À SOMBRA DAS MANGUEIRAS: andarilhagem das ideias freireanas e a formação docente no interior do Acre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2693

Palavras-chave:

Paulo Freire, Diálogo, Ensino

Resumo

Este artigo relata as vivências do Estágio Supervisionado III (Educação de Jovens e Adultos em processo de alfabetização), com acadêmicos do Parfor, curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta. A experiência se realizou embaixo de mangueiras, na comunidade Foz do Arara, às margens do rio Amônia, município de Marechal Thaumaturgo/AC. A tradicional sala de aula deu lugar à possibilidade de inovar práticas, ressignificando o espaço de ensinagem com os futuros pedagogos. O método de realização da ação foi o etnográfico, com viés qualitativo. O campo da pesquisa emoldurou-se pelo verde da floresta e pelo movimento de idas e vindas dos barcos que deslizam sobre as águas barrentas do rio. O referencial de análise sustenta-se em Freire (2003; 2023) que considera o diálogo como um método dinâmico no processo de construção de conhecimento, encorajando os acadêmicos a exercitarem a curiosidade, refazendo-se, para construir possibilidades educativas nas comunidades isoladas do interior do Acre. A experiência viabilizou a produção de recursos didáticos que podem ser usados no cotidiano da prática docente desses(as) professores(as) nas comunidades ribeirinhas onde atuam. Além disso, houve a viabilidade de recriar e refazer a docência enquanto exercício constante de aprendizagem, problematizado a metodologia tradicional (dedutiva), ao tempo que se refletia sobre a metodologia dialética (indutiva) com base em Paulo Freire, testando habilidades, produzindo conhecimento, prezando pelas construções coletivas e o saber dos estudantes.

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Biografia do Autor

Maria Aldecy Rodrigues de Lima, Universidade Federal do Acre

Doutorado em Educação. Professora Associada na Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd).

Cleidson de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre

Doutorado em Filosofia. Professor Associado na Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens.

Jussara Oliveira de Souza, Universidade Federal do Acre

Mestrado em Educação. Professora na Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, Acre, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd).

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Publicado

2025-01-08

Como Citar

LIMA, M. A. R. de; ROCHA, C. de J.; SOUZA, J. O. de. À SOMBRA DAS MANGUEIRAS: andarilhagem das ideias freireanas e a formação docente no interior do Acre. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025007, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2693. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2693. Acesso em: 18 jan. 2025.

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