Dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: possíveis estratégias didáticas e de intervenção

Autores

  • Wildson Cardoso Assunção
  • José Carlos de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1112

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e refletir sobre algumas das dificuldades de aprendizagem presentes no contexto escolar e, através disso, pontuar algumas das estratégias didáticas e de intervenção que podem ser utilizadas pelos professores. Trata-se um estudo teórico, na modalidade de revisão narrativa da literatura. Buscamos reunir algumas das discussões e propostas atuais que se basearam em questionamentos sobre inserção da Psicologia na Educação e tipos de estratégias didáticas utilizadas nas determinadas dificuldades de aprendizagem. Os achados mostram que existem constantes diálogos entre a Psicologia e a Educação, havendo possibilidades de trabalhar dificuldades de aprendizagem com uso de recursos que podem se adequar à estrutura das escolas, com intuito de facilitar o processo de aprendizagem.

 

Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Transtornos de Aprendizagem. Estratégias Didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

ASSUNÇÃO, W. C.; DE FREITAS, J. C. Dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: possíveis estratégias didáticas e de intervenção. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 391–420, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1112. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1112. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos