Avaliação externa: conceitos, significados e tensões
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1025Resumo
O estudo discute a relação existente entre a avaliação externa e a prática pedagógica, as compreensões adquiridas pelos profissionais que atuam no ambiente escolar, as apropriações dos resultados, as tensões e as estratégias utilizadas para a melhoria do ensino. As significações construídas a respeito da avaliação externa são provenientes de revisão bibliográfica e pesquisa de campo realizada em uma escola pública municipal de Belém/PA. As análises acerca dos resultados indicam dois movimentos/posicionamentos concomitantes: o dos gestores pedagógicos, que não privilegiam os resultados dos testes externos e nem o índice de qualidade nacional na realização da organização do trabalho pedagógico; e o dos professores que estão modificando “naturalmente” seus fazeres em busca de resultados preconizados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Palavras-chave: Avaliação externa. Prática pedagógica. Regulação. Responsabilização.