ESPAÇOS FORMATIVOS E DE INTEGRAÇÃO DE SABERES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para a escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2174

Palavras-chave:

Dimensões da Educação Inclusiva, Integralidade, Inclusão e equidade, Políticas públicas

Resumo

O presente artigo se apresenta como um recorte de uma pesquisa de doutoramento que identificou indicadores qualitativos na escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da educação inclusiva. A Educação Inclusiva se estende para além das escolas como um projeto multidimensional e contínuo, e ao compreendermos suas dimensões, como nos aponta Booth e Ainscow (2002), Echeita Sarrionandía e Ainscow (2011), Humphrey e Lewis (2008), UNESCO-OIE (2018) e Silva e Garcez (2019), nos dedicamos a evidenciar neste texto, a tônica dos espaços formativos aliados aos atendimentos multiprofissionais como contribuição à escolarização dos estudantes autistas.  Estes espaços se tornam espaços formativos e de integração de saberes multidisciplinares, interligando políticas de Educação, Saúde e Assistência Social. Sendo assim, trazemos algumas discussões sobre as contribuições e possibilidades para a organização destes espaços.

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Biografia do Autor

Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Professora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Docente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica, Crítica, Rica e Inclusiva (EduCRI).

Edna Lopes Hardoim, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Ciências (UFSCar). Professora Aposentada Pesquisadora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT), de Ensino de Ciências Naturais e de Ensino de Biologia (UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica, Crítica, Rica e Inclusiva (EduCRI).

Rafael Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Ciências Biológicas (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Laboratório de Quiropterologia Neotropical. Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop – MT.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

DIAS, C. M. S. L. .; HARDOIM, E. L. .; ARRUDA, R. ESPAÇOS FORMATIVOS E DE INTEGRAÇÃO DE SABERES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para a escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023051, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2174. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2174. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos