A atualidade da educação freireana

Autores

  • Analice Assunção de Souza Nunes

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID359

Resumo

O presente trabalho é uma reflexão sobre a sociedade contemporânea e as dinâmicas marcantes do papel da educação segundo uma ótica emancipadora representada pelas obras de Paulo Freire. O texto propõe uma análise dos conteúdos das obras Freireanas que dialogam com as características pós-modernas da sociedade ocidental, sob as perspectivas econômica e ambiental. Privilegia a obra inicial de Freire “Educação & Atualidade Brasileira”, de 1959. A metodologia utilizada para o trabalho foi bibliográfica e documental. Propõe uma reflexão sobre a atualidade da educação Freireana e postula a sua adoção nos dias atuais, objetivando a emancipação dos educandos e a formação de coletivos preocupados em encaminhar relações sociais que sejam justas e igualitárias, em movimentos que demandem ações sustentáveis e solidárias.

 

Palavras-chave: Paulo Freire. Concepções Freireanas. Educação Emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Como Citar

NUNES, A. A. de S. A atualidade da educação freireana. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 347–373, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID359. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/359. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)