v. 8 n. 3 (2018)

					Visualizar v. 8 n. 3 (2018)
Publicado: 2018-09-01

Capa

  • Revista Exitus

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID635
  • Editorial

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    8-16
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID636

Conferência

  • Ler com crianças

    Luiz Percival Leme Britto
    17-31
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID637

Artigos

  • A política de educação integral no Brasil e suas relações com as diretrizes da conferência de Jomtien

    Mara Regina Martins Jacomeli, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, Leandro Sartori Gonçalves
    32-57
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID638
  • O programa Mais Educação em Maringá: apontamentos iniciais da proposta burguesa de educação integral

    Marco Antônio de Oliveira Gomes
    58-86
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID639
  • Educação integral e escola de tempo integral: mapeamento da produção científica em periódicos (2008 a 2017)

    Cristiane Machado, Larissa Barbosa Ferreira
    87-112
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID640
  • Os mercadores da educação e as concepções empresariais presentes nos programas de educação integral

    Marilsa Miranda de Souza, Gabriel Henrique Miranda Soares
    113-142
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID641
  • Educação integral em tempo integral no Brasil: algumas lições do passado refletidas no presente

    Keila Roberta Cavalheiro Guimarães, Maria de Fátima Matos de Souza
    143-169
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID642
  • Patronato agrícola “Visconde de Mauá”: da sua origem ao IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

    Antônio Carlos Vilas Boas, José Luis Sanfelice
    170-198
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID643
  • O professor na primeira república no Pará: notas sobre seu papel e função na relação família x escola

    Suellem Martins Pantoja, Alberto Damasceno
    199-223
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID644
  • Mapeamento das produções acadêmicas sobre condições de trabalho do coordenador pedagógico (2012 a 2016)

    Eliane Guimarães de Oliveira, Claudio Pinto Nunes
    224-253
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID645
  • A coordenação pedagógica e sua importância no processo educacional: um estudo de caso no município de Uruguaiana-RS

    Silvia Esther Azambuja Pereira, Julio Cesar Bresolin Marinho, Edward Frederico Castro Pessano
    254-279
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID646
  • A temática ambiental na formação de professores nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Rondônia: um estudo no Campus de Porto Velho

    Clarides Henrich de Barba, Rosa Maria Feiteiro Cavalari
    280-309
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID647
  • Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro

    Marcelo Bruno Araújo-Queiroz, Rodrigo da Luz Silva, Christiana Andréa Vianna Prudêncio
    310-339
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID648
  • História de vida de idosos no Ensino Superior: percursos inesperados de longevidade escolar

    Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Anita Monik Teixeira Meira, Cleidemar Ramos Moitinho
    340-369
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID649
  • “Traducciones locales de la inclusión educativa para jóvenes y adultos: un estudio en la provincia de Córdoba, Argentina”

    María Alejandra Bowman
    370-395
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID650
  • Quando a escola é uma flecha: Educação Escolar Indígena e Territorialização na Amazônia

    Gilberto César Lopes Rodrigues
    396-422
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID651
  • Descrição dos frutos nativos utilizados na alimentação do povo indígena Rikbaktsa

    Edson Utumy, Marcelo Franco Leão
    423-451
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID652
  • Cenários e perspectivas de políticas públicas da educação especial no Brasil

    Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Andréia da Silva Quintanilha Sousa
    452-480
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID653

Resenha

Normas para Publicação

  • Diretrizes para apresentação dos originais/Revista Exitus-UFOPA

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    487-490
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID655