v. 9 n. 5 (2019)

					Visualizar v. 9 n. 5 (2019)
Publicado: 2019-12-11

Capa

  • Revista Exitus

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1121
  • Editorial

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Ediene Pena Ferreira
    8-10
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1122

Conferência

  • A educação literária na formação de adolescentes e jovens

    Fabíola Ribeiro Farias
    11-21
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1098

Artigos

  • Lei 10.639/2003 questões raciais e identitárias: uma irrevogável ação política, um diálogo necessário na educação básica

    Reginaldo Ferreira Domingos
    22-46
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1099
  • A lei 10.639/03 no ensino de ciências: uma proposta decolonial para o currículo de Química

    Iago Vilaça de Carvalho, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Fernanda Antunes Gomes da Costa
    47-76
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1100
  • Diversidade cultural nas políticas públicas: uma análise das Leis 10.639/03 e 11.645/08

    Marcos Antonio Batista da Silva, Maria Sílvia Ribeiro
    77-101
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1101
  • Formação em saúde por meio de vivências em comunidades tradicionais de matrizes africanas: ressignificando competências

    Moema Alves Macêdo, Jefferson de Souza Bernardes
    102-129
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1102
  • O currículo e as relações étnico-raciais: um território em disputa

    Paulo Crispim Alves de Souza, Ivan Fortunato
    130-159
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1103
  • Relações Étnico-Raciais: currículo, avaliação, educação e diversidade

    Mário Luiz de Souza, João Paulo Carneiro
    160-189
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1104
  • O currículo escolar e as relações étnico-raciais: entre desafios e perspectivas na educação infantil

    Andreza da Paixão Silva, Eliane Miranda Costa
    190-214
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1105
  • Ações dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs) institucionalizados dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) no período de 2006 a 2017

    Anne de Matos Souza Ferreira, Wilma de Nazaré Baía Coelho
    215-242
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1106
  • Classes experimentais baianas e a quebra de paradigmas curriculares: do programa de matemática à prática educativa nas décadas de 1960 e 1970

    Mariana Moraes Lôbo Pinheiro, Marco Antonio Leandro Barzano
    243-270
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1107
  • O projeto educação 2030 da OCDE: uma bússola para a aprendizagem

    Maria Abádia da Silva, Edison Flávio Fernandes
    271-300
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1108
  • Os três níveis do conhecimento químico: dificuldades dos alunos na transição entre o macro, o submicro e o representacional

    Mayara Soares de Melo, Roberto Ribeiro da Silva
    301-330
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1109
  • Um estudo sobre laboratórios multidisciplinares de ciências da natureza em escolas públicas da região Oeste do Pará

    Ademir de Souza Pereira, Naicy Camila Paixão da Conceição
    331-360
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1110
  • Trajetórias de sucesso escolar: desafios e perspectivas na escola do campo

    Francisco de Assis Marinho Morais, Simone Cabral Marinho dos Santos
    361-390
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1111
  • Dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: possíveis estratégias didáticas e de intervenção

    Wildson Cardoso Assunção, José Carlos de Freitas
    391-420
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1112
  • Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar

    Thayline Vieira Queiroz, Carolina Buso Dornfeld
    421-447
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1113
  • Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas

    Fábio André Porto Alves, Janaina Guimarães da Fonseca e Silva
    448-474
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1114
  • “Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação Integral

    Luan Martins de Oliveira, Edmilson Minoru Torisu, Claudia Starling Bosco
    475-502
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1115
  • A fala dos excluídos em tempos líquidos

    Analice Assunção de Souza Nunes, Sandra Fernandes Leite
    503-528
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1116
  • A Educação de Jovens e Adultos no Estado do Amapá: perspectivas e apontamentos sobre seu perfil atual

    Valeria Silva de Moraes Novais, Mateus Paulino Ramos Gomes
    529-558
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1117
  • Mercantilização da formação de pedagogos no Brasil

    Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Valéria Silva Ferreira
    559-584
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1118

Normas para Publicação

  • Diretrizes para apresentação dos originais/Revista Exitus-UFOPA

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    585-588
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1119