A atualidade da educação freireana
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID359Resumo
O presente trabalho é uma reflexão sobre a sociedade contemporânea e as dinâmicas marcantes do papel da educação segundo uma ótica emancipadora representada pelas obras de Paulo Freire. O texto propõe uma análise dos conteúdos das obras Freireanas que dialogam com as características pós-modernas da sociedade ocidental, sob as perspectivas econômica e ambiental. Privilegia a obra inicial de Freire “Educação & Atualidade Brasileira”, de 1959. A metodologia utilizada para o trabalho foi bibliográfica e documental. Propõe uma reflexão sobre a atualidade da educação Freireana e postula a sua adoção nos dias atuais, objetivando a emancipação dos educandos e a formação de coletivos preocupados em encaminhar relações sociais que sejam justas e igualitárias, em movimentos que demandem ações sustentáveis e solidárias.
Palavras-chave: Paulo Freire. Concepções Freireanas. Educação Emancipadora.