BIOGRAFIA DA PROFESSORA ROSÁLIA BARROS: itinerâncias da formação e da atuação na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2736Palavras-chave:
Biografia de mulheres, História da educação cearense, História Oral, Prática docenteResumo
Este estudo insere-se no campo da História da Educação ao discutir o percurso formativo e a prática docente de uma educadora cearense. Com esse fim, objetivamos biografar a professora Rosália Barros com destaque para a sua prática docente e para os fatores que contribuíram para a sua constituição profissional. Assim, este estudo amparou-se teoricamente nos pressupostos da História Cultural e na metodologia da História Oral, que teve sua materialidade a partir de entrevistas livres produzidas com a própria biografada. Os achados mostram que Rosália Barros sempre estudou em escolas públicas, contudo, concluiu o curso normal numa instituição particular que concedia bolsas de estudos aos estudantes das classes mais populares. Apontam ainda que, ao longo da sua trajetória profissional, perpassou gerações, bem como diferentes políticas educacionais. Por fim, demonstram uma prática construída majoritariamente pelos saberes experienciais. Dessa forma, concluímos que estudos de cunho biográfico merecem sempre novas perspectivas, abordagens e revisitações, pois são passíveis de salvaguardar a memória e a história da educação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. S. de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
BARROS, R. Entrevista concedida a PEREIRA, L. da S., no dia 03 maio 2023.
BARROS, R. Entrevista concedida a PEREIRA, L. da S., no dia 04 maio 2023.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, 32, (93), 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/WYqvqrhmppwbWpGVY47wWtp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2024.
BRANDENBURG, C.; FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Formação educativa de Maria de Lourdes Fernandes: memórias de superação. Debates em Educação, v. 12, p. 474-494, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10180. Acesso em: 2 jul. 2024.
BRASIL. IBGE. Censo Demográfico de 1960. Ceará. VII Recenseamento Geral do Brasil. Série Regional, Volume I, Tomo IV. Rio de Janeiro, 1965. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/68/cd_1960_v1_t4_ce.pdf. Acesso em: 5 jul. 2024.
BRASIL. Decreto-lei nº 2.481, de 3 de outubro de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 126, n. 190, 4 out. 1988. Seção 1, parte 1, p. 19291-19292. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2481.htm. Acesso em: 5 jul. 2024.
BRASIL. Lei de nº 7.044, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7044.htm#art1. Acesso em: 5 jul. 2024.
CARNEIRO, M. H.; STASCXAK, F. M.; MONTEIRO, M. S. Reflexões sobre a formação e a docência da educadora Francisca Geralurdes. Cadernos do GPOSSHE On-line, v. 6, n. 2, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9173. Acesso em: 2 jul. 2024.
CARVALHO, S. O. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. da S. Irmã Maria Montenegro como gestora escolar: da escolarização elitista à educação dos pobres no Ceará (1969-1987). Acta Scientiarum. Education, v. 43, e55406, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012021000100220&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 4 jul. 2024.
COSTA, M. A. A. da; LIMA, E. G. de O.; STASCXAK, F. M. Biografia de Ana Maria Santos: trajetória formativa e docência de uma mulher negra. History of Education in Latin America - HistELA, v. 6, n. 1, p. e33863, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/33863. Acesso em: 2 jul. 2024.
DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
FARIAS, A. de. História do Ceará. 1. reimp. 6. ed. rev. e ampl. - Fortaleza: Armazém da Cultura, 2012.
FIALHO, L. M. F. et al. Biografia de Alba de Mesquita Frota e a educação das moças no Curso Normal no início do século XX. Cadernos CEDES, v. 44, n. 122, p. 60-71, jan. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/mksS7Skq3CKgXK5kjQJzn3c/. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F. et al. Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 392-415, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9387. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; BRANDENBURG, C.; DÍAZ, J. M. H. Hilda Agnes Hübner Flores: história da educação de uma interiorana descendente de boêmios (1939-1955). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 30, n. 63, p. 207-222, 29 set. 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10966. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C.; SOUSA, F. G. A. de. O protagonismo da professora Zuleide Fernandes Queiroz. RBPG - Revista Brasileira da Pós-Graduação, v. 18, p. 1-26, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.21713/rbpg.v18iespecial.1881. Acesso em: 13 mar. 2024.
FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. da S.; QUEIROZ, Z. F. de. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. de. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; SÁ, É. C. V. de. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M .F.; SANTOS, H. F. dos; FREIRE, V. C. C. Biografia da professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C. de; DÍAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para a docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3064/1347. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Revista Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790. Acesso em: 2 jul. 2024.
