Avaliação externa: conceitos, significados e tensões

Autores

  • Luziane Said Cometti Lélis
  • Dinair Leal da Hora

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1025

Resumo

O estudo discute a relação existente entre a avaliação externa e a prática pedagógica, as compreensões adquiridas pelos profissionais que atuam no ambiente escolar, as apropriações dos resultados, as tensões e as estratégias utilizadas para a melhoria do ensino. As significações construídas a respeito da avaliação externa são provenientes de revisão bibliográfica e pesquisa de campo realizada em uma escola pública municipal de Belém/PA. As análises acerca dos resultados indicam dois movimentos/posicionamentos concomitantes: o dos gestores pedagógicos, que não privilegiam os resultados dos testes externos e nem o índice de qualidade nacional na realização da organização do trabalho pedagógico; e o dos professores que estão modificando “naturalmente” seus fazeres em busca de resultados preconizados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

 

Palavras-chave: Avaliação externa. Prática pedagógica. Regulação. Responsabilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

LÉLIS, L. S. C.; HORA, D. L. da. Avaliação externa: conceitos, significados e tensões. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 549–575, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1025. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1025. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos