepção tradicional como um conjunto de disciplinas, conteúdos e atividades não consegue contemplar dimensões que abarquem as interações estabelecidas para que a aprendizagem em uma perspectiva crítica se efetive. Assim, considerando o contexto formativo de um curso de licenciatura em Letras, em que o objeto de estudo é o texto-enunciado, uma abordagem discursiva pode favorecer processos de ensino-aprendizagem que impliquem o sujeito e promovam a ressignificação de princípios axiológicos relacionados às questões de raça/racismo. Para a consecução deste trabalho, partimos de uma apresentação de pressupostos epistemológicos defendidos pelo Círculo de Bakhtin, com vistas a evidenciar a relevância de um currículo que contemple uma perspectiva dialógica. Para ilustrar a discussão dos pressupostos epistemológicos, utilizamos alguns excertos de atividades realizadas por alunos de graduação em um curso de extensão que teve por objetivo explorar questões relacionadas à (des)igualdade racial. A partir das discussões empreendidas, procuramos demonstrar que uma formação profissional para a docência demanda não somente a seleção de conteúdos e atividades, mas também, atos responsivos para a constituição de sujeitos éticos e sensíveis às demandas da sociedade. 

 

Palavras-chave: Currículo. Relações étnico-raciais. Círculo de Bakhtin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

LOBO, D. de S.; VILLARTA-NEDER, M. A.; FERREIRA, H. M. Entre omissão e preconceito racial: discurso-acontecimento. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 176–203, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1009. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1009. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê