FORMAÇÃO E DOCÊNCIA DE RAIMUNDO DO NASCIMENTO BATISTA LANDIM NA REGIÃO CENTRO-SUL DO CEARÁ

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Palavras-chave:

História da Educação, Trajetória, Percurso formativo

Resumo

O artigo apresenta a trajetória de uma personalidade do interior do Ceará para conseguir escolarizar-se desde a educação primária e secundária, bem como no ensino superior, e, posteriormente, ingressar na docência no ensino superior, em uma região do estado do Ceará. Objetivou-se compreender a trajetória de Raimundo do Nascimento Batista Landim, desde a educação básica, em nível Primário e Secundário, até tornar-se professor após graduar-se na capital e retornar para o interior ao assumir concurso público. Trata-se de um estudo biográfico orientado pela metodologia história oral, por meio da realização de entrevista livre, com o próprio biografado. Os resultados demonstram que Raimundo do Nascimento Batista Landim, embora descendente de uma família interiorana, teve acesso a uma formação educacional diferenciada de muitos dos seus conterrâneos, que em sua maioria, sequer concluíram o Ensino Primário. O professor conseguiu completar o ensino secundário no interior do estado, e migrar para a capital a fim de obter formação em nível superior, percurso facilitado pelo apoio que recebeu da igreja católica para se manter longe de sua família - primeiro, quando estudou o Ensino Secundário em Iguatu, e posteriormente, quando cursou a graduação em Filosofia, em Fortaleza. Após um percurso de desafios e descobertas, torna-se professor, e retorna a Iguatu para assumir concurso público para o magistério superior na Universidade Estadual do Ceará (UECE), sendo lotado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), onde corrobora a formação de professores da região Centro-Sul até os dias atuais.

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Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa , Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI)

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Professora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE).

Geandra Claudia Silva Santos , Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora Adjunta do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC). Grupo de Pesquisa em Educação Especial (GPEE/CNPq).

Lorena de Oliveira Araújo , Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Bolsista de Iniciação Científica IC-UECE.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

SOUSA , F. G. A. de .; SANTOS , G. C. S.; ARAÚJO , L. de O. FORMAÇÃO E DOCÊNCIA DE RAIMUNDO DO NASCIMENTO BATISTA LANDIM NA REGIÃO CENTRO-SUL DO CEARÁ. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025061, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2992. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2992. Acesso em: 12 dez. 2025.

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