MARCAS DO SOFRIMENTO PSICOSSOCIAL E ACADÊMICO EM ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2767Palavras-chave:
Leitura acadêmica, Escrita acadêmica, Sofrimento acadêmicoResumo
O objetivo do estudo é identificar as marcas do sofrimento psicossocial e acadêmico em alunos de um curso de licenciatura de uma universidade pública do sudoeste amazônico brasileiro, decorrentes das exigências de domínio das habilidades de leitura e escrita. A pesquisa teve abordagem qualitativa, de caráter descritivo-exploratório. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, aliada à pesquisa de campo, executada através da aplicação de entrevista com perguntas abertas e fechadas para 24 alunos do 1º e do 8° períodos do curso de Letras Português, do Campus Floresta/Ufac. A análise dos dados se deu mediante a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), amparado em amplo aporte teórico, que nos ajudou a perceber que a vivência acadêmica e as exigências dela decorrentes impõem sofrimento psíquico ao aluno universitário, acarretando consequências no desenvolvimento das atividades demandadas nas disciplinas.
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