v. 7 n. 3 (2017)

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID347
    Solange Helena Ximenes-Rocha
    8-16

Conferência

  • Formação de professores de ciências: velhos e novos modelos

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID346
    Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines
    17-36

Artigos

  • Experimentos no ensino de física: um olhar de viés epistemológico

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID348
    Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
    38-63
  • A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID349
    Deise Nivia Reisdoefer, Eliana Maria Mallmann Teixeira, Maurivan Güntzel Ramos
    64-87
  • Concepções de matemática que forjam o ensino médio programa nova EJA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID350
    Eliane Lopes Werneck de Andrade, Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato
    88-114
  • Investigação das práticas de ensino de química no ensino médio e a percepção dos educadores e estudantes sobre a formação do indivíduo em uma perspectiva cidadã

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID351
    Jean Paulo Loiola Lima, Maristela Cortez Sawitzki, Edward Frederico Castro Pessano
    115-145
  • Percepções sobre os conhecimentos prévios em matemática nos anos iniciais e possíveis caminhos

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID352
    Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Mônica da Silva Gallon, Carla Melo da Silva
    146-171
  • O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID353
    Camila Laranjeira Costa de Oliveira, Maria Cilene Freire de Menezes, Olívia Maria Pereira Duarte
    172-196
  • Currículo: a teia dos arranjos sociais na educação de jovens e adultos

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID354
    Cristiane Alves da Silva, Diene da Silva Oliveira, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
    197-222
  • Educação do campo e desafios amazônicos: o PRONERA no Estado do Amapá

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID355
    Heliadora Georgete Pereira da Costa, Roni Mayer Lomba
    224-249
  • Contextualizando expansão e interiorização no campo da educação brasileira

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID356
    Maria Raimunda Santos da Costa
    250-276
  • Um percurso pelas marcas invisíveis da violência em uma escola pública amazônica

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID357
    Amisley Guale Araujo, Lilian Coroline Urnau
    278-308
  • Interface metacognição e semiótica para a leitura de textos sincréticos

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID358
    Ana Paula Teixeira de Amorin Rodrigues, Valdenildo dos Santos
    309-346
  • A atualidade da educação freireana

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID359
    Analice Assunção de Souza Nunes
    347-373
  • Avaliação na educação infantil: desafios e perspectivas

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID360
    Josélia Gomes Neves, Ana Paula Salgado Beleza de Oliveira, Gisele Caroline Nascimento dos Santos
    374-400
  • Identidade, condições de trabalho e realização profissional do professor do aluno com deficiência no interior da Amazônia Paraense

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID361
    Lídia Alves de Oliveira, José Roberto Heloani
    401-426
  • Origen y evolución del término guajiro

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID362
    Juan Carlos Rodríguez Cruz, Luiz Bezerra Neto, Carlos Antonio Córdova Martínez
    427-440

Resenha

  • A educação integral: problematizando conceitos, legislação e experiências

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID363
    Debora Cristina Jeffrey
    441-446

Normas para Publicação

  • Diretrizes para apresentação dos originais/Revista Exitus-UFOPA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID364
    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    447