CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E JUSTIÇA: articulação possível com a gestão democrática da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1508

Palavras-chave:

Gestão democrática, Educação, Política educacional

Resumo

Após longo período pesquisando, orientando mestrandos e doutorandos e publicando sobre a temática da gestão democrática, durante a realização de um pós-doutoramento na Universidade do Minho, em Portugal, tive a oportunidade de participar da discussão realizada pelo Prof. Dr. Carlos Vilar Estevão, na disciplina que ministrava para as turmas de Mestrado em Ciências da Educação no Instituto de Educação a qual tratava de Educação e Justiça. Como para mim era um tema novo, passei a realizar as leituras indicadas pelo Dr. Estevão e fui buscar outras leituras para me apropriar dos conceitos fundantes da articulação que se estabelece entre educação e justiça, como escola justa, justiça complexa, justiça radical, entre outros e, assim, tentar construir uma aproximação possível com a gestão democrática. Quando retornei ao Brasil, apresentei os resultados desses estudos para os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura da UERJ e ofereci o tema de pesquisa Educação e Justiça, recebendo quatro novos orientandos que pesquisaram a respeito de escola justa. A abordagem do conceito de justiça, que a retira do sentido jurídico-formal, incluindo-a no sentido eminentemente político, ético, filosófico, cultural e sociológico, permite compreender sua relação orgânica com os conceitos de igualdade, equidade, liberdade, mérito, poder, autoridade, entre outros, que condicionam, de modo particular, a maneira como pensamos a educação e a forma como as escolas se organizam para cumprirem suas finalidades. Assim, quero estabelecer com todos que me ouvem agora, uma discussão a respeito de Educação e Justiça, tendo como objeto as concepções de justiça.

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Biografia do Autor

Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Abaetetuba e professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA) e do Doutorado em Rede em Educação na Amazônia. 

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Publicado

2021-01-15

Como Citar

HORA, D. L. da . CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E JUSTIÇA: articulação possível com a gestão democrática da escola. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020123, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1508. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1508. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Conferência