MARCAS DO SOFRIMENTO PSICOSSOCIAL E ACADÊMICO EM ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2767

Palavras-chave:

Leitura acadêmica, Escrita acadêmica, Sofrimento acadêmico

Resumo

O objetivo do estudo é identificar as marcas do sofrimento psicossocial e acadêmico em alunos de um curso de licenciatura de uma universidade pública do sudoeste amazônico brasileiro, decorrentes das exigências de domínio das habilidades de leitura e escrita. A pesquisa teve abordagem qualitativa, de caráter descritivo-exploratório. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, aliada à pesquisa de campo, executada através da aplicação de entrevista com perguntas abertas e fechadas para 24 alunos do 1º e do 8° períodos do curso de Letras Português, do Campus Floresta/Ufac. A análise dos dados se deu mediante a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), amparado em amplo aporte teórico, que nos ajudou a perceber que a vivência acadêmica e as exigências dela decorrentes impõem sofrimento psíquico ao aluno universitário, acarretando consequências no desenvolvimento das atividades demandadas nas disciplinas.

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Biografia do Autor

Cleidson de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre

Doutor em Filosofia. Professor Associado da Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens-PPEHL-Ufac, Campus Floresta. Líder do Grupo de Estudos Sócio-históricos e Filosóficos da Educação-CNPq/Ufac.

Ana Gláucia Pereira da Silva, Serviço Público do Estado do Acre

Mestra em Ensino de Humanidades e Linguagens. Servidora Pública do Estado do Acre.

Maria Aldecy Rodrigues de Lima, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens-PPEHL-Ufac, Campus Floresta. Líder do Grupo de Estudos e Pesqjuisas Educacionais – GEPEd/Ufac.

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Publicado

2025-01-04

Como Citar

ROCHA, C. de J.; SILVA, A. G. P. da; LIMA, M. A. R. de. MARCAS DO SOFRIMENTO PSICOSSOCIAL E ACADÊMICO EM ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025003, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2767. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2767. Acesso em: 18 jan. 2025.

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