FORMAÇÃO E DOCÊNCIA DE RAIMUNDO DO NASCIMENTO BATISTA LANDIM NA REGIÃO CENTRO-SUL DO CEARÁ
Palavras-chave:
História da Educação, Trajetória, Percurso formativoResumo
O artigo apresenta a trajetória de uma personalidade do interior do Ceará para conseguir escolarizar-se desde a educação primária e secundária, bem como no ensino superior, e, posteriormente, ingressar na docência no ensino superior, em uma região do estado do Ceará. Objetivou-se compreender a trajetória de Raimundo do Nascimento Batista Landim, desde a educação básica, em nível Primário e Secundário, até tornar-se professor após graduar-se na capital e retornar para o interior ao assumir concurso público. Trata-se de um estudo biográfico orientado pela metodologia história oral, por meio da realização de entrevista livre, com o próprio biografado. Os resultados demonstram que Raimundo do Nascimento Batista Landim, embora descendente de uma família interiorana, teve acesso a uma formação educacional diferenciada de muitos dos seus conterrâneos, que em sua maioria, sequer concluíram o Ensino Primário. O professor conseguiu completar o ensino secundário no interior do estado, e migrar para a capital a fim de obter formação em nível superior, percurso facilitado pelo apoio que recebeu da igreja católica para se manter longe de sua família - primeiro, quando estudou o Ensino Secundário em Iguatu, e posteriormente, quando cursou a graduação em Filosofia, em Fortaleza. Após um percurso de desafios e descobertas, torna-se professor, e retorna a Iguatu para assumir concurso público para o magistério superior na Universidade Estadual do Ceará (UECE), sendo lotado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), onde corrobora a formação de professores da região Centro-Sul até os dias atuais.
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