Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia

Autores

  • Elisangela Barreto Santana
  • José Alexandre da Silva Valente
  • Nadia Magalhães da Silva Freitas

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID720

Resumo

O presente trabalho compõe parte da pesquisa doutoral da primeira autora que tem a seguinte questão norteadora: “Em que medida o uso de situações-problema influencia o ensino de Astronomia, no contexto da abordagem CTS, notadamente no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos?”. A pesquisa envolveu professores que ensinam Ciências, no âmbito de um curso de formação continuada. Para este trabalho, nos concentramos em apresentar os aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Metodologia de Problematização, dando ênfase às situações-problema como estratégia didática e pedagógica. Foi possível, com essa pesquisa, delinear caminhos que contribuem para a elaboração de situações-problema no ensino de Astronomia, enfatizando as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

 

Palavras-chave: Ensino de Astronomia.  Abordagem CTS. Formação de professores.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

SANTANA, E. B.; VALENTE, J. A. da S.; FREITAS, N. M. da S. Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 175–201, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID720. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/720. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos