A matemática nos cursos de ciências no sul do Mato Grosso UNO

Autores

  • Kátia Guerchi Gonzales
  • Carla Regina Mariano da Silva
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1029

Resumo

Neste artigo, nosso propósito é analisar aspectos de como a Matemática se configurava nos cursos de Ciências que, no sul do Mato Grosso Uno, tinham por finalidade formar professores. Para a discussão, recorremos às compreensões resultantes de duas teses de Doutorado, uma das quais, tematiza as Licenciaturas em Ciências e em Matemática, no estado de Mato Grosso do Sul, nos campus da UEMT – Universidade Estadual de Mato Grosso e da FADAFI - Faculdade de Filosofia Dom Aquino, em torno da década de 1970; enquanto a outra estuda as Licenciaturas Parceladas de Ciências e as Licenciaturas em Regime Parcelado de Ciências – Habilitação em Matemática, implantadas, respectivamente, nas décadas de 1970 pela UEMT, e em 1990 pela UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O estudo dessas produções considera o sul do Mato Grosso Uno e sua realidade sociocultural e política, permitindo observar, dentre uma pluralidade de subtemas de discussões, a Matemática presente nessas modalidades de formação de professores. Ressaltamos, assim, que as disciplinas relativas à Matemática, nessas distintas modalidades de ensino, seguiam praticamente as mesmas disposições e pressupostos e, com uma mesma nomenclatura e carga horária, eram efetivadas de modos muito distintos nos processos de formação.

 

Palavras-chave: Formação de professores de Matemática. Mato Grosso Uno. Professores Leigos.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

GONZALES, K. G.; SILVA, C. R. M. da; GARNICA, A. V. M. A matemática nos cursos de ciências no sul do Mato Grosso UNO. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 665–694, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1029. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1029. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos