Mercantilização da formação de pedagogos no Brasil

Autores

  • Sandra Cristina Vanzuita da Silva
  • Valéria Silva Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1118

Resumo

Este trabalho evidencia fatores que permitem a inserção de redes privadas na oferta do curso de Pedagogia. Os dados produzidos a partir de documentos do governo, IES pesquisadas e empresas de consultoria apontam que o curso tem se tornado um mercado lucrativo, ofertado por uma rede que envolve instituições, pessoas, políticas e interesses comerciais. A pesquisa questiona como a formação inicial tem contribuído para o desenvolvimento profissional dos Pedagogos, responsáveis pela educação básica, pela coordenação e gestão das escolas em todo Brasil.

 

Palavras-chave: Pedagogia. Privatização. Mercantilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

SILVA, S. C. V. da; FERREIRA, V. S. Mercantilização da formação de pedagogos no Brasil. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 559–584, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1118. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1118. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos