Dificuldades de aprendizagem no contexto escolar: possíveis estratégias didáticas e de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1112Resumo
O objetivo deste artigo é descrever e refletir sobre algumas das dificuldades de aprendizagem presentes no contexto escolar e, através disso, pontuar algumas das estratégias didáticas e de intervenção que podem ser utilizadas pelos professores. Trata-se um estudo teórico, na modalidade de revisão narrativa da literatura. Buscamos reunir algumas das discussões e propostas atuais que se basearam em questionamentos sobre inserção da Psicologia na Educação e tipos de estratégias didáticas utilizadas nas determinadas dificuldades de aprendizagem. Os achados mostram que existem constantes diálogos entre a Psicologia e a Educação, havendo possibilidades de trabalhar dificuldades de aprendizagem com uso de recursos que podem se adequar à estrutura das escolas, com intuito de facilitar o processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Transtornos de Aprendizagem. Estratégias Didáticas.