Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências

Autores

  • Renan Ferreira de Freitas Universidade Federal do Pará
  • Endell Menezes de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Nadia Magalhães da Silva Freitas Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1232

Palavras-chave:

Antropoceno, Amazônia, Objetos de conhecimento

Resumo

As atividades humanas têm impactado severamente o sistema planetário, de modo que a humanidade tem sido considerada uma força geológica. É nesse contexto que os cientistas têm proposto o estabelecimento de uma nova época – o Antropoceno. O Antropoceno insere-se nas grandes discussões relativas aos aspectos ambientais e sociais, que trazem riscos múltiplos à humanidade e ao meio ambiente. Sua abordagem não deve se restringir ao espaço formal de sala de aula. Nesse sentido, a exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o Antropoceno”, do Museu Paraense Emílio Goeldi, no município de Belém, estado do Pará, reuniu estes dois temas importantes na contemporaneidade. Para contribuir com essa discussão, empreendemos um processo de investigação, buscando atender ao seguinte objetivo de pesquisa: apreender como se apresentam os objetos de conhecimento da Exposição, em suas relações com o ensino das ciências. Adotamos a abordagem qualitativa e recorremos à observação livre, que se constitui em uma técnica de recolha de dados; tais dados foram submetidos a análise interpretativa. Muitos dos objetos de conhecimentos, vinculados ao Antropoceno na Amazônia foram destacados na exposição, a saber: desmatamento, queimadas, monocultura, pecuária, entre outros, vinculados a floresta. Entendemos que a Exposição desempenhou importante papel no campo educacional, na medida em que trouxe objetos de conhecimentos que representam mediadores de um ensinar e de um aprender com sentido para pensar os eventos que contribuem para a Antropoceno na Amazônia.

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Biografia do Autor

Renan Ferreira de Freitas, Universidade Federal do Pará

Mestrado em Educação em Ciências. Doutorando do Programa Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matematica, da Universidade Federal do Paraná.

Endell Menezes de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Mestrado em Educação em Ciências. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará.

Nadia Magalhães da Silva Freitas, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental. Professora da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2020-09-26

Como Citar

FREITAS, R. F. de; OLIVEIRA, E. M. de; FREITAS, N. M. da S. Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências . Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020096, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1232. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1232. Acesso em: 5 jul. 2024.

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