Juventudes e redes sociais: interações e orientações educacionais

Autores

  • Lia Machado Fiuza Fialho
  • Francisca Genifer Andrade de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID721

Resumo

O advento das novas tecnologias tem alterado os modos de vida dos indivíduos na sociedade, em especial, dos usuários jovens de redes sociais. Questiona-se como se efetivam as interações juvenis com as redes sociais e quais orientações educacionais são mediadas por seus responsáveis, para o uso consciente dessa ferramenta. Realizou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu 30 participantes - 15 jovens cearenses e 15 pais - com o objetivo de compreender a utilização das redes sociais pelos jovens e as mediações educacionais desenvolvidas pelos responsáveis para orientação ao uso crítico dessas ferramentas. A coleta de dados, realizada mediante questionários mistos, possibilitou constatar: tempo excessivo de utilização da internet pelos jovens, em maior proporção para acesso às redes sociais; Facebook, Whatsapp, Mensseger e Instagran, respectivamente, como aplicativos mais utilizados; relação de dependência com a internet e autoexposição; e ausência de orientação educacional veiculada pelos pais e pela escola aos jovens. As discussões desses resultados apontaram para relevância da formação de identidades juvenis desde a sociabilidade intermediada pelas tecnologias da informação e comunicação, o que gera a necessidade dos pais conhecerem e acompanharem as interações realizadas pelos seus filhos nas redes sociais para evitar situações de perigo e orientar o uso crítico e consciente com mediação educacional dialógica.

 

Palavras-chave: Redes sociais. Juventudes. Orientação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Juventudes e redes sociais: interações e orientações educacionais. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 202–231, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID721. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/721. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)