v. 9 n. 1 (2019)

					Visualizar v. 9 n. 1 (2019)
Publicado: 2019-01-01

Capa

  • Revista Exitus

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID712
  • Editorial

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Anselmo Alencar Colares
    8-16
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID713

Conferência

Artigos

  • O espaço/lugar da atividade docente e as tramas que envolvem o cotidiano da sala de aula

    Neide Cavalcante Guedes
    34-62
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID715
  • A Formação e Remuneração inicial do magistério da educação básica em Ananindeua-PA

    Fabrício Aarão Freire Carvalho, Renata Cardoso Costa
    63-92
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID716
  • Experiencias de vinculación social universitaria: motivaciones para la participación estudiantil

    Adriana Yanina Ortiz
    93-118
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID717
  • Da discência à docência: concepções e perspectivas na formação inicial de professores de química sobre a Sequência Didática – SD

    Everton Bedin, José Claudio Del Pino
    119-147
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID718
  • Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas

    Roberto da Silva Nunes, José Messildo Viana Nunes
    148-174
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID719
  • Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de astronomia

    Elisangela Barreto Santana, José Alexandre da Silva Valente, Nadia Magalhães da Silva Freitas
    175-201
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID720
  • Juventudes e redes sociais: interações e orientações educacionais

    Lia Machado Fiuza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousa
    202-231
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID721
  • A importância do uso do computador no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da 3ª etapa da educação de jovens e adultos da escola estadual Joanira Del Castillo

    Regina Ribeiro Pessoa, Socorro Balieiro Machado
    232-257
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID722
  • O IDEB e as políticas públicas educacionais: estratégias, efeitos e consequências

    Givanildo da Silva, Alex Vieira da Silva, Inalda Maria dos Santos
    258-285
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID723
  • Antonio Nunes Ribeiro Sanches e as propostas de reforma do ensino em Portugal no século XVIII: análise das Cartas sobre a Educação da Mocidade (1760)

    Maria do Carmo Gonçalves da Silva Lima, Célio Juvenal Costa, Sezinando Luiz Menezes
    286-314
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID724
  • De jornada nas estrelas a Sophia: ensaio fenomenológico sobre a destituição do humano e suas imbricações educacionais

    Vitor Gomes, Doriedson Alves de Almeida, Edson Maciel Junior
    315-339
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID725
  • Audição radiofônica em uma comunidade rural na Amazônia paraense B

    Manoel Ednaldo Rodrigues
    340-366
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID726
  • Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?

    José Valdir Jesus de Santana, Rainan Sena Santos Menezes, Reginaldo Santos Pereira
    367-396
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID727
  • Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade

    Sônia Regina da Luz Matos, Betina Schuler
    397-425
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID728
  • Afrocentricidade e interculturalidade crítica na educação: reinventar a escola a partir da diferença

    Jonathas Vilas Boas de Sant’Ana, João Henrique Suanno, Raimundo Márcio Mota de Castro
    426-454
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID729
  • Percepção dos residentes do processo avaliativo e seus instrumentos na residência multiprofissional na atenção integral em ortopedia e traumatologia

    Gabriela Amorim Barreto Alvarenga, Edna Ferreira Coelho Galvão, Silvânia Lins Yukiko Takanashi
    455-479
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID730

Resenha

  • Políticas Públicas: Compreendendo referenciais teóricos, conceitos e análises

    Daniela dos Santos Caetano, Ingred Luana Souza Rosário Tanihara, Sandra Fernandes Leite
    480-485
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID731

Normas para Publicação

  • Diretrizes para apresentação dos originais/Revista Exitus-UFOPA

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    486-489
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID732