Utilização de aplicativos gratuitos para atividade de campo no ensino de trigonometria no triângulo retângulo

Autores

  • Thiago Beirigo Lopes
  • Edna Lopes Hardoim

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2ID535

Resumo

As atividades de campo têm figurado como uma excelente estratégia para o ensino das ciências naturais. Ao imaginar que as atividades de campo também podem contribuir com o ensino de matemática, surge a questão de pesquisa: “A atividade de campo pode ser utilizada para prover ambientes propícios ao ensino de matemática?”. Diante disso, neste artigo é apresentada uma atividade de campo no ensino de matemática com o subsídio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos utilizados durante seu desenvolvimento. Tendo como objetivo o de verificar se a atividade de campo pode auxiliar no ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo ao se fazer medidas de alturas de difícil acesso. Para atingir tal objetivo, essa investigação ocorreu com uma turma do 2° ano do ensino médio-técnico do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Confresa. Os parâmetros das atividades foram elaborados conjuntamente com os estudantes, que se dividiram em 3 grupos, realizando as atividades de modo extraclasse e tendo orientações por meio das TIC. Esse estudo mostrou que as atividades de campo podem favorecer o ensino de matemática que habitualmente é realizado dentro da sala de aula, pois os estudantes sentiram-se integrantes do processo e motivados por terem transpassado o ambiente da própria sala de aula.

 

Palavras-chave: Atividades de Campo. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino de Matemática. Trigonometria.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

LOPES, T. B.; HARDOIM, E. L. Utilização de aplicativos gratuitos para atividade de campo no ensino de trigonometria no triângulo retângulo. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 219–243, 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n2ID535. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/535. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos