Percepções de alunos do ensino fundamental sobre o bioma pampa, no oeste do Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Luis Roberval Bortoluzzi Castro
  • Andriélli Vilanova de Carvalho
  • Edward Frederico Castro Pessano

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1016

Resumo

A percepção ambiental é uma ferramenta capaz de diagnosticar a relação do ser humano com o meio ambiente, possibilitando estabelecer estratégias e ações na busca da preservação ambiental. Nesse sentido, o Pampa tem destaque devido a sua importância biológica que sustenta boa parte da economia do bioma. Porém, nas últimas décadas, o Pampa vem apresentando consideráveis problemas ambientais. Desse modo, surge a necessidade de investigar as percepções de alunos do ensino básico a respeito dos seus conhecimentos sobre temas relacionados ao Pampa. Participaram desta pesquisa 94 alunos do 9º ano do ensino fundamental, de três escolas públicas, do município de Uruguaiana, RS, e a coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário constituído por questões abertas e fechadas, sendo as respostas analisadas quali-quantitativamente. Os resultados permitem inferir que a maioria dos alunos possuem percepções inadequadas e fragmentadas sobre o bioma Pampa. Neste contexto, a pesquisa fornece informações para a comunidade acadêmica, a fim de promover intervenções para a melhoria das práticas pedagógicas, bem como na promoção de atividades contextualizadas que auxiliem na expansão do conhecimento ambiental regional.

 

Palavras-chave: Bioma Pampa. Contextualização. Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

CASTRO, L. R. B.; CARVALHO, A. V. de; PESSANO, E. F. C. Percepções de alunos do ensino fundamental sobre o bioma pampa, no oeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 290–318, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1016. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos