Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências

Autores

  • Thiago Beirigo Lopes
  • Pedro Franco de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1027

Resumo

Os números decimais integram o cotidiano em experiências comuns como medir, contar, comparar e realizar operações aritméticas. Como exemplo, nos sistemas de medida e monetário adotados em âmbito nacional, números decimais são amplamente presentes. No âmbito escolar, mais especificamente na formação de professores que ensinam matemática, são realizadas pesquisas stricto sensu que envolvem os números decimais. Diante disso, a investigação realizada teve como objetivo analisar teses ou dissertações sobre números decimais, teor e referências, que tiveram como foco a formação do professor que ensina matemática. Foi possível realizar um estudo sobre as teses ou dissertações que cumpriam o escopo, bem como de suas palavras-chave e das publicações utilizadas como aporte teórico, resultando em um mapeamento dessas pesquisas, com o qual foi possível constatar a variedade de objetivos, metodologias e resultados. Ainda, e mais profundamente, foram analisados os principais pressupostos teóricos que embasaram as investigações de mestrado ou doutorado por meio de suas referências, considerando ano, tipo, autor e título dessas.

 

Palavras-chave: Números decimais. Formação de professores. Bases epistemológicas.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

LOPES, T. B.; SÁ, P. F. de. Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 606–634, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1027. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1027. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos