A coordenação pedagógica e sua importância no processo educacional: um estudo de caso no município de Uruguaiana-RS

Autores

  • Silvia Esther Azambuja Pereira
  • Julio Cesar Bresolin Marinho
  • Edward Frederico Castro Pessano

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID646

Resumo

A presente investigação trata-se de um trabalho qualitativo exploratório que busca identificar o perfil dos Professores Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino no município de Uruguaiana/RS. Inicialmente foi aplicado um questionário no qual foi possível traçar as características dos investigados, diagnosticando suas dificuldades no desenvolvimento das suas práticas diárias e sobre o processo de reflexão crítica em relação aos múltiplos papéis assumidos por estes nas escolas da Rede Municipal. Através desse instrumento de pesquisa, também foi possível verificar a importância das reuniões de formação continuada promovidas pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED no auxílio aos Professores Coordenadores Pedagógicos no desenvolvimento de suas funções. Os resultados indicaram que os Professores Coordenadores Pedagógicos possuem a percepção da sua importância dentro do sistema educacional da escola, atuando como mediadores do processo pedagógico e no auxílio aos professores. Segundo os dados encontrados, os investigados acreditam que as reuniões de formação continuada são fundamentais para as suas atuações nas instituições escolares e que a troca de experiência e informações entre seus pares, colabora para a qualificação de suas práticas. Os resultados encontrados corroboram com outros autores, salientando que o papel dos Professores Coordenadores Pedagógicos é imprescindível dentro da construção pedagógica nos estabelecimentos de ensino. 

 

Palavras-chave: Coordenadores Pedagógicos. Ensino Fundamental. Perfil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

PEREIRA, S. E. A.; MARINHO, J. C. B.; PESSANO, E. F. C. A coordenação pedagógica e sua importância no processo educacional: um estudo de caso no município de Uruguaiana-RS. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 254–279, 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n3ID646. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/646. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos