A estrutura dos compostos orgânicos em livros didáticos de nível superior: análise sob a perspectiva de Bachelard

Autores

  • Jaime da Costa Cedran
  • Ourides Santin Filho

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1019

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a sequência apresentada por alguns livros didáticos de química orgânica, ao abordar as estruturas carbônicas e seu arranjo espacial, e discuti-las sob a ótica da epistemologia de Gaston Bachelard. Os livros foram escolhidos por serem adotados nas disciplinas introdutórias de Química Orgânica em algumas das principais universidades brasileiras. Os resultados mostram que todos os livros se iniciam com a mesma abordagem o tema de estrutura e propriedades dos compostos orgânicos, partindo das características eletrônicas do átomo de carbono e das possibilidades de sua hibridação, para depois apresentarem conceitos mais simples, obtidos a partir de dados experimentais. Tal abordagem caracteriza uma inversão do ponto de vista histórico e também do ponto de vista epistemológico, tomando como referencial a sequência de escolas filosóficas propostas por Bachelard.

 

Palavras-chave: Química Orgânica. Análise de Livros Didáticos. Bachelard.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

CEDRAN, J. da C.; SANTIN FILHO, O. A estrutura dos compostos orgânicos em livros didáticos de nível superior: análise sob a perspectiva de Bachelard. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 376–405, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1019. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1019. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos