Ações dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs) institucionalizados dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) no período de 2006 a 2017

Autores

  • Anne de Matos Souza Ferreira
  • Wilma de Nazaré Baía Coelho

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1106

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mapear as ações e objetivos desenvolvidos, no período de 2006 a 2017, pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs) institucionalizados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). Utilizamos Bardin (2016, p.127) como aporte metodológico para a organização dos dados e recorremos à literatura especializada, por meio das produções de Ratts (2011, p.36); Gomes (2012); Siss; Barreto e Oliveira (2013); Santana; Coelho e Cardoso (2014); Fernandes (2014); Siss (2014); Rezende e Pereira (2015, p.93); Marques e Silva (2016) para as discussões no tocante aos NEABs. A partir dos dados coletados concluímos que as ações desenvolvidas pelos NEABs nos IFETs contribuem para o fortalecimento das políticas de ação afirmativa, sobretudo no que tange aos processos de formação de professores para a Educação das Relações Étnico-raciais. Todavia, a despeito das contribuições desses núcleos, um dos desafios a superar refere-se à inserção de ações voltadas para a inclusão da temática racial no currículo escolar.

 

Palavras-chave: NEABs. IFETs. Ações.

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

FERREIRA, A. de M. S.; COELHO, W. de N. B. Ações dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs) institucionalizados dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) no período de 2006 a 2017. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 215–242, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1106. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1106. Acesso em: 1 jul. 2024.

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