Educação aos privados de liberdade no Amazonas: correntezas de um direito

Autores

  • Fabiane Maia Garcia
  • Gerusa Moraes de Souza

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1032

Resumo

O artigo apresenta um conjunto de legislação que ampara a oferta educativa aos privados de liberdade e a produção técnica e científica sobre a temática em discussão no Amazonas. O texto se estrutura a partir dos aspectos históricos da educação no sistema prisional do Amazonas e de um mapeamento nos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A base metodológica se amparou na pesquisa documental articulada ao estado da arte da temática, com a opção pela abordagem quantiqualitativa. Na análise e interpretação dos dados foram categorizadas as abordagens, os tipos de pesquisa e os principais resultados em um esforço de tipificar essa modalidade educativa no Amazonas.

 

Palavras-chave: Educação. Direitos humanos. Privados de liberdade.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

GARCIA, F. M.; SOUZA, G. M. de. Educação aos privados de liberdade no Amazonas: correntezas de um direito. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 746–774, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1032. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1032. Acesso em: 7 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos