Editorial
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID347Resumo
Os textos reunidos nesta edição da Revista Exitus apresentam uma preocupação recorrente no campo educacional que diz respeito à formação docente. Este tema é transversal no Programa de Pós-graduação em Educação da UFOPA, tem sido objeto de estudo de diferentes pesquisadores no Brasil e no exterior e aparece explicitamente ou como pano de fundo nas discussões apresentadas nesta edição. Nesse sentido, os autores abordam a formação docente na relação com o ensino de física, avaliação, educação superior, educação matemática, ensino de química, educação de jovens e adultos, além de uma profícua discussão sobre os paradigmas de formação de professores de ciências.
Os artigos foram agrupados em três seções: Concepções e Práticas Docentes; Política Educacional e Outros Temas em Educação. Integram ainda a edição uma Conferência e uma Resenha. Esta divisão é meramente didática já que os textos têm vinculação entre si porque retomam questões atuais acerca da problemática educacional brasileira em diferentes contextos.