FREITAS, M. L. do N.; STASCXAK,. M.; GALVÃO, L. T. F. Memórias da educadora Mônica Oliveira: formação e atuação na educação básica. Ensino em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9245. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; CARVALHO, S. O. C.; NASCIMENTO, L. B. S. Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; COSTA, M. A . A da; LEITE, H. de O. Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015). Momento - Diálogos em Educação, v. 31, n. 01, p. 203-227, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13775. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; DÍAZ, J. M. H. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; DÍAZ, J. M. H.; FREIRE, V. C. C. História da Educação na biografia da transexual José Honorato Batista Neta. Foro de Educación, v. 19, n. 2, p. 289-293, dez. 2021. Disponível em: https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/796. Acesso em: 2 jul. 2024.
FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290. Acesso em: 2 jul. 2024.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FORTES, M. A. S. A passagem do 2º para o 3º ciclo no ensino público estadual cearense: o telensino no cotidiano da cultura discente. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002.
FREIRE, P. Política e Educação: ensaios e dilemas. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2020.
FREITAS, Marcos Cezar de; BICCAS, Maurilane de Souza. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009. (Biblioteca básica da história da educação brasileira; v. 3).
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. et al. Vidas de professores. Porto: Editora Porto, 2007.
LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A. de; FIALHO, L. M. F. Maria Zuíla e Silva Morais: pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 89-108, 2020a. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197. Acesso em: 2 jul. 2024.
LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A. de; FIALHO, L. M. F. Minerva Diaz de Sá Barreto e o atendimento às pessoas com deficiência em Barbalha-CE. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 21, p. 64-72, 2020b. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/7768. Acesso em: 2 jul. 2024.
MEIHY, J. C. S. B.; SEAWRIGHT, L. Memórias e narrativas: história oral aplicada. São Paulo: Contexto, 2020.
MENDES, M. C. F. et al. Iolanda dos Santos Mendonça: uma participação feminina nos movimentos indígenas (1970-2000). Mudanças e permanências, [S. l.] , v. 11, 2020. Disponível em: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11094. Acesso em: 4 ago. 2024.
MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. dos S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de “inovações” didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional. v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/23519. Acesso em: 2 jul. 2024.
MENDONÇA, A. A hegemonia da cultura escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 16, n. 35, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18985. Acesso em: 05 jul. 2024.
MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. Verbete classes de aceleração. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em: https://educabrasil.com.br/classes-de-aceleracao/. Acesso em: 05 jul. 2024.
NOGUEIRA, A. A.; CUNHA, F. I. da; FIALHO, L. M. F. Trajetória de vida e formação profissional da professora Fátima Sampaio da Silva (1972-1994). Revista Educação & Formação, v. 8, p. e11937, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11937. Acesso em: 2 jul. 2024.
OLINDA, E. M. B. de. Tinta, papel e palmatória: a escola no Ceará do século XIX - Fortaleza: Museu do Ceará/ Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, 2004.
OLIVEIRA, J. H. M. de. Entrevista concedida a PEREIRA, L. da S., via WhatsApp, no dia 04 jul. 2024.
OLIVEIRA, R. L. S. de; PEREIRA, L. da S.; FIALHO, L. M. F. Jornada dupla e adoecimento: biografia da educadora Josefa Paula Fialho Saraiva. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar - Recei, v. 9, p. 804-816, 2023. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5665. Acesso em: 2 jul. 2024.
OLIVEIRA, A. N. de; SOUSA, F. G. A.; FIALHO, L. M. F. Protagonismo de Ana Carolina Costa Pereira no campo da educação matemática. Revista Cocar, v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4912. Acesso em: 2 jul. 2024.
PEREIRA, A. S. M. P.; SOUSA, A. C. B. de; FIALHO, L. M. F. Helena Potiguara: biografia da educadora indígena (1954-2009). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1386-1403, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15288. Acesso em: 2 jul. 2024.
PERROT, M. Minha história das mulheres. Tradução de Angela M. S. Côrrea. 2. ed.; 6 reimp. São Paulo: Contexto, 2019.
PESAVENTO, S. J. História & História Cultural. 3. ed.; 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
PORTELLI, A. História oral como arte da escuta. Tradução de Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016. (Coleção Ideias).
SANTOS, L. K. F.; SILVEIRA, N. M. G.; STASCXAK, F. M. As narrativas de Sandra de Souza Menezes: formação e docência na educação infantil. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6379. Acesso em: 2 jul. 2024.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Educação Brasileira, Brasília, DF, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012. Acesso em: 05 jul. 2024.
SOUSA, C. P. de. Limites e possibilidades dos programas de aceleração de aprendizagem. Cadernos de Pesquisa, n. 108, p. 81–99, nov. 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15741999000300004. Acesso em: 05 jul. 2024.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ZITKOSKI, J. J. Diálogo/Dialogicidade. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 117-118.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lidiane da Silva Pereira, Francinalda Machado Stascxak, Lia Machado Fiuza Fialho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).