O professor na primeira república no Pará: notas sobre seu papel e função na relação família x escola

Autores

  • Suellem Martins Pantoja
  • Alberto Damasceno

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID644

Resumo

Neste artigo, buscamos compreender a ideia disseminada sobre o professor no período da Primeira República, bem como sobre o papel que este exercia na relação entre a família e a escola a partir do Regulamento Escolar do Ensino Primário, do ano 1890, e dos artigos de H. de Sant’Anna na Revista de Educação e Ensino, que circulava no Pará em 1894. Ele resulta de uma pesquisa documental e bibliográfica, e analisa preliminarmente os preceitos que regulamentavam o ensino nesse período, que apontavam para a formação de cidadãos para o progresso da nação, funcionando a educação como um mecanismo de difusão do ideário republicano. Neste sentido, o professor não poderia se portar na escola e na sociedade como um “cidadão qualquer”, de modo que o Regulamento Escolar do Ensino Primário e os esritos de Sant’Anna chegam a explicitar regras de comportamento moral e social que ultrapassariam os limites da escola. Ao mestre, caberia a tarefa de ser um propagador e fiscalizador dos novos hábitos e regras no ambiente escolar, baseado no ideal de professor projetado pelo regulamento de ensino e pela imprensa educacional da época, que estava ligado a um projeto político — o de implementação do ideal republicano. Neste sentido, o professor era tido como um mestre da vida cidadã, titular de uma profissão tida e sabida como sacerdócio, cabendo-lhe forjar o futuro da nação brasileira, sobretudo cultivando nas crianças o sentimento de amor à pátria e à República.

 

Palavras-chave: Primeira República. Família-escola. Professor. Ensino-primário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

PANTOJA, S. M.; DAMASCENO, A. O professor na primeira república no Pará: notas sobre seu papel e função na relação família x escola. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 199–223, 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n3ID644. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/644. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)